Blog da Qualidade

8º Princípio de Deming: Elimine o medo!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Vanessa Prado

Vanessa Prado

Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre o 5º Princípio de Deming que fala sobre a Melhoria Contínua. Na visão de Deming, investir em conhecimento é uma das maneiras de gerar melhorias. E isso está muito conectado com o 8º princípio: Elimine o medo! De tal forma que todos trabalhem de forma eficaz gerando valor para a organização.

Deming, na condição de precursor do desenvolvimento das indústrias do Japão viu o quanto o país investia em pesquisas (conhecimento!) através das indústrias japonesas. Logo, ele reconhece o conhecimento como um elemento fundamental no Sistema de Gestão da Qualidade.

Mas para que o conhecimento se desdobre em melhorias, é preciso afastar o medo.

O conhecimento gera medo

É comum ouvirmos gestores se gabando e dizendo em alto e bom tom: “Se não sou eu aqui, nessa empresa nada anda, ninguém faz nada.”

Olha aí o conhecimento gerando medo. E o medo afastando as pessoas do trabalho. Com este princípio, Deming descontruiu o medo como ferramenta de gestão. Em 1986, quando ele lançou o livro “Saia da Crise”, esse princípio foi inovador, mas muita gente, nos dias de hoje, ainda não entendeu o que ele quer dizer com isso.

É importante que o conhecimento esteja alocado nas pessoas certas e distribuído na medida certa dentro das organizações.

A falta de conhecimento gera medo

Se por um lado o excesso de conhecimento do líder gera medo nos liderados; de outro lado, a falta de conhecimento de quem quer que seja também é um fator que gera medo, limitando o seu melhor, suas ações, sua criatividade e, por consequência, limitando o negócio.

Por essa razão, já dizia Deming: Ninguém pode dar o melhor de si, se não se sente seguro.

Coloque a atenção no que gera valor

O medo desvia o foco do trabalho, do que realmente gera valor para a organização.

Quando o medo se instaura, a concentração se dissipa.

Inclusive, o medo afeta a implementação de vários princípios de Deming. Este que é o disseminador dos principais métodos de gerenciamento da qualidade.

A relação de liderado e líder

Este é também um ponto a ser refletido a respeito do que gera medo.

Se seu gestor está prestes a tomar uma decisão que parece horrível, o que você faz? Levanta a mão? Pondera? Expõe o que você pensa ou o que já vivenciou?

O relacionamento entre cliente e fornecedor no âmbito interno da organização é o que garante melhor resultado no final das contas.

Em uma relação sinérgica, livre de orgulho e egoísmo, instaura-se a troca de conhecimento, a ajuda mútua, o altruísmo é um verdadeiro time que joga para vencer.

Cultura

Para finalizar, aqui vai meu ponto de vista sobre afastamento do medo. Sim, é apenas um ponto de vista, livre de julgamentos, de certezas ou verdades incontestáveis.

Penso eu que para começarmos a eliminar o medo, precisamos trabalhar na cultura, ou seja, naquilo que fazemos espontaneamente, sem sacrifício, mas sim de maneira fluída.

Confio muito na cultura que vêm da Alta Direção e vai cascateando para os níveis seguintes até chegar no operacional, sem desvios.

Mas, vale lembrar que toda organização possui uma cultura intrínseca, o jeitão que dá uma cara à organização. Mas, nem sempre a cultura é benéfica. Um exemplo é a cultura do medo.

Já, a cultura do aprendizado abre espaço e dá voz ativa às pessoas independente de cargos ou títulos. A cultura de portas abertas abre espaço para que os colaboradores estejam cada vez mais próximos de quem irá nos ensinar sobre a cultura da organização. E assim, por diante, cada uma com sua cultura vai moldando os caminhos que os levarão aos resultados…tudo dependerá da escolha feita para ser a cultura da empresa.

Me diga aí nos comentários, qual é a cultura aí na sua organização?

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

1 comentário em “8º Princípio de Deming: Elimine o medo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!