Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 19 de Outubro, 10h00min

webinario-planejamento-estrategico-002

Caso real: Eliminar planilhas, centralizar informações e reduzir custos em laboratórios de calibração

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ana Cláudia Marquardt

Ana Cláudia Marquardt

+ posts

Especialista Qualiex, auditora interna na ISO 17025:2017. Licenciada em matemática e MBA em Gestão Estratégica em Vendas e Relacionamento... Atuo desde 2015 com atendimento ao cliente e implantação de sistemas de gestão. Meu propósito é inspirar e contribuir com os clientes e com meu time!

Atender em um prazo mais curto, ampliar o escopo ou encontrar pessoas qualificadas são alguns exemplos de desafios que podem se apresentar na rotina de um laboratório de calibração. Você já passou por algum deles? Se ainda não, uma hora ou outra você irá passar.

No artigo de hoje falarei um pouco sobre a superação de desafios. Também trarei um exemplo real de um de nossos clientes do MyLogical ERP, ao qual tivemos o prazer de contribuir nessa busca pela melhoria contínua no laboratório.

O desafio leva ao crescimento

De acordo com o dicionário, um desafio é:

Ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente, além de suas competências ou habilidades.

Ao ser desafiado, precisamos ser criativos para encontrar soluções. Isso pode envolver uma busca por novos conhecimentos, troca de experiências com pessoas que já passaram por algo parecido, buscar uma orientação externa, enfim. Você nunca passa por um desafio e continua da forma que entrou.

Também precisamos levar em conta que um desafio não quer dizer que algo não está bem. Você pode simplesmente querer melhorar algum processo que executa, implementar uma forma diferente de gestão ou contratar mais pessoas para seu time. Todos são desafios que não necessariamente se apresentam como uma dificuldade, e sim uma melhoria contínua para o crescimento de seu laboratório.

Quem supera os desafios são as pessoas

Uma coisa que nunca pode ser esquecida é que são as pessoas que enfrentam os desafios para superá-los. Por mais que o desafio seja do laboratório em geral, você precisa contar com pessoas engajadas e comprometidas que possibilitam o alcance dos resultados.

Se você tem o desafio de atender os clientes em um prazo menor, não são os equipamentos, os padrões ou o ambiente que vão mudar, na maioria dos casos. As pessoas que executam as atividades de laboratório precisarão ser ouvidas para que você entenda o processo certinho, e identifique se falta gente, qualificação, entre outras coisas.

E, no final das contas, as pessoas evoluem para que o processo possa evoluir.

Desafio superado = histórias para contar

Nosso cliente e amigo Luciano, da Cimeq – Excelência em Medição, iniciou a parceria conosco em 2012 com diversos desafios em seu processo e seu modelo de gestão. Eliminar planilhas, centralizar as informações e reduzir os custos com impressão e armazenamento de documentos eram alguns de seus desafios.

Eliminar planilhas

Como o MyLogical ERP é um interpretador de fórmulas por meio de uma linguagem de programação própria, ao contratar o sistema, o cliente tem a garantia de que seus cálculos serão idênticos ao estabelecido junto ao INMETRO, em suas planilhas ou memorial. Esse processo é feito pela equipe de implantação e os resultados são validados em conjunto com o responsável técnico do laboratório. Desta forma, garantimos a conformidade e confiabilidade da configuração. 

Centralizar as informações

Cada pessoa dentro do laboratório tem seu login e senha de acesso às informações, assim como permissões específicas de acesso e alteração dos dados. Todas as atividades feitas no sistema ficam salvas, sejam orçamentos, análises técnicas, calibrações, entre outros. E isso é feito sem que seja necessário importar ou exportar dados de um lugar ao outro.

Reduzir os custos com impressão e armazenamento de documentos

Assim que uma calibração é finalizada e o certificado assinado no MyLogical ERP, o documento fica disponível na Web para os clientes! Isso acontece por meio do módulo Webview, que é um diferencial para o laboratório. Ele permite aos clientes controlarem os instrumentos e certificados dele de forma totalmente integrada ao sistema do seu laboratório.

Ainda hoje, o Luciano está tendo novos desafios em que conseguimos apoiá-lo. Veja o depoimento dele:

E você?! Qual é o seu desafio?

Ao vencer uma etapa, sempre há uma próxima. Quando você consegue superar uma barreira e alcançar um resultado, chega o momento de olhar para outra ponta do processo que precisa de atenção. Isso é normal nas empresas e na nossa vida também!

Mas, e você? Qual desafio está latente em seu laboratório hoje? Eu quero saber! Me conta aqui nos comentários, ou ainda, clica no botão abaixo para que a gente entre em contato contigo.

Entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!