Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 19 de Outubro, 10h00min

Como elaborar o planejamento estratégico na área da metrologia em 2021?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

Website | + posts

Empreendedor, Consultor, Professor e Palestrantes nas áreas de gestão da qualidade, metrologia, instrumentação, P&D e Inovação Tecnológica. Engenheiro Elétrico, com ênfase em eletrônica, formado pela Escola de Engenharia Mauá (2006) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul - SP. Mestrado em Engenharia Mecânica, área de concentração: Metrologia e Instrumentação (Capes 7) pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PósMEC (UFSC), Florianópolis - SC. Atualmente sou Diretor Executivo na ACC PR Soluções em Instrumentação, Qualidade e Metrologia EIRELI.localizada em São José dos Pinhais - PR, professor do curso de Pós-Graduação (Especialização) em Instrumentação e Controle de Processos Industriais na Faculdade de Tecnologia Senai Italo Bologna (FATECIB) em Goiânia - GO. Tem + de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Mecânica, com ênfase em Metrologia, Qualidade, P&D, Inovação Tecnológica, Normalização, Instrumentação Industrial, Estatística aplicada a qualidade e melhoria de processos e produtos, Gestão e Garantia da Qualidade e Gestão da Inovação.

Estamos iniciando um novo ano. E sem dúvida 2020 foi um desafio inesperado para a imensa maioria das empresas. Não foi diferente para os laboratórios de calibração e ensaios que atuam na metrologia e avaliação das conformidades. Planos, metas e objetivos foram completamente atingidos pela crise sanitária do COVID-19. À vista disso, fica uma pergunta: como elaborar um planejamento estratégico na área da metrologia em 2021?

Quando observamos tudo que aconteceu e olhamos nossos planos estratégicos, fica uma pergunta: Qual a importância de um planejamento estratégico em um mundo tão incerto e imprevisível?

docs-artigos-1200x175px

O planejamento estratégico não é um documento estanque, no qual jogamos todas as nossas ideias e esperamos que tudo funcione. Esse é um ponto muito importante que precisamos entender sobre o planejamento e que muitas vezes é ignorado pelas empresas.

O planejamento é um conjunto de etapas que visa construir a estratégia de um negócio em contexto organizacional e temporal. Ele é construído em um dado momento, para uma dada realidade e que pode mudar ao longo do tempo que você previu no seu planejamento inicial.

De uma forma simplificada, estratégia é o caminho que você precisa traçar para levar um negócio de um estado atual para um estado desejado. Isso vale para qualquer empresa, incluindo laboratório de calibração e ensaios que atuam diretamente na área de metrologia e avaliação da conformidade.

O planejamento estratégico é fundamental para nortear a empresa na busca de um resultado desejado e na construção da sustentabilidade do negócio. Mas é preciso entender que esse planejamento não pode limitar o negócio e deve ser revisto sempre que necessário para a adequação de uma mudança de contexto organizacional, como vimos em 2020 por exemplo.

Neste artigo vou apresentar alguns exemplos e recomendações para a construção de um planejamento estratégico na área de metrologia, em especial para laboratórios de calibração e ensaios.

Os caminhos para um planejamento

As informações são a base para qualquer planejamento. A busca por uma análise do contexto organizacional é fundamental para o início de qualquer planejamento estratégico. Ferramentas como análise de SWOT, brainstorming, busca por tendências tecnológicas no google, avaliação de tendências de inovações, entre outras, são exemplos de que podemos utilizar para avaliar o contexto do negócio.

Laboratórios de metrologia pode levantar informações em sites do INMETRO ou laboratórios nacionais de metrologia, informações e tendências de pesquisas tecnológicas de organismos nacionais de metrologia, demandas de buscas no google para área de metrologia, informações de fabricantes de instrumentos, análise da Rede Brasileira de Calibração e Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios, entre outros exemplos.

Outro ponto muito importante para levantamento de informações é a identificação das partes interessadas, que podem ser separadas em tradicionais e não tradicionais. Os tradicionais são bem conhecidos: clientes, fornecedores e força de trabalho. Os não tradicionais geralmente não são considerados, mas podem ser muito relevantes para a estratégia do negócio. Podemos destacar a CGCRE, Redes Metrológicas, parceiros tecnológicos e até concorrentes como exemplos.

