Blog da Qualidade

Principais pontos do evento presencial sobre qualidade que fez e vai fazer diferença no Brasil em 2019!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Passamos uma semana desde o FESTQUALI, o evento mais legal, divertido, verdadeiro e de conteúdo que já participei sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação. Nesse artigo, quero destacar alguns principais pontos do evento presencial sobre qualidade que acho fundamentais citar, inclusive para que você se programe para não perder o evento em 2020!

O pioneirismo

O FestQuali é um evento pioneiro por retornar a um tema dito ultrapassado, mas que nunca foi atingido. Enquanto muitos olham para qualidade como algo da década de 90 (ou anterior), poucos percebem que a forma como somos atendidos em um aeroporto, padaria ou escritório, por exemplo, são um sinal claro de que a qualidade nunca chegou de verdade aqui. Isso sem mencionar, é claro, a baixa durabilidade e os defeitos dos carros e produtos eletrônicos ou os diversos problemas que enfrentamos na construção civil.

O Evandro e a Nayara, organizadores do evento, são heróis (A Nayara é ainda mais heroína, porque é esposa do Evandro e o aguenta diariamente, kkkk). Eles puxaram a organização de um evento presencial sobre Qualidade necessário, tornando-o clássico e ao mesmo tempo moderno. Trouxe inovação para o cenário nacional sem fugir da tradicional conversa sobre as normas e certificações, e ainda deixando espaço para a gestão e a excelência!

A pluralidade

O evento foi muito diverso, eram mais de 100 palestrantes! Infelizmente não dava para ver tudo, mas para elencar alguns temas que lembro ter visto:

  • metrologia
  • ISO 17025
  • ISO 9001
  • Cenário da Qualidade no Brasil
  • Compliance
  • Gestão da Inovação
  • Design Thinking
  • ISO 37001 (antissuborno)
  • ISO 27001 (segurança da informação)
  • LGPD (nova Lei Geral da Proteção de Dados)
  • Filosofia de excelência
  • ISO 56002 (Sitemas de gestão da inovação)
  • modelos de excelência em gestão
  • gestão por processos
  • Qualidade na área da Saúde
  • Liderança
  • Cultura da Qualidade
  • E muito, acredite, muito mais…

Tudo isso em um único evento, e melhor, acontecendo durante 4 dias, o tempo todo, o dia todo! O evento foi na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte-MG, mas tínhamos palestrantes e visitantes de todo o Brasil!

Os erros

Essa foi a 1ª edição do evento, um “evento piloto”, um modelo, uma iniciativa que vai ser replanejada, estudada e melhorada para 2020, depois para 2021, depois para 2022, e assim vai (PDCA, não é mesmo?). No ano que vem, o evento terá pelo menos o dobro do tamanho! Por isso mesmo, penso que erramos tudo que podíamos e o melhor: os erros foram insignificantes perto do que foi o evento.

Claro que existem pontos de melhoria. Desde alguns expositores reclamando da falta de ar condicionado até o excesso de palestras simultâneas (a dor aqui é: eu quero ver as duas palestras, mas só posso estar em um lugar ao mesmo tempo, né?).

Até por isso, tivemos algumas plenárias com pouco público, devido ao paralelismo das palestras e minicursos. O evento foi extenso, talvez precise ser um pouco mais curto. Enfim, coletamos vários pequenos reparos que ensinaram muito para 2020.

Os palestrantes

É injusto eu começar a elencar os palestrantes aqui, existem pessoas que conheci lá que fiquei fã, outros que queria muito ouvir falar e não consegui! Para não cometer injustiça, vou falar dos palestrantes que eu indiquei para o evento (eu fui curador de conteúdos):

Só desses nomes, modéstia à parte, já sairia um baita evento! Eu cheguei aos portões do FestQuali: “Os caras que indiquei são bons heim…🤔”. Mas ao entrar, conhecer as pessoas e ver outras palestras, percebi que tinha gente tão boa quanto eles! Fiquei bobo, surpreso e muito feliz mesmo.

A rede de contatos

Foi impressionante a conexão que houve e a rede de pessoas que vivem qualidade e excelência que se juntou no evento. Para nós do Viver Excelência, isso foi mais impactante ainda. Tivemos um encontrão dos qualiteiros lá, reunimos o pessoal que lê o Blog da Qualidade e ouve o Qualicast:

Foto evento presencial sobre qualidade
Clique na imagem para ampliar! (:

Nós encontramos pessoalmente clientes, conversamos com ouvintes e leitores, recebemos o carinho deles e, principalmente, notamos uma gratidão sincera e genuína pelo nosso esforço, o que fez tudo valer muito a pena.

Nós ainda aumentamos nossa rede, apresentamos nossos conteúdos para mais gente e fizemos ainda mais amigos!

Só posso resumir de uma forma: foi sensacional!

Os feedbacks

Mesmo no fogo da batalha, com a coisa toda acontecendo ( e algumas dando errado, é claro) eu fazia questão de perguntar individualmente a opinião de quem eu conversava. Eu chamava de canto e perguntava:

– Como está o evento?

E as repostas que eu recebi me assustaram, foram coisas do tipo:

– Sensacional, superou muito minhas expectativas.

Só tem gente boa, meu Deus. Tá difícil escolher!

– Nossa é o melhor custo benefício que eu já vi em um evento, é muito barato!

Eu recebi dezenas de resposta nesse tom, a pior que ouvi, foi um “está muito bom”.

A promessa: FestQuali, um evento presencial sobre qualidade obrigatório

Para 2020, prometemos novamente o maior evento do Brasil sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação!

Agora, estimamos mais que o dobro de inscritos. Já com várias melhorias, evoluções e correções. E nesse novo evento já temos uma missão, e outra promessa assumida (mas isso é coisa para outro artigo). A única coisa que já posso adiantar é que será em outubro e acontecerá no Rio de Janeiro!

Nós estamos criando um movimento para levar qualidade para as pessoas e empresas, por isso queremos vocês com a gente em 2020! Pois realizar esse sonho de implantar uma Qualidade Verdadeira a nível nacional depende de todos que acreditam que a qualidade, a excelência e a gestão podem mudar a realidade das pessoas, das empresas e do Brasil!

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Principais pontos do evento presencial sobre qualidade que fez e vai fazer diferença no Brasil em 2019!”

  1. Evandro Ribeiro

    Tudo foi mágico, inclusive o aprendizado, deixamos um legado de sustentabilidade em eventos com a certificação na Norma ISO 20121, uma conquista de todos para o FestQuali melhorar os seus processos e considerar a melhoria contínua no seu desempenho, bem como permitir a flexibilidade de ser mais criativa sobre a execução de atividades relacionadas a eventos sem prejudicar a sua finalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!