Blog da Qualidade

Como um software pode ajudar seu planejamento de análise crítica

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Horacio

Leonardo Horacio

+ posts

Apaixonado por tudo que envolve melhorar a vida de pessoas usando produtos e serviços que façam sentido. Product Manager na Forlogic, Especialista Qualiex, também fala sobre ux Research, Scrum, agilidade e gestão de produtos.

A análise crítica desempenha um papel importante na melhoria contínua e na busca por alcançar os resultados desejados. Neste artigo, vamos explorar como planejamento de análise crítica com o Qualiex pode contribuir para otimizar este processo de avaliação.

Somente a partir da inspeção e adaptação contínua é que é possível se manter competitivo e alinhado à estratégia da organização. Partindo dessa perspectiva, podemos destacar que a análise crítica é uma ferramenta muito importante.

Quando combinada a uma plataforma eficiente, é possível potencializar este processo e buscar resultados ainda mais relevantes para a organização.

O que é uma Análise Crítica?

A ISO 9001:2015 define a Análise Crítica como a avaliação periódica e sistemática do sistema de gestão da qualidade, por parte da alta direção de uma organização. Em tradução livre, é o momento em que o time de gestão analisa o desempenho da organização como um todo usando diferentes entradas para a fazer essa análise.

É importante destacar que essa atividade é fundamental para a melhoria contínua, já que a partir dessa análise decisões serão tomadas e ações serão endereçadas.

Como é realizada uma análise crítica?

Muitas vezes, a Análise Crítica se concretiza na forma de uma reunião com a alta direção. A partir de um planejamento, que deve ser muito bem-feito, informações relevantes são levantadas e, durante a agenda, essas informações são analisadas criticamente.

Com base nessa análise, é possível identificar mudanças necessárias para que a organização continue no caminho certo para atingir seus objetivos. Assim, decisões são tomadas em consenso pelos participantes e ações são planejadas.

O que pode acontecer se o planejamento for ruim?

  1. Os participantes da análise crítica vão perder mais tempo procurando os dados do que, de fato, realizando as análises.
  2. Decisões podem ser tomadas com base em informações parciais.
  3. Ações podem ser mal planejadas por não levarem em conta todos os contextos pertinentes.
  4. Perda de oportunidades que poderiam ser identificadas a partir de uma análise mais robusta.
  5. NC por não considerar todas as entradas propostas pelo ISO 9001:2015 para Análise Crítica.

Um planejamento bem-organizado é vital para o sucesso da Análise Crítica. É essa atividade que vai ditar todo o desenrolar do processo.

Planejando a análise crítica

O planejamento de uma análise crítica consiste na seleção e organização das informações que serão tratadas.

Dois pré-requisitos que podemos destacar é ter acesso a informações pertinentes e garantir que essas informações estejam atualizadas. Afinal, não adianta nada levar um indicador para ser analisado se o mesmo não tem seus resultados coletados e atualizados.

É importante ressaltar que quando a ISO apresenta as entradas para a Análise Crítica, ela não prescreve que tudo seja tratado de uma vez.

Aqui na ForLogic, o time de gestão tem as Análises Míticas, que acontecem mensalmente, assim como também os times têm Análises Críticas mensais.

A anatomia do planejamento de uma boa Análise Crítica possui a seguinte estrutura:

  1. Defina a pauta e, portanto, quais entradas serão analisadas;
  2. Com base na pauta, colete e organize as informações;
  3. Confirme o acesso de todos os envolvidos às informações;
  4. Garanta a agenda dos envolvidos com antecedência;
  5. Faça um link com a última análise crítica para facilitar, caso algo da última conversa precise ser resgatado.

Pode até parecer que o planejamento de análise crítica dá bastante trabalho. Mas, a realidade é que a maior parte da dificuldade vem de informações espalhadas por diversas planilhas, que precisam ser encontradas e organizadas. O que realmente gera uma tremenda correria quando a data da AC se aproxima.

Como seu planejamento de análise crítica com o Qualiex pode ser mais eficiente

O planejamento de análise crítica com Qualiex pode ser otimizada através do módulo Atas e Decisões. É possível planejar sua AC, registrar as anotações discutidas, as decisões e principalmente as ações planejadas. Tudo isso, em um mesmo produto.

Este é o módulo que te apoia do planejamento a implementação das ações quando o assunto é Análise Crítica.

Ao criar a ata e inserir os membros que vão participar, eles já recebem na hora um e-mail do Qualiex informando que foram envolvidos em uma ata. Dessa forma, fica mais fácil para os participantes já visualizarem a pauta com antecedência.

Visualização de pauta com Qualiex

Ao planejar a análise crítica com Qualiex, é possível centralizar toda as informações pertinentes, sem complicações. Isso pode ser feito através da integração entre o Atas e Decisões e os outros módulos do software.

Informações centralizadas com Qualiex

Nessa ata, já vinculei a última análise crítica realizada, assim como a auditoria realizada no último trimestre. Também coloquei os indicadores que precisam ser discutidos e as ações que ainda estão em aberto. Com um clique, é possível que qualquer participante da ata tenha acesso à informação completa.

Sei que o assunto é o planejamento de análise crítica, mas não podemos deixar de reforçar que os resultados de uma AC vêm das decisões tomadas e ações planejadas. Com o Atas, você garante que essas informações sejam registradas e possam ser acompanhadas!

Acompanhando ações com Qualiex

O módulo Atas e Decisões foi pensado para te ajudar a ter reuniões mais produtivas, do planejamento ao acompanhamento das ações e decisões.

E aí, até quando você vai deixar que o planejamento de uma análise crítica seja sinônimo de caos e desespero? Entre em contato com nosso time de especialistas para entender mais sobre como o Qualiex pode te apoiar nos seus desafios.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!