Identificar as expectativas e necessidades das partes interessadas, bem como avaliar meios de comunicação com elas, seus canais de relacionamento e como suas manifestações são tratadas pode ajudar a identificar ações e objetivos mais concretos e alcançáveis no planejamento estratégico.

Análise de informações internas, tais como: resultados de indicadores de processos, relatórios de auditorias externas e internas, resultados de reuniões de análise crítica, reclamações de clientes, pesquisas de clima organizacional, entre outras, também são ferramentas poderosas durante a realização de um planejamento estratégico.

Planejando uma estratégia

Com as informações levantadas, contexto interno e externo avaliados, partes interessadas devidamente identificadas e uma análise de SWOT bem elaborada, considerando os pontos de alavancagem (encontro de uma força e uma oportunidade) e os pontos de atenção (encontro de uma fraqueza e uma ameaça), podemos iniciar a construção da estratégia e a elaboração e documentação do planejamento estratégico.

Diferentes métodos podem ser utilizados para a construção da estratégia. Aqui na ACC Engenharia de Medição utilizamos o método Balanced Scorecard (BSC), mundialmente conhecido e divulgado por Robert S. Kaplan e David P. Norton. No BSC são consideradas 4 perspectivas para o negócio: Aprendizagem e Crescimento, Processos Internos, Clientes e Financeira.

docs-artigos-1200x175px

Para que possamos ter um planejamento precisamos definir os objetivos estratégicos para cada perspectiva, os planos para alcançar esses objetivos e os indicadores que serão utilizados para avaliar se estamos alcançando os objetivos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

Com todos os objetivos, planos e indicadores definidos temos o nosso mapa estratégico elaborado e uma linha condutora do negócio na busca de uma situação de resultados desejada. Vale ressaltar que os objetivos não devem ser genéricos, devem ser elaborados de forma a serem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Para exemplificarmos o caso de um laboratório de metrologia, na perspectiva financeira poderíamos pensar em um objetivo assim: crescer 10% o faturamento em ensaios térmicos em até 12 meses. Na perspectiva de processos internos: eliminar os atrasos na entrega de certificados de calibração e devolução de itens. Estes são exemplos de objetivos estratégicos aplicáveis em um laboratório de metrologia.

Agora é com você. Levante informações no seu laboratório, converse com as partes interessadas, avalie seu contexto, faça uma SWOT com sua equipe e elabore seu planejamento estratégico. O que posso garantir é que o resultado de todo esse esforço vai ajudar você e sua equipe a entender melhor o seu negócio e resultados gerados.

O uso de tecnologias de informação como o sistema Qualiex, em especial, o módulo Planner é uma ferramenta muito poderosa na construção do seu mapa estratégico em acordo com o BSC e pode ser integrado a todo o seu sistema de gestão laboratorial – fica a dica – facilitando a elaboração do seu planejamento estratégico.

Para terminar, tenho um convite para fazer. Amanhã, nós teremos a segunda parte de um evento sobre Contexto da Organização e Planejamento Estratégico. Trata-se de um WEBINAR GRATUITO conduzido pelo Jeison Arenhart, CEO da Forlogic Software, com a participação do Igor Furniel, CEO da Templum e da Evolutto, e do Rogério Meira, da ATSG. Não fez a inscrição ainda? Clique aqui e acompanhe o que os especialistas têm a dizer sobre esses temas em 2021.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Como elaborar o planejamento estratégico na área da metrologia em 2021?”

  1. Prestamos serviços na área da metrologia com a realização de qualificação de equipamentos térmicos na indústria farmacêutica. Ensaios térmicos.
    Temos um laboratório que realiza a calibração dos sensores usados no campo antes de cada atendimento.
    Temos uma equipe de técnicos que vão a campo realizar as medições.
    Temos um departamento que revisa e aprova os relatórios elaborados pelos técnicos.
    Temos um departamento comercial que elabora e acompanha as proposta solicitadas.
    O volume de trabalho vem aumentando e sentimos uma queda na qualidade dos nossos documentos.
    Queremos ajuda para criar uma estrutura de indicadores (KPIs) do nosso processo.
    Como funciona a consultoria de vcs ? Vcs atuam na área de metrologia, correto ?
    Aguardo retorno. Obrigado

    1. Juliana
      Juliana Geremias

      Bom dia Ricardo, me perdoe a demora da resposta, vou verificar com a equipe que cuida da metrologia e te retorno no e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar