Blog da Qualidade

O futuro da sua empresa depende da qualidade dos dados que ela utiliza

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Aryana Martins

Aryana Martins

+ posts

Sou apaixonada por Qualidade desde criança quando realizava “auditorias” e escrevia “relatórios”para os meus pais sobre o comportamento dos meus irmãos, rs… Iniciei minha trajetória na área de Informática, mas logo percebi que minha vocação não era aquela e decidi redefinir minha rota. Então me formei em Administração, fiz MBA em Gestão da Qualidade e me qualifiquei como Auditora Líder nas normas ISO 9001, 14001 e 45001. Atuo como Consultora Empresarial há mais de 15 anos e, através disso, consigo conciliar a minha missão pessoal com a profissional, ajudando pessoas e empresas a crescerem fazendo Gestão com Qualidade e, consequentemente, contribuindo para a construção de um mundo mais organizado, equilibrado e melhor para todos.

Você já deve ter ouvido essa frase: “os dados são o novo petróleo” dita por Clive Humby, um matemático londrino especializado em Ciência de Dados. 

Esta frase ficou muito famosa no mundo corporativo porque reflete a importância que os dados têm para o sucesso de um negócio. Mesmo que não tenha ouvido, eu tenho certeza que você já se deu conta de como as empresas valorizam a captação de dados.  

Basta observar que a maioria dos estabelecimentos atuais solicita que você realize um cadastro antes de efetuar uma compra, alimentando assim a sua base de dados para futuras prospecções. 

Reforçando esse cenário, a empresa de inteligência de negócios Domo preparou um infográfico chamado “Data never sleeps – How much data is generated every minute?” que, traduzido para o nosso português, significa “Os dados nunca dormem – Qual é a quantidade de dados gerada a cada minuto?” constatando os seguintes volumes de dados acrescido a cada minuto na internet:

  • 571 novos sites;
  • 48 horas de vídeos no Youtube;
  • 2 milhões de buscas no Google;
  • 100 mil novos tweets;
  • 240 milhões de e-mails .

O volume é assustador. Contudo, assim como o petróleo é valioso, precisa passar por um refinamento até que seja utilizado. Os dados coletados, por si só, não representam uma grande riqueza.  

A coleta de  dados não é a parte difícil.

Acredite, coletar dados não é a parte mais difícil. O bicho pega na hora de transformar estes dados em informações relevantes e que, associadas ao contexto da empresa, gerem um diferencial, levando à tomada de decisões mais assertivas. 

Lembra daquele princípio da qualidade que diz que a tomada de decisão em uma empresa deve ser baseada em evidências? Pois é disso que estamos falando.  

É na capacidade de gerar sabedoria para o negócio a partir dos dados coletados e de ir além. Não basta decidir com base em dados, é preciso decidir com base em dados corretos. 

Quem nunca passou por uma situação desastrosa por causa de dados errados, inconsistentes ou incompletos, não é? É aqui que entra a Qualidade e é sobre isso que vou falar neste artigo, te mostrando como isso pode influenciar o futuro da sua empresa. 

 Por que a sua empresa precisa de dados confiáveis? 

A resposta é simples: Porque só existe uma coisa que pode ser pior do que não decidir com base em dados: É decidir com base em dados errados. 

Enfim, você consegue imaginar o desastre que é uma empresa decidir lançar um novo produto com base em uma pesquisa de mercado não confiável? Ou um controlador de voo tomar a decisão de autorizar uma decolagem orientando-se por um painel que apresenta inconsistências? O resultado pode ser catastrófico.  

Dados confiáveis garantem otimização de tempo, agilidade nos processos, maior segurança nas decisões, aumento das chances de bons resultados e previsões importantes no âmbito do negócio, todos excelentes motivos para garantir a qualidade dos dados. 

Senhoras e senhores, apresento-lhes a Qualidade de Dados 

Sabendo que uma boa gestão da qualidade dos dados é um diferencial para qualquer negócio, eis que surge o conceito de Data Quality ou Qualidade de Dados, que nada mais é do que um conjunto de processos que visam garantir que os dados coletados e armazenados têm Qualidade.  

A Qualidade de dados mede o grau em que os dados atendem ao seu uso pretendido. Então, antes de utilizar esses dados, que não atendem o propósito, a  empresa necessita fazer um  processamento adicional.

