Blog da Qualidade

Passo a passo para a construção da Casa da Qualidade (QFD)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Um tema muito discutido é o QFD ou Casa da Qualidade.
Há meses atrás apresentamos o significado de QFD e como funciona na prática. Nosso objetivo hoje é apresentar passo a passo a construção da casa da qualidade, através de um exemplo muito simples, conforme a seguir.
EXEMPLO: Analisar e desmembrar as expectativas de um cliente quanto a um ?cafezinho?, utilizando o QFD na definição de metas e sugestões para novas ações e procedimentos.
PRODUTO: Cafezinho
1.  Requisitos do cliente: são as expectativas, necessidades e grau de importância de cada requisito, explicitados pelo cliente e obtidos através de pesquisas.

  • Quente
  • Estimulante
  • Saboroso
  • Baixo preço


Os graus de importância dos requisitos dos clientes também são obtidos através de pesquisa com o cliente, que refletem a hierarquização de sua opinião em uma escala de 1 (menor) a 5 (maior).
2.  Requisitos do projeto: são as ações ou propriedades que agregam valor ao produto, sendo definidas pelos técnicos da organização que servem o cafezinho.

  • Temperatura do cafezinho
  • Quantidade de cafeína
  • Componente do sabor
  • Componente do aroma
  • Preço de venda
  • Volume


3.  Relacionamento dos “o que” e “como”: verificar a intensidade do relacionamento dos ?o que? e os ?como?.

4.  Relacionamento dos “como”: verificar a intensidade do relacionamento entre si dos “como”.

5.  Benchmarking Externo: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos clientes.

6.  Benchmarking Interno: verificar o desempenho dos concorrentes na visão dos
técnicos da empresa.

7.  Quantificação dos “como” – “quanto”: establecer as metas para cada “como”.

8. Casa da Qualidade: final da análise.

Esta é uma ilustração de como construir um QFD, esperamos que este post consiga trazer ao leitor um melhor esclarecimento de como construir uma casa da qualidade.

REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Passo a passo para a construção da Casa da Qualidade (QFD)”

  1. carlos santos

    Olá, meu professor pediu que eu fizesse um QFD de Férias e nem sei por onde começar. você pode me ajudar .. nem o modelo eu sei, na verdade não sei de nada sobre o Qfd

  2. Fernanda da Rosa

    ÓTIMO PARABÉNS, SÃO SITES COMO O BLOG DA QUALIDADE QUE TRÁS AO LEITOR UM CONTEÚDO DE MUITA QUALIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados