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Indicadores SMART: Você tem metas ou intenções?

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Há cerca de duas semanas atrás, a Monise publicou um post sobre as 3 características do plano de ação que não funciona!, que falava que metas mal estabelecidas não geram resultados. E realmente, quem nunca traçou, mesmo que mentalmente, uma meta assim que o ano começou e, com o passar do tempo, acabou percebendo que atingir a meta desejada seria mais difícil do que se imagina? Aliás, quantas metas você já deixou de lado desde o início desse ano? O que há de errado com sua definição de metas?

Ao estabelecer uma meta, é comum cometer o erro de achar que ela está clara. É preciso lembrar que metas são feitas para alcançar um objetivo, de melhoria ou de crescimento, que deve ser bem especificado.

Conheço muitas pessoas, inclusive eu, que traçaram a meta “começar a correr na praça perto de casa”. E nós nunca alcançamos a meta.

Essa não é uma meta, é apenas uma intenção. Uma meta precisa ser visível. Ao invés de apenas querer correr na praça, minha meta será: “começar a correr às 18:30 hrs na praça, 3 vezes na semana a partir de amanhã, para que, dentro de doze meses, eu esteja correndo 10 quilômetros em menos de 60 minutos”.

Observou como além de mais detalhada, minha meta também ficou mensurável e possível de ser atingida?

Uma das ferramentas estratégicas que auxiliam na definição e alcance de resultados através de metas, é o chamado método SMART.

Specific: Específica

Sua meta precisa ser específica, contendo o objetivo principal, e responder às perguntas: o quê, quem, onde, quando e porquê.

Mensurable: Mensurável

Toda meta precisa ser medida, para que seja possível acompanhar a evolução dos resultados ao longo do prazo determinado. Para tanto, precisamos definir o quanto alcançar, seja aumentar o número de clientes de 100 para 120, ou diminuir o tempo de espera para atendimento da solicitação em 20%.

Attainable: Alcançável

Não existe um problema em ousar nas metas, mas é necessário estabelecer objetivos que realmente possam ser atingidos, do contrário é muito provável que suas metas não sejam alcançadas. Eu não vou conseguir correr 10 quilômetros no primeiro dia, e nem aumentar meu faturamento em 5 milhões em uma semana.

Relevant: Relevante

A meta da sua equipe está colaborando para a direção do objetivo maior da empresa. Cada colaborador pode possuir as mais variadas metas, desde que estas tenham o mesmo propósito. Um bom exemplo é verificar se todas as metas estão coerentes com a missão e valores da empresa. Você já fez isso?

Time-Based: Temporal

Toda meta precisa de um prazo. Metas com datas em aberto aumentam as chances de serem procrastinadas dentro da rotina do trabalho. “Preciso entregar a mercadoria até dia 30.”

O método pode parecer burocrático, porém quanto mais detalhada a meta estiver, mais fácil será o entendimento sobre o que e como alcançar, além de quando tomar as ações, para que ela realmente seja colocada em prática.

Vale lembrar que, além de ter um objetivo bem definido, é necessário ter o hábito de acompanhar as metas, seja através de um quadro na parede, uma agenda, uma lista, reuniões periódicas… Enfim, só o fato de deixar suas metas claras, aumentará a compreensão por parte da equipe e favorecerá os resultados para a empresa!

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