Gestão de processos

A Relação entre Produtividade e Motivação

Imprimir artigo

 

Diversos estudos comprovam que esses dois conceitos andam lado a lado. Um bom exemplo é a pesquisa realizada pela Right Management, uma consultoria americana de recursos humanos. Segundo a pesquisa, a motivação pode fazer com que os colaboradores produzam até 50% mais. Para chegar a esse dado, mais de trinta mil funcionários, de quinze diferentes países, foram entrevistados.

Por isso, mais importante que planos de ação e definição de metas é o cuidado com a qualidade de vida dos trabalhadores. Atualmente, diversas empresas já perceberam que estratégia sem foco na motivação é sinônimo de resultados abaixo do esperado. É essencial estar atento às necessidades dos funcionários, desde um bom ambiente de trabalho até uma técnica diferenciada de motivar, reconhecer e recompensar.

Como palestrante motivacional, sei que existem diversos métodos para manter uma equipe motivada. É essencial entender que uma boa empresa para se trabalhar, na visão dos colaboradores, não é necessariamente aquela que paga melhor. O local de trabalho ideal oferece integração, momentos de descanso e metas flexíveis. A pressão pode causar estresse e conflitos, pontos que diminuem a produtividade.

É claro que fazer com que um grande grupo de funcionários esteja sempre motivado é uma tarefa difícil. Por isso, é preciso desenvolver estratégias que auxiliem na realização profissional dos colaboradores. Afinal, estar feliz com a profissão é possível, mas também depende da empresa fazer com que os funcionários se sintam recompensados e, dessa maneira, tornem-se cada vez mais produtivos.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

pedagogico qualidade
← Post mais recente
Planejamento Pedagógico com Qualidade