Blog da Qualidade

A sua gestão de indicadores direciona a tomada de decisão?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Thamires Fávaro

Thamires Fávaro

+ posts

Formada em ADM, pós graduada em Agronegócios. Especialista no Qualiex, contribuo com a experiência e sucesso do cliente que busca excelência na qualidade. Adoro dormir, assistir filmes e passar o tempo com família e amigos.

A gestão de indicadores está relacionada à forma como se mede o sucesso de uma empresa. Por isso, nós que buscamos viver qualidade sempre, principalmente na nossa tomada de decisão, naturalmente temos vários indicadores para medir os resultados dos processos. Desta forma, precisamos que eles estejam bem alinhados com os objetivos da organização para garantir a efetividade e eficiência do processo.

A gestão de indicadores nos ajuda a assumir o papel de protagonista, pois busca dados organizados, estruturados que são fundamentais para tomada de decisão. Fazer a análise dessas informações contribui para que todos possam ver a performance da organização. 

Além disso, também ajuda a ter mais clareza e objetividade em aspectos como rentabilidade, produtividade, lucratividade, competitividade, pontos fortes e pontos a melhorar. Além disso, a gestão de indicadores deve fazer parte do dia a dia, da cultura da empresa.

Claro que a gestão de indicadores sozinha não dá as respostas para os problemas apontados, mas vai te mostrar rapidamente se o que você está fazendo está dando resultado ou não. Por conta disso a vantagem de ter essa gestão é avaliar o desempenho da organização com base em fatos e resultados, e não em achismos ou dando tiros no escuro. 

Erros ao estabelecer uma gestão de indicadores

Esse processo não pode ser realizado de forma aleatória e sem planejamento ou organização. Há alguns erros que os profissionais cometem ao ter indicadores. Geralmente estabelecem métricas, mas:

  • somente para comparação; 
  • não realizam questionamentos sobre os números; 
  • não têm foco na melhoria contínua;
  • usam apenas para punir erros cometidos;
  • apenas para corte de gastos, sem considerar qualidade;
  • não realizam análises consistentes, ou que gerem aprendizado para o alcance das metas;
  • analisando métricas, mas não trabalham nas ações estabelecidas;
  • Entre outras.

Enfim, tudo isso gera um grande esforço que pode não mostrar resultados satisfatórios a curto, médio ou longo prazo, principalmente. Portanto a gestão de indicadores é de extrema importância para saber se a empresa está indo pelo caminho certo e, se não estiver, fornece informações para decidir o que pode ser feito para que o negócio volte para o eixo.

gestão de indicadores

O que é uma boa gestão de indicadores?

Uma boa gestão de indicadores contribui para o planejamento futuro. Ela permite aos envolvidos o embasamento necessário para a tomada de decisão correta. 

Ao fazer a gestão por indicadores é possível:

  • Refletir sobre novos investimentos; 
  • direcionar corretamente a equipe;
  • ampliar a produção;
  • melhorar processos; 
  • reduzir custos;
  • qualificar colaboradores; 
  • estudar a viabilidade de lançar novos produtos e/ou serviços;
  • promover ações para melhorar o relacionamento com o cliente;
  • entre outros benefícios. 

Para apoiar essa boa gestão de indicadores, utilizamos aqui o ForLogic Indicators. Além disso, nele, você consegue mensurar seus dados, fazer análises mensais, diárias, semanais, entre outros. 

Além disso, você pode gerar também gráficos de acompanhamento, onde pode ver a efetividade do processo, se está dando certo ou não, de maneira muito visual. Isso torna o processo fácil e seguro.

Portanto, você consegue registrar as análises vinculando-as a planos de ações, abrir não conformidades e registrar incidência de risco quando necessário. Isto ajuda a tratar aquele ponto já encontrado naquele mês, semana, ou outra periodicidade que faça sentido, para que, ao trabalhar nos planos de ação, na análise do resultado seguinte você possa estar melhor.

Muitas vezes, as empresas têm dificuldade de coletar e analisar essas informações a tempo. Quando isso acontece, você perde parte do valor que uma boa gestão de indicadores pode gerar. Não ter a informação a tempo faz as ações ficarem lentas e, em algumas métricas, perder o “timing” de agir pode custar muito caro para organização e suas partes interessadas.

E-book indicadores 2023

Por que o tempo de análise é importante

Um exemplo que não dá para fugir é relacionado a pandemia que estamos vivendo. Muitas organizações, para conseguirem tomar decisões, precisaram mudar a periodicidade dos seus indicadores para agirem rápido diante das adversidades. Nesta lista estão: indicadores financeiros, produtivos, vendas, satisfação de clientes, entregas, enfim.

Vamos supor que, em um indicador de quantidade de clientes ativos, até que todas nossas unidades façam as coletas necessárias, as equipes e a consolidação dos dados demora 1 mês. Até que todos enviem suas planilhas, e-mails, ou qualquer que seja a realidade. Portanto, em agosto, saberíamos sobre o resultado de junho.

Agora, neste cenário que estamos vivendo em que, em 1 mês, muita coisa pode mudar, como acessar um resultado do mês de junho pode contribuir?

Podemos fazer uma comparação ou entender as linhas de tendências, mas não irá nos ajudar. Assim como as análises que foram feitas antes da pandemia, não contribuem muito com nossa realidade atual, pois o cenário mudou demais e não estamos no mesmo fluxo.

Ter as informações adequadas no momento certo faz toda a diferença para os resultados da organização. Isso é o que gera uma boa gestão de indicadores. Desta forma, o Qualiex Indicators nos ajuda muito a ganhar agilidade nesse processo e garantir que as informações estejam disponíveis em tempo hábil.

Agregue valor para organização

Sem uma gestão de indicadores adequada, você não vai conseguir monitorar o desempenho de seus setores, colaboradores, o nível de satisfação dos clientes e outras informações relevantes para o negócio. Ou seja, não vai agregar valor para sua organização e nem na sua tomada de decisão.

E o pior que pode acontecer, você ficará perdido sobre quais decisões deve tomar e, consequentemente, acabará fazendo escolhas que podem prejudicar os resultados do negócio. Fazer uma boa gestão de indicadores é fundamental para que se tome as melhores decisões para seu negócio.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!