Blog da Qualidade

Software para gestão da qualidade: artigo de luxo ou decisão estratégica?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Priscila Kiara

Priscila Kiara

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000 e ISO 31000. Formada em Geografia na Universidade Estadual do Norte do Paraná e Pedagogia - Unopar. Ajudo empresas automatizarem seus processos da Gestão da Qualidade por meio de tecnologia com o software Qualiex. SDR na Forlogic Software! Me encontre no Linkedin.

Você acha que é “artigo de luxo” uma pequena empresa ter um Software para Gestão da Qualidade? Se a sua resposta foi sim, acho que você irá mudar de opinião depois desse post!

Quem ainda pensa que um software para gerenciamento de processos é coisa apenas de empresas robustas, com uma quantidade enorme de colaboradores e com um faturamento astronômico está enganado. Pequenas empresas também devem se preocupar com a gestão de seus processos.

Assegurar a otimização dos processos, identificando gargalos e aumentando a produtividade dever ser o foco de qualquer empresa independentemente de seu porte ou do segmento que ela pertença.

A utilização de Softwares de Gestão para pequenas empresas é uma decisão estratégica. Pois, eles facilitam e tornam a gestão muito mais ágil, eliminando retrabalho e centralizando as informações, tendo assim uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, contribuindo com a redução de custos e com o crescimento da empresa.

Benefícios que um software para Gestão da Qualidade traz  para pequenas empresas

O software traz muitos benefícios para a gestão de pequenas empresas, principalmente para as que enfrentam dificuldade na gestão como por exemplo:

 Segurança e rastreabilidade das informações

A implementação de um sistema favorece a centralização e a  segurança das informações, facilitando a  mitigação de riscos como:

  • extravio de documentos importantes;
  • multas com documentos vencidos;
  • Acesso a documentos por pessoas não autorizadas;
  • Edições e impressões  equivocadas de documentos.

Engajamento das equipes e setores

O uso de um Sistema de Gestão da Qualidade  favorece o engajamento em  todas as áreas da empresa.  Pois:

  • estimula a autonomia do colaborador;
  • melhora a comunicação entre setores;
  • aumenta o comprometimento dos colaborador.

A clareza na função a ser desempenhada e o fluxo de trabalho claro e bem definido, faz com que o colaborador sinta-se parte dos processos da empresa. Consequentemente,  resultando em uma gestão mais eficiente.

Aumento da produtividade com uso de um software para Gestão da Qualidade 

Ao contrário do que muitos pensam, uma das vantagens da implantação de um software é de desburocratizar os processos dentro da empresa.

A automatização dos processos gera ganhos como:

  • redução do retrabalho;
  • Otimização do tempo, para que o gestor  foque  nas atividades estratégicas da empresa;
  • facilita a análise de dados.

E essa agilidade que um software para gestão da qualidade proporciona resulta em:  um planejamento mais assertivo na busca de melhores resultados e crescimento do negócio.

Custos operacionais

Em relação aos custos, não importa o tamanho da empresa o impacto é o mesmo, prejuízo!

Por isso, da mesma forma que  qualquer ganho deve ser considerado, as ameaças devem ser mitigadas e tratadas para diminuir  seus impactos caso ocorram. Certamente,  a utilização de um software para gestão de riscos facilita esse trabalho e ainda diminui consideravelmente os custos.

Além do aumento da produtividade, o software permite eliminar gastos com a manutenção de servidores e ainda,  garante a segurança das informações de sua empresa.

Em um estudo recente, nós descobrimos que os principais desafios das empresas são:

  • Monitorar os processos de forma eficiente
  • Eliminar retrabalho
  • Promover melhorias nos processos internos
  • Engajamento dos colaboradores
  • Adaptação de novos colaboradores a rotina da empresa
  • Aumentar a receita

Você concorda? Estes também são os seus desafios? Se a resposta foi “SIM” então não importa o tamanho da sua empresa um software de gestão irá com certeza otimizar os processos facilitando assim o crescimento do seu negócio.

O Software para Gestão da Qualidade feito sob medida para PME

Agora você já sabe: Qualidade não é “coisa” de empresa grande! Tecnologia  é fundamental para sua empresa crescer e ter bons resultados. Pensando nisso a Forlogic desenvolveu um software para gestão da qualidade para pequenas empresas. Trata-se do Qualitfy que conta com a tecnologia Qualiex sob medida e ao alcance das pequenas que buscam grandes resultados.

Com o Qualitfy você terá:

  • processos organizados e controlados;
  • fluxos bem definidos;
  • acompanhamento dos indicadores de resultados;
  • gestão de riscos simplificada ;
  • e muito mais!

qualitfy

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!