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Qualidade de Vida no Trabalho

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Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Em posts anteriores, apresentamos vários conceitos, ferramentas e melhorias para a gestão da qualidade. Agora, falaremos um pouco sobre o ator principal de todo o processo de qualidade: o colaborador. Não basta a organização possuir estratégias  planos bem elaborados, estruturada apropriada, se não tiver colaboradores comprometidos e capacitados para operacionalizá-los.
As ações comportamentais buscam o comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos organizacionais, preparando-o para os processos de mudanças através de capacitação e visão empreendedora.
Desta forma, a busca pelo comprometimento do colaborador está relacionada diretamente à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que lhe é oferecida, conforme abordaremos a seguir.

Qualidade de vida no trabalho como ferramenta para o comprometimento organizacional

Atualmente a Qualidade de Vida no Trabalho pode causar impacto muito forte no atual mercado de trabalho centrado no funcionário. Ela tem como objetivo o bem-estar, a participação e a integração do trabalhador com os objetivos da empresa, para assim, gerar mais qualidade e maior produtividade.

Enfim, a qualidade de vida no trabalho alinha as expectativas dos colaboradores com os objetivos da organização. Ou seja, ela envolve  fatores como motivação,  produtividade, saúde, segurança e bem-estar.

Assim, a empresa deve englobar todos os métodos possíveis para garantir o bem-estar de seu funcionário, em vez de se concentrar apenas nos aspectos relacionados ao trabalho.

Engajamento das pessoas de acordo com a ISO

A Norma ISO 10018: 2020, que traz Orientações para o engajamento das pessoas, define engajamento como:

“O envolvimento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse comprometimento emocional significa que as pessoas envolvidas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Eles não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção, mas trabalham em direção aos objetivos da organização. Quando consideramos o envolvimento com a qualidade, é uma extensão desse compromisso emocional.” não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção”

Observe que a norma estabelece que os colaboradores não se motivam exclusivamente por salários ou promoções.  Por sua vez a Norma ISO 9000 traz a seguinte justificativa sobre engajamento:

“A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.”

Ou seja, para promover o engajamento dos funcionários, é importante ouvi-los e fornecer oportunidades para que participem ativamente do processo de melhoria. Lembre-se a liderança deve estar envolvida.

DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Para a implantar  ou  fazer a manutenção de um programa de QVT, devem ser analisadas as seguintes categorias:

  • Realinhamento da cultura organizacional
  • Projeto do cargo
  • Valorização do homem e do capital
  • Realinhamento estrutural e filosófico
  • Integração organizacional e social
  • Organização do trabalho
  • Resultados organizacionais

A implantação e manutenção dos programas de qualidade de vida requerem atenção, pois seu sucesso nos processos de melhoria está relacionado às ações e postura dos colaboradores, pois não há programa de qualidade de vida bem sucedido se não houver uma preocupação efetiva pela qualidade de vida dos colaboradores.

PASSOS PARA MELHORAR O NÍVEL DA QVT

O primeiro passo é identificar quais as categorias analisadas que não estão apresentando posições satisfatórias. Como segundo passo é preciso identificar as categorias de análise que apresentem posições críticas, criando programas específicos à realidade da organização.
O exemplo a seguir apresenta um modelo que poderá ser utilizado para medir o nível  de QVT, priorizando as sete variáveis que mais influenciam na QVT do trabalhador.

qvt

O valor 210 foi gerado através dos 6 pesos atribuídos aos itens avaliados (como o zero não tem peso, não é considerado) x quantidade de itens contidos no questionário (5 itens em cada pergunta) x o número de perguntas ( 7 ).

Proporcione qualidade de vida no ambiente de trabalho

Resumidamente podemos dizer que a qualidade de vida no local de trabalho tem 2 vertentes a primeira Melhorar a qualidade de vida do colaborador e a segunda aumentar a produtividade da empresa.

Quando o colaborador encontra satisfação no trabalho  conseguintemente seu comprometimento  em atingir os objetivos da empresa aumenta. Enfim, quando a empresa oferece  uma motivação melhor do que dinheiro, é muito provável que os colaboradores façam além do básico.

Fonte:

RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Qualidade de Vida no Trabalho”

  1. O que é Qualidade de Vida no Trabalho no meu ponto de vista …
    É uma tendência que só recentemente tem sido aplicada á situação de
    trabalho para alcançar o melhoramento do ambiente de trabalho para obter
    maior produtividade e qualidade no trabalho e para um maior satisfação do
    trabalhor em sua atividade profissional.
    A qualidade de vida passam a serem implantadas dentro das organizações como
    forma de promover a saúde e o bem está dos funcionários criando,
    enternamente um ambiente propicio ao desenvolvimento de talento, força de
    vontade, satisfação.
    As empresas estão tomando consciência de que a produtivade está centralizado
    no ser humano que compõem o seu quadro funcional.
    Com o programa Qualidade de Vida no Trabalho emplantado nas empresa fez com
    que as pessoas sintam-se participativas, integradas para que possam
    desenvolver habilidades, com melhoria da saúde físicar e emocional para que
    desenvolver um bom trabalho dentro da empresa

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