O Dia Mundial da Qualidade e a pandemia

Imagem do tema da semana mundial da qualidade. Essa imagem simboliza o artigo sobre Qualidade e a pandemia.

Vivemos tempos de inflexão, de mudanças bruscas, e o que era certo ontem, hoje é uma incógnita. Hoje vivemos entre a Qualidade e a pandemia. O ano de 2020 será conhecido por muitas gerações como o ano em que a humanidade finalmente entrou no século 21, pois, até 2019, vivíamos da mesma forma que na década de 1990, ou seja, ainda vivíamos no século 20.

E nesse contexto volátil, incerto e quase gasoso, em que não conseguimos ver nada além de uma densa fumaça que nos impede de enxergar uma saída, como a Qualidade pode ajudar as empresas? Como ela poderá se reinventar para dar suporte em um momento tão necessário? 

Questões importantes como essas precisam de respostas. E o segredo pode estar justamente no passado, buscando encontrar tendências de mercado que nos trouxeram até aqui e que podem, ou não, nos levar adiante. E a qualidade nos ensina muito durante a pandemia.

Em tempos de crise, como a atual, os recursos estão escassos para todos: sociedade, governo e, principalmente, nas empresas. Por isso, economia possível é uma “gordurinha” adicional para garantir a sobrevivência de todos.

E não pense que estamos falando apenas de finanças, mas, sim, de pessoas, infraestrutura, tempo, conhecimento, e a lista segue. Nesse contexto, qual a melhor forma de economizar e otimizar recursos? A resposta é simples: por meio da Qualidade!

Inovação: a irmã da Qualidade

Qualidade significa, acima de tudo, fazer algo com excelência, com padrão e, acima de tudo, com pouco recursos. Por isso, a Qualidade tem muitas das respostas que precisamos para esses tempos turbulentos.

Porém, podemos dizer que a Qualidade ganhou uma nova irmã, que também ajudará (e muito!) nessa jornada de transformação das empresas, sociedade e do governo. 

Essa irmã nada mais é que a outra face da moeda: enquanto uma é a “cara”, a outra é a “coroa” da moeda. Uma não existe sem a outra. Essa irmã ficou adormecida e esquecida durante muito tempo, apesar de andar por aí desde antes da Idade da Pedra. 

Por conta dela, saímos das savanas africanas e ocupamos os quatro cantos do mundo. Criamos a roda, o arco e flecha, o avião, os transistores e tantas outras coisas que fazem nossa vida ser muito mais simples e economizam muito recursos.

O nome dessa irmã adormecida e recém-acordada é INOVAÇÃO! Em conjunto com a Qualidade, elas poderão ajudar nossa sociedade a se reerguer ainda mais forte após esse período de crise humanitária provocado pela Covid-19.

Como aprender mais sobre o tema?

Toda segunda quinta-feira de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Inovação, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1990, mas é comemorada há mais de 100 anos. E, neste ano, durante a semana do dia 9 a 14 de novembro, a Semana da Qualidade e Inovação será comemorada com o maior evento de Qualidade, Inovação e Gestão do Brasil: o FestQuali!

Se você deseja saber mais sobre essas irmãs, Qualidade e Inovação, e como elas podem nos ajudar nesses tempos de inflexão, não perca o evento. Nele, estarão presentes os maiores especialistas nesses temas. Garanto que será imperdível!

whatsapp

Receba as melhores notícias do dia por WhatsApp.

Clique aqui e confira nossos grupos!