Blog da Qualidade

[REVIEW] Qualicast #073 – Métodos de Análise e Solução de Problemas: Comparativo DMAIC, MASP e 8D

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Luccas Castorini

Luccas Castorini

+ posts

Sou Tecnólogo em Manutenção Industrial, Técnico em Segurança do Trabalho e Administrador. Atualmente estou cursando mestrado em Engenharia em Mecânica, na UTFPR-CP onde pesquiso sobre o tema Manufatura Sustentável. Tenho experiência profissional sobre implementação de NR’s especialmente a NR12. Amo Rock, tocar violão, ler e ser Gamer nas horas vagas. Caso queira bater um papo comigo pelo meu Linkedin fico a disposição.

No artigo de hoje, baseado no Qualicast #073 – MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMPARATIVO DMAIC, MASP E 8D, com Filipe Albano, irei apresentar um review sobre as metodologias DMAIC, MASP e 8D.

Qual é a diferença entre Métodos e Ferramentas?

Primeiramente, precisamos esclarecer a diferença entre Métodos e Ferramentas. DMAIC, MASP e 8D são métodos que serão utilizados na abordagem de um problema para encontrar a melhor a solução ou para melhorar o nível do processo.

 Dessa maneira podemos definir Método como a forma que você escolhe resolver o problema. A ferramenta, por sua vez, são os recursos utilizados na execução do método.

Qual é o melhor método de análise e solução de problemas?

Não existe o melhor método, mas sim qual é a mais adequado ao processo que eu quero melhorar. Aplicar esse método irá me ajudar, da melhor maneira, a “atacar” um problema para que eu consiga uma solução mais eficaz e eficiente. 

A seguir irei abordar um pouco mais sobre cada ferramenta, suas utilizações e aplicações.

DMAIC

Método que surgiu na General Eletric com Jack Weltch. A sigla DMAIC é a junção das palavras inglesas: Define (Definir o problema em números), Measure (Definição dos pontos que serão mensurados ou medidos), Analyse (Analisar – nesse ponto utilizamos a ferramenta estatística para identificar a causa raiz do problema), Improve (melhorar – elaborar um plano de melhoria) and Control (e controlar – realizar o controle para comparar o antes e o depois). 

É um método muito utilizado atualmente no Seis Sigma ou no Lean Six Sigma que é a área industrial que mais utiliza esse método.  Esse método utiliza a ferramenta estatística para quantificar o problema e quantificar melhoria ou solução.

Além disso, há um foco no savings, que leva em consideração o aspecto financeiro, cujo principal objetivo é trazer um retorno financeiro expressivo.

O DMAIC é considerado um dos métodos mais efetivos na solução de problemas, mas isso não quer dizer que ele seja o “melhor”. Como já abordamos, a utilização desse método depende do contexto em que você irá aplicá-lo. 

O tempo de aplicação desse método varia de 3 meses a 2 anos e, geralmente, ele leva 6 meses a 1 ano até atingir a etapa do Improve. O período subsequente é utilizado para a etapa Control.

MASP

Método de Análise e Solução de Problemas é um método mais clássicos indicado para problemas menos complexos de viés qualitativos. O MASP é um método que foi desenvolvido utilizando como base os passos do PDCA e foca em problemas intermediários. 

O método apresenta 8 etapas e o principal objetivo é identificar a causa raiz do problema. Para colocá-lo em ação é necessário uma análise efetiva antes de chegar na etapa do DO (fazer).

O MASP é um método simples, claro e de fácil aplicação. É indicado para o Chão de fábrica, pois os operadores entenderem muito bem cada etapa do processo, e são utilizadas ferramentas da qualidade que não são tão complexas (5 porquês, diagrama de Ishikawa, Diagrama de Processo Decisório, Diagrama de Árvore entre outras ferramentas).

O tempo de aplicação desse método pode girar em torno de 30 e 90 dias.

8D

O 8D foi criado em meados de 1970 pelo serviço militar americano que estabeleceu 8 disciplinas para 8 passos que seriam:

  • D0 – Elaboração de um plano para a resolução do problema;
  • D1 – Construção de uma equipe para trabalhar no problema;
  • D2 – Descrição do problema;
  • D3 – Desenvolvimento de um plano provisório para a contenção do problema;
  • D4 – Identificação e eliminação da causa raiz do problema;
  • D5 – Escolha de ações e verificação da solução proposta;
  • D6 – Implementação de uma solução permanente;
  • D7 – Prevenção do reaparecimento do problema;
  • D8 – Comemoração do sucesso da resolução do problema com a equipe.

Para o chegar à solução do problema, essas 8 disciplinas devem ser seguidas de forma sequencial sem pular ou alterar a ordem. Porém, antes de aplicar a metodologia 8D, é necessário formar um time multidisciplinar de várias áreas, podendo até contar com a participação do cliente para a aplicação da ferramenta de forma correta e satisfatória.

O método 8D é utilizado para dar ênfase nas pessoas. Um dos pontos de destaque é que o desenvolvimento do processo deve ser todo documentado, além disso, outro aspecto importante é o reconhecimento da equipe que trabalhou para essa solução do problema ou melhoria do processo.

O tempo de aplicação desse método pode girar em torno de 30 e 90 dias.

E aí pessoal, gostaram desse Review? Caso você queira escutar o Qualicast na íntegra, clique abaixo 👇

 

 Até meu próximo artigo aqui no blog.

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!