Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre o 5º Princípio de Deming que fala sobre a Melhoria Contínua. Na visão de Deming, investir em conhecimento é uma das maneiras de gerar melhorias. E isso está muito conectado com o 8º princípio: Elimine o medo! De tal forma que todos trabalhem de forma eficaz gerando valor para a organização.
Deming, na condição de precursor do desenvolvimento das indústrias do Japão viu o quanto o país investia em pesquisas (conhecimento!) através das indústrias japonesas. Logo, ele reconhece o conhecimento como um elemento fundamental no Sistema de Gestão da Qualidade.
Mas para que o conhecimento se desdobre em melhorias, é preciso afastar o medo.
O conhecimento gera medo
É comum ouvirmos gestores se gabando e dizendo em alto e bom tom: “Se não sou eu aqui, nessa empresa nada anda, ninguém faz nada.”
Olha aí o conhecimento gerando medo. E o medo afastando as pessoas do trabalho. Com este princípio, Deming descontruiu o medo como ferramenta de gestão. Em 1986, quando ele lançou o livro “Saia da Crise”, esse princípio foi inovador, mas muita gente, nos dias de hoje, ainda não entendeu o que ele quer dizer com isso.
É importante que o conhecimento esteja alocado nas pessoas certas e distribuído na medida certa dentro das organizações.
A falta de conhecimento gera medo
Se por um lado o excesso de conhecimento do líder gera medo nos liderados; de outro lado, a falta de conhecimento de quem quer que seja também é um fator que gera medo, limitando o seu melhor, suas ações, sua criatividade e, por consequência, limitando o negócio.
Por essa razão, já dizia Deming: Ninguém pode dar o melhor de si, se não se sente seguro.
Coloque a atenção no que gera valor
O medo desvia o foco do trabalho, do que realmente gera valor para a organização.
Quando o medo se instaura, a concentração se dissipa.
Inclusive, o medo afeta a implementação de vários princípios de Deming. Este que é o disseminador dos principais métodos de gerenciamento da qualidade.
A relação de liderado e líder
Este é também um ponto a ser refletido a respeito do que gera medo.
Se seu gestor está prestes a tomar uma decisão que parece horrível, o que você faz? Levanta a mão? Pondera? Expõe o que você pensa ou o que já vivenciou?
O relacionamento entre cliente e fornecedor no âmbito interno da organização é o que garante melhor resultado no final das contas.
Em uma relação sinérgica, livre de orgulho e egoísmo, instaura-se a troca de conhecimento, a ajuda mútua, o altruísmo é um verdadeiro time que joga para vencer.
Cultura
Para finalizar, aqui vai meu ponto de vista sobre afastamento do medo. Sim, é apenas um ponto de vista, livre de julgamentos, de certezas ou verdades incontestáveis.
Penso eu que para começarmos a eliminar o medo, precisamos trabalhar na cultura, ou seja, naquilo que fazemos espontaneamente, sem sacrifício, mas sim de maneira fluída.
Confio muito na cultura que vêm da Alta Direção e vai cascateando para os níveis seguintes até chegar no operacional, sem desvios.
Mas, vale lembrar que toda organização possui uma cultura intrínseca, o jeitão que dá uma cara à organização. Mas, nem sempre a cultura é benéfica. Um exemplo é a cultura do medo.
Já, a cultura do aprendizado abre espaço e dá voz ativa às pessoas independente de cargos ou títulos. A cultura de portas abertas abre espaço para que os colaboradores estejam cada vez mais próximos de quem irá nos ensinar sobre a cultura da organização. E assim, por diante, cada uma com sua cultura vai moldando os caminhos que os levarão aos resultados…tudo dependerá da escolha feita para ser a cultura da empresa.
Me diga aí nos comentários, qual é a cultura aí na sua organização?
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com
1 comentário em “8º Princípio de Deming: Elimine o medo!”
Olá! Adorei a matéria. Obrigada!