Blog da Qualidade

Será que sua empresa merece a ISO 9001:2015?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Nadia Segantini

Nadia Segantini

+ posts

Sou estudante de Administração na Universidade Estadual do Norte do Paraná! Você pode me encontrar no Facebook e LinkedIn!

A ISO 9001:2015 foi oficialmente publicada em setembro de 2015 e trouxe várias mudanças e discussões. Haverá muitos posts aqui no Blog da Qualidade para falar dos requisitos desta nova versão, mas quero levantar outro tema: Será que a sua empresa merece a ISO 9001:2015?”
Vou começar explicando o porquê estou utilizando a palavra merecer?
Segundo o dicionário, merecer significa:

v.t. Ser digno ou passível de alguma coisa.
Apresentar as condições requeridas para alcançar uma coisa.

Ou seja, é estar em condições de obter ou receber alguma coisa.
Muitas empresas já possuem a certificação ISO 9001:2008, nos últimos 5 anos foram mais de 121 mil novas certificações no Brasil, mas será que a gente vive esse nível de Qualidade em processos, produtos e serviços?
Teoricamente, a ISO deveria ir muito além de uma certificação, ela deveria assegurar uma melhor experiência e satisfação para o cliente, pois o cliente é a razão de uma empresa existir.
Mas muitas vezes, ao investir em certificações, as empresas se enchem de burocracias e mandamentos. Por quê?
Acontece que muitas dessas empresas possuem certificação só para “inglês ver” e com isso dificultam arduamente o processo de qualidade em si. O foco não é bem atender as expectativas de seus clientes, suas principais preocupações consistem em seguir as regras necessárias para cumprir os requisitos e vender para o tal fornecedor que solicitou. Seguindo aos “deves” da norma, ela continuará com a sua certificação estampada na parede de sua organização, o que não está errado, mas essas empresas fazem a coisa certa, pelos motivos errados, e isso pode gerar um impacto muito grande.
O que essas empresas talvez não sabem é que fingir que se tem um Sistema de Gestão da Qualidade por vaidade ou porque um fornecedor pediu, custa muito caro!
Isso é nítido quando vemos empresas que tem certificação, mas seus processos continuam burocráticos e lentos, que ao invés de resolver problemas, geram mais problemas. Preciso dizer que isso vai fazer com que você perca clientes, aumente retrabalho e ineficiência? Bom, se você quiser um método para medir isso de maneira quantitativa, eu sugiro que veja este vídeo: “O custo da não Qualidade”
A Qualidade é um sistema que deve fomentar a cultura da organização ao executar seus processos, e isso não dá pra ser executado em um departamento. Neste caso, a ISO é, ou deveria ser, o resultado de um sistema de gestão da qualidade bem implementado.
Em um comunicado que saiu a pouco tempo, a Chevrolet identificou um defeito no cinto de segurança de dois modelos de veículos, anunciando que as peças precisariam ser trocadas. Ainda no comunicado, ela avisa que ainda não fora identificada nenhuma ocorrência relacionada a este defeito. Mas então, como ela pode identificar este problema se ninguém reclamou?
Essa empresa se preocupa com seu cliente, com sua satisfação e em ter qualidade. Neste momento, tanto para empresa quanto para o cliente, o que importa é a eficiência do processo, pois é o que resolverá o problema, e é aí que está a grande diferença da ISO 9001:2008 para ISO 9001:2015.
Talvez, isso não estava tão claro antigamente, mas a ISO 9001:2008 camuflava o real objetivo de se trabalhar com qualidade, que não é resolver problemas, e sim trabalhar na prevenção dos problemas, para que eles não aconteçam! A ISO 9001:2015 tem como base o gerenciamento de riscos para agir preventivamente sobre incertezas, e isso trará uma evolução muito significativa para o SGQ.
Não sei se você sabe, mas todas as unidades da Chevrolet no Brasil possuem a certificação da ISO 9001. Se isso é ou não um mérito, eu não sei, mas essa é pelo menos uma evidência que me diz que o SGQ deles funciona e que eles não terão tanta dificuldade assim para fazerem a transição para ISO 9001:2015. E se eles não tivessem a certificação, ainda assim mereceriam.
Já dizia Aristóteles: A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

Leia todos os artigos do Blog da Qualidade sobre ISO 9001:2015!

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Será que sua empresa merece a ISO 9001:2015?”

  1. Legal a matéria sobre a ISO 9001 2015. A GM e a FORD foram uma das primeiras a levantarem a bandeira da qualidade no Brasil, anos 80 com CEP e daí em diante….

  2. Tiago Ribeiro de Araujo

    Muito interessante este artigo. Sou professor de Gestão da Qualidade vou utilizar este artigo para introduzir os alunos nas questões relativas à norma.

  3. Pingback: Experiência do Paciente – Humanizando processos na saúde - Qualidade para Saúde

  4. Sou auditora interna de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, gostei muito do seu artigo. Simples e objetivo. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!