Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000 e ISO 31000. Formada em Geografia na Universidade Estadual do Norte do Paraná e Pedagogia - Unopar. Ajudo empresas automatizarem seus processos da Gestão da Qualidade por meio de tecnologia com o software Qualiex. SDR na Forlogic Software! Me encontre no Linkedin.
Sei que esse assunto pode parecer bastante óbvio para alguns, mas ainda tem muita gente que não percebe que é impossível evoluir os processos e alcançar mais resultados separando Qualidade e Metrologia. E acredite, ainda tem muita gente que pensa dessa forma, separando as coisas.
Por isso resolvi escrever esse artigo para mostrar que não existe essa distinção, e para explicar porque Qualidade e Metrologia são fatores essenciais para garantir a conformidade dos produtos, para evitar desperdício e alcançar a satisfação do cliente.
É tudo questão de objetivo!
Mesmo que as atividades diárias (tarefas e até processos) sejam bastante diferentes, tanto a Qualidade quanto a Metrologia têm objetivos muito parecidos, senão iguais. Olha só:
1 – Evitar desperdício
Um dos principais objetivos da qualidade é agilizar o trabalho e evitar desperdícios, certo? O que acontece, por exemplo, se um instrumento de calibração estiver mal calibrado e estiver medindo incorretamente um milímetro a mais do que o estipulado no projeto?
Se a peça que estiver sendo produzida for um parafuso de uma estrutura metálica por exemplo, provavelmente não irá encaixar onde deveria e todo o lote terá que ser refeito, gerando retrabalho. Ou pode até acontecer de servir, mas o material gasto a mais causará prejuízos enormes.
2 – Garantir a Conformidade do produto
Outro objetivo da qualidade é garantir que o produto seja entregue de acordo com o que foi combinado com o cliente. Da mesma forma, a metrologia busca garantir que os produtos fabricados sejam feitos de acordo com que foi projetado. E o projeto é o que foi apresentado ao cliente, que foi aprovado e combinado com ele.
Isso quer dizer que tanto a Qualidade quanto a Metrologia tem como objetivo garantir que o cliente receba exatamente o que ele contratou. Assim, por exemplo, ambas vão atuar para que o parafuso que citei no parágrafo anterior não seja produzido com nenhum milímetro a mais.
3 – Alcançar a Satisfação do cliente
Satisfação é coisa séria, e não tem a ver apenas com deixar o cliente feliz. Tem a ver com garantir que o que você faz vai realmente entregar o que as pessoas precisam.
Imagine uma indústria que fabrica 400 Airbags por dia. O Airbag é acionado por um sensor de impacto. Todos os produtos devem ter e estar com o sensor de impacto muito bem calibrados, para que possam ser utilizados nos veículos e acionados no exato momento do impacto.
A Metrologia e a Qualidade são responsáveis por garantir que esses Airbags irão funcionar quando necessário. Se isso não acontecer, podemos colocar a vida das pessoas que utilizam os carros em risco. A satisfação, aqui, tem a ver com a segurança das pessoas, e não só com deixá-las felizes por ter um Airbag no carro. Se esse instrumento de segurança falhar porque não foi calibrado corretamente ou inspecionado corretamente pela qualidade, pessoas podem morrer. Satisfação é coisa séria!
Alinhar Qualidade e Metrologia é buscar excelência!
A nossa intenção aqui na Forlogic é ajudar as empresas no caminho da excelência, e acreditamos que Qualidade e Metrologia são essenciais nessa jornada! Por isso criamos o Qualiex (Software para Gestão da Qualidade), o Mylogical (Software para Gestão Metrológica), o Blog da Qualidade e o Blog da Metrologia, e tem muito mais coisa vindo por aí!
Nós fazemos isso porque acreditamos em um mercado em que não existe mais espaço para produtos e serviços de baixa qualidade, que não estejam direcionados às necessidades do cliente. Então é de extrema importância que a Qualidade e a Metrologia garantam a melhoria continua dos processos e produtos, sempre!
Não dá pra crescer, ganhar mercado e se tornar referência sem buscar a excelência na gestão, e o primeiro passo para isso é entender que a qualidade é prioridade e que não dá pra ter qualidade, evitar desperdícios e aumentar a satisfação do cliente se a metrologia também não for prioridade na sua empresa.