Gestão de processos

Qualidade e Metrologia: o caminho da excelência!

Imagem de um paquímetro medindo um parafuso
Imprimir artigo

Sei que esse assunto pode parecer bastante óbvio para alguns, mas ainda tem muita gente que não percebe que é impossível evoluir os processos e alcançar mais resultados separando Qualidade e Metrologia. E acredite, ainda tem muita gente que pensa dessa forma, separando as coisas.

Por isso resolvi escrever esse artigo para mostrar que não existe essa distinção, e para explicar porque Qualidade e Metrologia são fatores essenciais para garantir a conformidade dos produtos, para evitar desperdício e alcançar a satisfação do cliente.

É tudo questão de objetivo!

Mesmo que as atividades diárias (tarefas e até processos) sejam bastante diferentes, tanto a Qualidade quanto a Metrologia têm objetivos muito parecidos, senão iguais. Olha só:

1 – Evitar desperdício

Um dos principais objetivos da qualidade é agilizar o trabalho e evitar desperdícios, certo? O que acontece, por exemplo, se um instrumento de calibração estiver mal calibrado e estiver medindo incorretamente um milímetro a mais do que o estipulado no projeto?

Se a peça que estiver sendo produzida for um parafuso de uma estrutura metálica por exemplo, provavelmente não irá encaixar onde deveria e todo o lote terá que ser refeito, gerando retrabalho. Ou pode até acontecer de servir, mas o material gasto a mais causará prejuízos enormes.

2 – Garantir a Conformidade do produto

Outro objetivo da qualidade é garantir que o produto seja entregue de acordo com o que foi combinado com o cliente.  Da mesma forma, a metrologia busca garantir que os produtos fabricados sejam feitos de acordo com que foi projetado. E o projeto é o que foi apresentado ao cliente, que foi aprovado e combinado com ele.

Isso quer dizer que tanto a Qualidade quanto a Metrologia tem como objetivo garantir que o cliente receba exatamente o que ele contratou. Assim, por exemplo, ambas vão atuar para que o parafuso que citei no parágrafo anterior não seja produzido com nenhum milímetro a mais.

3 – Alcançar a Satisfação do cliente

Satisfação é coisa séria, e não tem a ver apenas com deixar o cliente feliz. Tem a ver com garantir que o que você faz vai realmente entregar o que as pessoas precisam.

Imagine uma indústria que fabrica 400 Airbags por dia. O Airbag é acionado por um sensor de impacto. Todos os produtos devem ter e estar com o sensor de impacto muito bem calibrados, para que possam ser utilizados nos veículos e acionados no exato momento do impacto.

A Metrologia e a Qualidade são responsáveis por garantir que esses Airbags irão funcionar quando necessário. Se isso não acontecer, podemos colocar a vida das pessoas que utilizam os carros em risco. A satisfação, aqui, tem a ver com a segurança das pessoas, e não só com deixá-las felizes por ter um Airbag no carro. Se esse instrumento de segurança falhar porque não foi calibrado corretamente ou inspecionado corretamente pela qualidade, pessoas podem morrer. Satisfação é coisa séria!

Alinhar Qualidade e Metrologia é buscar excelência!

A nossa intenção aqui na Forlogic é ajudar as empresas no caminho da excelência, e acreditamos que Qualidade e Metrologia são essenciais nessa jornada! Por isso criamos o Qualiex (Software para Gestão da Qualidade), o Mylogical (Software para Gestão Metrológica), o Blog da Qualidade e o Blog da Metrologia, e tem muito mais coisa vindo por aí!

Nós fazemos isso porque acreditamos em um mercado em que não existe mais espaço para produtos e serviços de baixa qualidade, que não estejam direcionados às necessidades do cliente. Então é de extrema importância que a Qualidade e a Metrologia garantam a melhoria continua dos processos e produtos, sempre!

Não dá pra crescer, ganhar mercado e se tornar referência sem buscar a excelência na gestão, e o primeiro passo para isso é entender que a qualidade é prioridade e que não dá pra ter qualidade, evitar desperdícios e aumentar a satisfação do cliente se a metrologia também não for prioridade na sua empresa.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

avaliando-a-eficacia-das-acoes-para-abordar-riscos
← Post mais recente
Avaliando a eficácia das ações para abordar riscos