Faço parte da equipe da Marketing da empresa Forlogic, estou prestes a me formar em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
pela UTFPR. Gosto de pensar que os desenhos que faço são arte e que um dia irei parar de comprar mais livros do que posso ler. Você pode me encontrar no Facebook, Linkedin e Twitter.
- This author does not have any more posts.
Há cerca de duas semanas atrás, a Monise publicou um post sobre as 3 características do plano de ação que não funciona!, que falava que metas mal estabelecidas não geram resultados.
E realmente, quem nunca traçou, mesmo que mentalmente, uma meta assim que o ano começou e, com o passar do tempo, acabou percebendo que atingir a meta desejada seria mais difícil do que se imagina? Aliás, quantas metas você já deixou de lado desde o início desse ano? O que há de errado com sua definição de metas?
Ao estabelecer uma meta, é comum cometer o erro de achar que ela está clara. É preciso lembrar que metas são feitas para alcançar um objetivo, de melhoria ou de crescimento, que deve ser bem especificado. Conheço muitas pessoas, inclusive eu, que traçaram a meta “começar a correr na praça perto de casa”. E nós nunca alcançamos a meta.
Essa não é uma meta, é apenas uma intenção. Uma meta precisa ser visível. Ao invés de apenas querer correr na praça, minha meta será: “começar a correr às 18:30 hrs na praça, 3 vezes na semana a partir de amanhã, para que, dentro de doze meses, eu esteja correndo 10 quilômetros em menos de 60 minutos”.
Viu como além de mais detalhada, minha meta também ficou mensurável e possível de ser atingida? Uma das ferramentas estratégicas que auxiliam na definição e alcance de resultados através de metas, é o chamado método SMART.
O Que são metas SMART?
As metas SMART são peças-chave na hora de definir como você irá chegar às metas que deseja. Veja o que cada letra da sigla SMART representa:
1- Specific: Específica
Sua meta precisa ser específica, contendo o objetivo principal, e responder às perguntas: o quê, quem, onde, quando e porquê.
2- Mensurable: Mensurável
Toda meta precisa ser medida, para que seja possível acompanhar a evolução dos resultados ao longo do prazo determinado. Para tanto, precisamos definir o quanto alcançar, seja aumentar o número de clientes de 100 para 120, ou diminuir o tempo de espera para atendimento da solicitação em 20%.
3- Attainable: Alcançável
Não existe um problema em ousar nas metas, mas é necessário estabelecer objetivos que realmente possam ser atingidos, do contrário é muito provável que suas metas não sejam alcançadas. Eu não vou conseguir correr 10 quilômetros no primeiro dia, e nem aumentar meu faturamento em 5 milhões em uma semana.
4- Relevant: Relevante
A meta da sua equipe está colaborando para a direção do objetivo maior da empresa. Cada colaborador pode possuir as mais variadas metas, desde que estas tenham o mesmo propósito. Um bom exemplo é verificar se todas as metas estão coerentes com a missão e valores da empresa. Você já fez isso?
5- Time-Based: Temporal
Toda meta precisa de um prazo. Metas com datas em aberto aumentam as chances de serem procrastinadas dentro da rotina do trabalho. “Preciso entregar a mercadoria até dia 30.”
Conclusão
O método pode parecer burocrático, porém quanto mais detalhada a meta estiver, mais fácil será o entendimento sobre o que e como alcançar, além de quando tomar as ações, para que ela realmente seja colocada em prática.
Vale lembrar que, além de ter um objetivo bem definido, é necessário ter o hábito de acompanhar as metas, seja através de um quadro na parede, uma agenda, uma lista, reuniões periódicas… Enfim, só o fato de deixar suas metas claras, aumentará a compreensão por parte da equipe e favorecerá os resultados para a empresa!
15 comentários em “Metas SMART: Você tem metas ou intenções?”
Seguindo a linha de raciocínio do Falconi, vemos que a boa meta faz buscar novos conhecimentos e crescer!
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos.”
Gerhard Erich Boehme