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Por que auditor é tão necessário para estimular mudanças?

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Rogério Meira

Rogério Meira

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Acredito em Modelos de Sistemas de Gestão, especialmente Normas Internacionais e Critérios de Prêmios, e que Bons Auditores Transformam Organizações ! Sou Fundador, Diretor Executivo e CKO – Chief Knowledge Officer da ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, orgulhosamente um importante player na Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão com diversos e importantes reconhecimentos formais. Mantenho um Canal no YouTube com insights originais sobre Sistemas de Gestão. Engenheiro Mecânico pela PUC-RS e Mestre em Gerenciamento da Qualidade pela ENSAM Paris / França. Também atuo como Professor convidado em diversos programas de pós-graduação nas áreas de Sistemas de Gestão baseados em Normas ISO e como Auditor Líder de Sistemas de Gestão com base em múltiplas Normas ISO. Estou no Instagram e LinkedIn.

Eu gostaria de trazer à tona o significado da palavra auditor.

O termo “auditor” tem origem no latim e significa ouvir, escutar. E para ouvir, escutar, o auditor deve ser um excelente perguntador. A habilidade de perguntar aproxima o auditor dos auditados e dos processos da organização de forma que ele possa exercer um de seus propósitos que é o de transformar organizações ou impulsioná-las para os processos de mudanças.

No entanto, a habilidade de “perguntar” tem sido pouco aplicada pelas pessoas nas organizações.

Para começar respondendo à pergunta do título desse artigo, eu gostaria de fazer referência a um livro do autor Warren Berger chamado “Uma pergunta mais bonita”, onde é apresentado o resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, há nem tanto tempo atrás, que basicamente buscava avaliar o grau de aplicação de 3 habilidades de pessoas desde o seu nascimento até que completasse 18 anos de idade.

Os resultados da pesquisa são os seguintes.

Observa a aplicação da habilidade “perguntar” na idade de 18 anos.

Segundo os resultados dessa pesquisa, apenas 25% dos adultos com 18 anos aplicam a habilidade de perguntar.

Cada vez mais as empresas precisam de pessoas que perguntem 

Uma das máximas que costumo utilizar diz que “questionar” padrões e procedimentos é muito saudável e até vital para melhoria contínua e, também, para a inovação.

Quebrar procedimentos, deixar de cumpri-los, nunca!

Questionar é sinônimo de perguntar.

Por que, então, os auditores são tão importantes?

Se nós estamos em um ambiente, em um momento, em que as pessoas deixaram de fazer perguntas e se, de fato, concordamos que perguntas movem o mundo, então passamos a entender porque auditores passaram a ter um papel ainda mais estratégico para as organizações.

Porque certamente estas pessoas, digo auditores, proporão questionamentos e reflexões para as organizações.

E somente assim (questionando o “status quo”) podemos ter melhorias / inovações!

Características do auditor

Quais são as principais características dos auditores e como eles podem contribuir com as organizações neste cenário?

Vejamos as 8 principais características que o auditor deve possuir nessa abordagem de ser alguém que não está apenas conferindo check list e preenchendo listas de verificação, mas alguém que quer contribuir para o aprimoramento da organização.

Com este propósito, auditores:

  1. Devem ser alguém que compreenda o negócio, o contexto em que o negócio está inserido, as estratégias da organização e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ou seja, com estas informações ele vai poder combinar as suas observações e percepções da operação e da rotina, de maneira contextualizada.
  2. Sabem que a organização precisa permanentemente se adaptar ao contexto em que ela está inserida.
  3. Possuem consciência do seu papel, da sua relevância, da importância deste processo para o sucesso da organização, seja enquanto colaborador ou prestador de serviços.
  4. São poliglotas. Além de falar o “isonês”, eles também conseguem falar o idioma da Alta Direção e o idioma da operação da organização auditada.
  5. Olham tanto para fora (norma), comparando o que está sendo visto, lido e ouvido com o referencial externo, mas também olham muito para dentro da organização, para os processos, para a cultura, enfim, para a forma dessa organização conduzir seus negócios.
  6. Buscam conhecer a missão dos padrões, dos controles. Questionam por que um determinado padrão existe? Qual é o valor agregado por um dado padrão à organização? Questionam se esses padrões contribuem – de fato – para que negócios sejam feitos, ou para que passivos sejam evitados, ou se eles atendem requisitos de uma ou algumas partes interessadas com os quais a organização já concordou. Lembre-se se um padrão qualquer não contribuir com um destes três objetivos, nem haveria razão para se manter esse padrão.
  7. São observadores atentos do que está acontecendo na circunvizinhança. Assim como são perceptivos, ou seja, eles conseguem entender fenômenos que podem inclusive ser frutos da sua própria interação com a organização e com os auditados, além de possuírem visão sistêmica.
  8. Por último, mas não menos importante, sabem que as organizações precisam mudar sempre, melhorar continuamente e precisam inovar.

Espero ter trazido uma forma – quem sabe – mais positiva de compreender uma auditoria. O foco é que a condução das auditorias internas e externas agreguem valor para a Organização e que os auditores sejam percebidos de maneira positiva!

 

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