Aqui percebemos que existem várias etapas importantes e que vão muito além da captação. Os dados devem ser inseridos, transformados e armazenados com cuidado para que tenham qualidade. 

Como medir a Qualidade dos Dados? 

Já que estamos falando de Gestão e Qualidade, vale muito a pena trazer a frase marcante de Deming que nos lembra de que “Não se gerencia o que não se mede”, pois existem algumas métricas que podem ser utilizadas para medir a qualidade dos dados da sua empresa, são elas: 

  • Precisão: Os dados devem ser fiéis à realidade;
  • Completude: Os dados não podem estar fragmentados e devem contemplar as informações essenciais para que sejam considerados completos;
  • Consistência: É aquele dado que se confirma, se for compara à outras amostras;
  • Velocidade: Representa a velocidade necessária de acesso dos dados aos diferentes níveis e hierarquias que precisam utilizá-los;
  • Singularidade: Os dados não devem estar duplicados;
  • Aplicabilidade: Os dados precisam ser aplicados e a empresa tirar algum proveito, caso contrário, é desperdício de tempo, espaço e dinheiro. 

 Etapas para aplicar a Qualidade de Dados na sua empresa 

Contudo, se você deseja aplicar a Qualidade de Dados na sua empresa, pode começar pelas quatro etapas apresentadas a seguir: 

1. Levantamento da necessidade de dados 

Consiste na determinação de quais dados são essenciais para a empresa e a finalidade deles. O que o negócio pretende aprender, alcançar ou demonstrar com aquele dado? Quais fontes serão utilizadas para captação destes dados? 

2. Tratamento dos dados 

É a eliminação de dados que contenham erros, duplicações, entre outras falhas, fazendo uma espécie de limpeza para evitar qualquer tipo de inconsistência futura. 

3. Refinamento dos dados 

Com os dados completos é a hora de refinar aqueles que são cruciais e que tem relação direta com as estratégias e objetivos a empresa, fazendo a validação deles. 

4. Análise e melhorias 

Nesta fase é importante analisar a eficácia e a qualidade dos dados refinados, visando traçar novas metas e objetivos, sempre focando nas métricas que avaliam a Qualidade dos Dados. 

Erros que comprometem a Qualidade de Dados 

Dada a importância deste assunto, as empresas precisam agir com responsabilidade em todas as etapas da Gestão dos Dados, atentando-se para evitar os seguintes erros, que são muito comuns: 

  • Coletar dados de fontes não confiáveis; 
  • Não validar os dados antes de usá-los; 
  • Não garantir a atualização constante dos dados; 
  • Não estabelecer critérios claros para avaliar a qualidade dos dados. 

Para terminar: Não confunda conhecimento com sabedoria 

As informações apresentadas até aqui, certamente, trarão conhecimento para você e para a sua empresa.  

Mas preciso chamar a sua atenção para algo importante e farei isso citando a frase de Charliton Albert, um político suíço  que recebeu o Prêmio Nobel da Paz no início do século passado:

“Conhecimento é saber que tomate é fruta. Sabedoria é saber que não se deve usar tomate em uma salada de frutas.” 

Essa frase nos lembra que não basta ter uma excelente capacidade de coleta, armazenamento e análise dos dados. Pois, isso tudo é conhecimento. A sabedoria mesmo é conseguir extrair, a partir deste conhecimento, informações inteligentes que, quando aplicadas ao contexto da sua empresa, gerem um diferencial competitivo para o negócio.  

Por isso o questionamento no começo do artigo: Será que os dados, puros e simples, são mesmo o novo petróleo? Ou o novo petróleo seria a capacidade de analisar e tomar as melhores decisões a partir destes dados? Enfim, a Qualidade de Dados está aí para te ajudar com isso. 

Créditos e agradecimentos: 

  1. Infográfico da empresa DOMO- https://espiralinterativa.com/o-que-acontece-na-internet-em-um-minuto/#:~:text=Algumas%20das%20informa%C3%A7%C3%B5es%20mostram%20que,enviados%2C%20entre%20outros%20n%C3%BAmeros%20interessantes 
  2. Apoio da empresa UNI na coleta e revisão das informações- @uni.smartsolutions

Sobre o autor (a)

2 comentários em “O futuro da sua empresa depende da qualidade dos dados que ela utiliza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!