Blog da Qualidade

Qualidade com “Q” maiúsculo e qualidade com “Q” minúsculo

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Luís Magalhães

Luís Magalhães

+ posts

Consultor de empresas na implantação de sistemas de gestão da qualidade
ISO 9001, ISO 13485 e IATF 16949, gestão ambiental ISO 14001 e gestão da saúde e segurança ocupacional ISO 45001; Palestrante e Instrutor de Cursos específicos na área da Qualidade Automotiva pela Exceder - Gestão Organizacional, tais como APQP/CP, PPAP, FMEA, MSA, CEP, GD&T, MASP 8D, BIQS (GM) e requisitos específicos de diversas montadoras automotivas.

Recentemente me deparei com uma conversa bem interessante em um grupo que participo sobre a diferença entre se escrever  Qualidade com “Q’ maiúscula e qualidade com “q” minúscula, independentemente de ser ou não em início de frase. E nos foi colocado por um dos participantes que Joseph M. Juran havia feito essa diferenciação. Algo como qualidade escrita com “Q” era substantivo e escrita com “q” adjetivo. Mas como assim? 

Vamos por partes… 

Mas o que é qualidade afinal?

  1. Podemos dizer que “qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos disso e pelo resultado do seu uso. Assim, a palavra ‘qualidade’ tem um conceito subjetivo que está relacionado às percepções, necessidades e resultados de cada indivíduo” (esta definição está no Google).
  2. No dicionário a palavra qualidade é definida como sendo um “substantivo feminino” e significa “uma característica particular de um objeto ou de um indivíduo”.
  3. Etimologicamente a palavra tem origem no latim: qualitas/atis [qualidade, natureza (das coisas)].
  4. A ISO 9000 item 3.6.2 define qualidade como sendo “grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos”.

Isto posto, acredito que podemos concluir que independente de ser “escrita” com “Q” maiúsculo ou “q” minúsculo a palavra “qualidade” não altera seu significado.

O caso Juran

Mas então como Juran mudou seu significado simplesmente mudando a escrita da palavra?

Após ler o que ele descreve em seu livro Juran’s Quality Handbook, creio que a correta interpretação para “Big Q And Little Q” (Q maiúsculo e Q minúsculo) – note que em ambos a letra “Q” é maiúscula -, tem a ver com quando se diz ser determinada mulher ou homem, uma “mulher com ‘M’ maiúsculo” ou “homem com ‘H’ maiúsculo”

Ou seja, não basta ser apenas do sexo feminino ou masculino, tem-se que mostrar doçura, vigor e principalmente saber reconhecer seus próprios valores e limites sem exigir nada em troca, além de ser uma pessoa de atitudes com todos em sua comunidade (Dicionário informal).”

Analisemos agora essa tradução livre que fiz do que Juran descreve no livro mencionado, com certas adaptações considerando a reflexão acima:

Qualidade com “Q” maiúsculo e com “Q” minúsculo (Big Q And Little Q).

 

As definições das palavras não permanecem estáticas. Às vezes elas passam por grandes mudanças. Uma dessas mudanças surgiu durante a década de 1980. Ela teve origem na crescente crise da qualidade e é chamada de qualidade com “Q” maiúsculo (a tradução literal seria “Grande Q”, mas optei por chamar desta forma).

A tabela mostra como o “guarda-chuva” da qualidade tem se ampliado dramaticamente. Por sua vez, essa ampliação mudou o significado de algumas palavras-chave. A adoção da qualidade com “Q” maiúsculo (Big Q) cresceu durante a década de 1980 e a tendência é provavelmente irreversível. Aqueles que estão mais dispostos a aceitar a qualidade com o conceito de “Q” maiúsculo são os gerentes da qualidade e os gerentes superiores, enquanto os mais relutantes são os gerentes nas áreas tecnológicas e em certas funções de “staff”.

Concluindo, observe na tabela que de fato se trata de conceitos relacionados com “enfoques” e “interpretações” e não em relação ao que a palavra qualidade efetivamente significa, permanecendo um substantivo feminino seja escrita com “Q” ou “q”.

E então, qual “enfoque da qualidade” proposto por Juran é praticado em sua empresa? 

#ReflexõesparavocêExceder
Big Q And Little Q

Referência: 

Fonte: Planning for Quality, 2ª ed. (1990) Juran Institute, Inc., Wilton, CT, pp. 1–12.

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!