Blog da Qualidade

6º Princípio da Qualidade: Tomada de Decisão com Base em Evidências

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Tomar decisões baseando-se no feeling pode dar certo. Mas, as chances de dar errado são enormes, não é mesmo? Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar o 6º Princípio da Qualidade: Tomada de Decisão com Base em Evidências. 

Lembrando que este é o penúltimo artigo da série sobre os 7 Princípios da Qualidade! Se você ainda não leu os anteriores, não deixe de conferir! 

O que diz a Norma ISO 9000:2015? 

O 6º Princípio da Norma ISO 9000:2015 destaca a importância de as decisões serem baseadas em evidências sólidas.  

Além disso, o Item 2.3.6.1 traz a seguinte declaração:  

Declaração  

Decisões fundamentadas na análise e avaliação de dados e informações têm uma probabilidade maior de gerar os resultados desejados.”  

Isso significa que a qualidade das decisões está diretamente ligada à qualidade das informações sobre as quais são baseadas.  

Ou seja, quanto mais fiéis forem as informações em relação à realidade da sua organização, mais assertivas serão suas decisões. 

O Item 2.3.6.2 traz a seguinte justificativa: 

Justificativa 

A tomada de decisão pode ser um processo complexo e sempre envolve alguma incerteza. Ela envolve, frequentemente, vários tipos e fontes de entradas, bem como a sua interpretação, que pode ser subjetiva. É importante compreender as relações de causa e efeito e possíveis consequências não intencionais. A análise de fatos, de evidências e de dados leva a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões” 

O item 2.3.6.2 apresenta a complexidade envolvida no processo de tomada de decisão. Ele destaca que, ao tomar uma decisão, é comum não termos todas as informações necessárias ou termos que lidar com situações em que os resultados são incertos. 

Além disso, menciona que a tomada de decisão envolve diversos tipos e fontes de informações. Isso pode incluir: 

  • Dados; 
  • Opiniões de especialistas; 
  • Experiências passadas; 
  • Entre outros.  

Além disso, a interpretação dessas informações pode ser subjetiva. Ou seja, diferentes pessoas podem interpretar os mesmos dados de maneiras diferentes, com base em suas próprias perspectivas e experiências. 

Enfim, para lidar com essa complexidade, é importante entender as relações de causa e efeito e considerar as possíveis consequências não intencionais de uma decisão.  

Isso significa que é necessário avaliar não apenas os resultados imediatos de uma decisão. Mas também os efeitos a longo prazo e as possíveis ramificações que podem surgir. 

Por fim, embora a tomada de decisões seja um processo complexo e incerto, é possível trazer maior objetividade e confiança para essas decisões. Podemos fazer isso a partir da análise de fatos, evidências e dados confiáveis. 

Principais Benefícios da tomada de decisão baseada em evidências 

Os benefícios de uma abordagem baseada em evidências são inúmeros. A Norma ISO 9000:2015 apresenta alguns no item 2.3.6.3, são eles: 

  • Melhoria dos processos de tomada de decisão;
  • Melhoria na avaliação do desempenho do processo e na capacidade para alcançar os objetivos;
  • Melhoria da eficácia e eficiência operacionais;
  • Melhoria na capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões;
  • Aumento da capacidade de demonstrar a eficácia de decisões anteriores

Essa abordagem não apenas sugere o aprimoramento dos processos de tomada de decisão. Ela também desempenha um papel importante na avaliação do desempenho organizacional.  

Além disso, se basear em dados e fatos para tomada de decisão possibilita a demonstração tangível da eficácia de decisões prévias. Isso estabelece um ciclo de aprendizado contínuo que alimenta a melhoria contínua. 

Enfim, assegurando dados confiáveis e seguros, colaboramos com decisões mais assertivas para o sucesso da organização a médio e longo prazo. 

Como Implementar o 6º Princípio da Qualidade? 

A norma geralmente sugere algumas práticas e ações que uma empresa pode adotar para melhorar seus processos e procedimentos.  

Aqui vou deixar algumas sugestões que julgo pertinentes para te ajudar com as tomadas de decisões baseada em evidências: 

Coleta de dados:  

Implemente um sistema e processos para coletar dados relevantes sobre o desempenho, qualidade e eficácia dos processos da sua empresa. 

Garanta Informações precisas, confiáveis e seguras:   

Adote medidas para garantir que os dados utilizados sejam confiáveis 

Nesse caso uma sugestão é o uso de um software para gerenciar indicadores, o módulo Indicadores do Qualiex é perfeito para isso. 

Faça Análise de dados:  

Desenvolva métodos e técnicas para analisar os dados coletados e extrair insights significativos para apoiar as decisões. 

Desenvolva competências:   

Capacite suas equipes para analisar e avaliar dados de maneira eficaz. Dessa forma, garantimos que todos tenham habilidades para coletar informações e quando necessário tomar decisões embasadas. 

Monitoramento e medição:  

Estabeleça mecanismos de monitoramento contínuo e medição do desempenho dos processos, produtos e serviços da empresa. 

Envolva a liderança:  

Envolva a alta direção e líderes da organização no processo de tomada de decisões. Dessa forma, podemos assegurar que as decisões sejam baseadas em evidências e alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. 

Enfim, cada empresa deve adaptar e personalizar essas práticas de acordo com suas necessidades e contexto. 

Seja assertivo em suas tomadas de decisões 

O 6º Princípio da Qualidade, enfatiza a importância de implementar práticas que promovam tomada de decisões assertivas. Decisões essas, que podem impulsionar o desempenho das organizações. 

Então, não se esqueça: promova uma cultura de melhoria contínua!  

Use os resultados das análises de dados e auditorias para identificar oportunidades de melhoria e implementar ações corretivas e preventivas. 

E para quem cansou de tomar decisões “no feeling”, eu indico o Qualicast #126. Nesse episódio, nossos qualicasters trazem um pouco mais sobre o 6º Princípio. Clique e confira! 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!  

Gostou do 6º Princípio da Qualidade: Tomada de decisão baseada em evidências? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.  

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.  

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!  

Fonte: © ISO 2015 – © ABNT 2015  

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!