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[PESQUISA] O que os profissionais querem saber sobre Qualidade em 2017?

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Davidson Ramos

Davidson Ramos

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

No começo do ano, realizamos uma pesquisa aqui no Blog da Qualidade que buscou entender um pouco melhor o perfil dos profissionais da Qualidade no Brasil.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online e ficou disponível entre os dias 09 de janeiro e 16 de fevereiro deste ano. Os resultados foram muito interessantes, revelando bastantes informações sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas por quem trabalha com qualidade.

Basicamente, a pesquisa foi dividida em 2 etapas. Na primeira delas, havia 4 perguntas objetivas, que questionavam acerca da quantidade de colaboradores ou sobre certificações por exemplo. A segunda etapa era constituída de 3 perguntas subjetivas, em que os profissionais poderiam escrever livremente sobre os assuntos propostos.

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Neste post, falarei um pouco sobre as perguntas subjetivas, sobre como as repostas de cada pergunta estão interligadas e compõem a realidade que os profissionais vivem diariamente.

1 – Se você pudesse fazer apenas UMA pergunta sobre ter resultados efetivos na Gestão da Qualidade, o que você perguntaria?

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Se os profissionais da qualidade pudessem ter uma dúvida solucionada, 27,1% deles teriam perguntado sobre o engajamento, sendo 17,10% sobre como engajar os colaboradores, 6,0% sobre como engajar a diretoria e 4,0% sobre como implantar a Cultura da Qualidade, o que está diretamente ligado a relação das pessoas com o SGQ.

É interessante perceber que mesmo com todas as mudanças propostas pela ISO 9001:2015, ainda não se conseguiu inserir nas empresas uma metodologia eficaz de engajamento. As pessoas sabem o que é e qual é a importância de engajar, mas, como as próprias respostas mostram, o desafio aí está no “como fazer” ou no “como engajar” as pessoas.

Acredito que o problema seja, em partes, algo que não apareceu no top 10 de preocupações. A ISO 9001:2015 trouxe à tona 2 itens específicos e que são a principal ferramenta para o engajamento: o 7.3 Conscientização e o 7.4 Comunicação.

Para mim, a comunicação bem trabalhada leva à conscientização que, consequentemente, leva ao engajamento. Como a comunicação é um grande problema para a maioria das empresas, o engajamento falha antes mesmo de “começar”. Isso acontece porque os profissionais da Qualidade não conseguem usar o seu tempo para comunicar, talvez por não compreenderem como uma comunicação constante gera engajamento.

2 – Qual a sua maior frustração em relação aos resultados da Qualidade na sua empresa?

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A segunda pergunta aberta confirma ainda mais a dificuldade enfrentada quando o assunto é o engajamento, pois todas as respostas estão, de certa forma, ligadas a ele. Seja em aspectos que dificultam engajar as pessoas, como a visão de que a Qualidade é apenas um meio de obter um certificado (3,6%), ou são fruto da falta de engajamento, como o descaso com a Qualidade (4,4%).

Muitas respostas acabaram por focar na cultura da qualidade como meio de resolver o problema do engajamento. Entretanto, acredito que a ausência de uma cultura ideal para a Qualidade, na verdade, é o resultado de um trabalho que não tem sido feito corretamente. Você não altera diretamente a cultura, você promove ações que, passo a passo, transformam o modo de agir e pensar das pessoas, ou seja, transformam a cultura.

E é aí que a comunicação entra! Primeiro é preciso comunicar as pessoas sobre a participação delas no SGQ, sobre a importância delas na empresa e nos resultados, pois é isso que vai conscientizá-las de que o trabalho que elas realizam impacta toda a organização.

Depois de conscientizadas, elas vão querer por si próprias agir para a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade, vão buscar conhecimentos, adquirir habilidades e vão se esforçar para melhorar os processos em que atuam naturalmente, pois estarão desejando os resultados que a Qualidade pode entregar. E isso é estar engajado!

Resumindo: você não muda a cultura para engajar as pessoas, você engaja as pessoas para que a cultura da sua empresa mude.

3 – O que você gostaria de ler no Blog da Qualidade em 2017?

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A falta de compreensão que citei no tópico anterior pode trazer uma confusão quanto as prioridades para o profissional da Qualidade, e isso fica evidente ao analisarmos as respostas da terceira pergunta.

Enquanto o engajamento foi o tópico mais abordado nas duas perguntas anteriores como principal dor, aqui ele aparece apenas no 3º lugar com engajamento da diretoria, e em 6º com engajamento dos colaboradores. Isso deixou a gente um pouco confuso aqui no blog ao analisar a pesquisa. Nós esperávamos que o engajamento fosse o tema mais pedido na terceira pergunta, mas somando as respostas relacionadas ao engajamento (3ª, 6ª e 10º posições), apenas 16% das pessoas sugeriram esse assunto.

Eu, por exemplo, esperava que a Conscientização e a Comunicação também estivessem entre os temas mais pedidos, assim como a cultura. A cultura até apareceu, mas em penúltimo lugar. Já a conscientização e a comunicação não chegaram a entrar no ranking.

No entanto, a transição ISO 9001:2015 ser o assunto mais pedido é perfeitamente compreensível, já que estamos a aproximadamente 1 ano do prazo final de migração e muitas empresas ainda não iniciaram o processo.

 

No geral, eu fiquei bastante feliz de saber que os profissionais da Qualidade estão preocupados com o engajamento. Eu acredito que engajar as pessoas é o que mais trará sucesso à Gestão da Qualidade de uma empresa. Engajar é dar sentido às coisas, e as pessoas trabalham muito melhor quando compreendem o sentido do que estão fazendo.

Mesmo que o engajamento ainda seja uma questão que cause certa confusão no pessoal da Qualidade, acredito esse é o caminho. As pessoas já sabem o que fazer. Com muito estudo e mão na massa, certamente desenvolverão o como fazer e encontrarão um meio de engajar as pessoas.

Não há métodos que determinem o como, ele é especifico de cada organização, pois cada empresa tem sua cultura e terá de avaliar seu contexto para entender a melhor forma agir. A Qualidade deve estar completamente envolvida nesse processo de consolidação da cultura.

 

Além desse post, lançamos nosso 5º Qualicast (Nosso podcast sobre Qualidade) comentando essa pesquisa em áudio e elaboramos um ebook para quem quiser ver tintim por tintim como a Qualidade está se saindo nas empresas brasileiras. Faça o download do eBook e acesse o Qualicast clicando nos botões abaixo:

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Sobre o autor (a)

6 comentários em “[PESQUISA] O que os profissionais querem saber sobre Qualidade em 2017?”

  1. Maria Jose De Oliveira Fonseca

    Parabenizar o artigo referente a Pesquisa de Cultura Organizacional. Somente consegue sucesso na implementação de um projeto, norma ou nova versão se for considerada cultura da organização para que ocorra naturalmente o engajamento das pessoas.

    1. Muito obrigado Maria! Fico muito feliz por ter gostado!

      Eu também acredito que o engajamento, e a cultura, são fatores chave, não só para a implantação, mas para o sucesso de qualquer organização.

      Um abraço.

    2. Muito legal sua correlação Maria Jose! Realmente, se o trabalho de engajamento já existisse a muito tempo com a qualidade, hoje seria mais fácil transitar para a nova norma, por exemplo. Muito legal mesmo!

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