Blog da Qualidade

Você sabe o que é um profissional polivalente?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Janaina

Janaina

+ posts

Sou auditora e RD na Empresa Oleofil, Formada em Ciencias Contábeis pela FAFIMAN, com Pós gradução em Pericia e Auditoria Contábil. Me encontre em Facebook e Linkedin

Hoje vamos falar sobre o profissional polivalente e para iniciarmos o entendimento sobre polivalência vamos definir a palavra segundo dicionário:
 Polivalente:Diz-se de indivíduos que têm a possibilidade de desempenhar muitas funções diferentes;
Quando as empresas decidem recrutar funcionários para exercer várias funções dentro de uma célula de trabalho precisamos deixar claro ao nosso colaborador que ele não será um quebra galho, alguém inútil que será utilizado quando não temos ninguém para exercer aquele trabalho especifico, ele será um profissional multifuncional, com treinamento e uma qualificação profissional e uma remuneração maior do que qualquer outro operador mono funcional.
Na busca desses operadores polivalentes deve se analisar o perfil verificando se ele possui algumas características abaixo:

  • Ter disposição para treinamento continuo;
  • Bom relacionamento Interpessoal;
  • Possuir iniciativa;
  • Ser responsável;
  • Questionador.

Esse operador multifuncional com a troca de posto de trabalho estará sempre inserido dentro de um principio de melhoria continua, no qual poderá enxergar “vícios” no processo, o qual um operador mono funcional já não consegue enxergar.
A polivalência quando comparada ao sistema tradicional de trabalho mono funcional possui as seguintes vantagens:

  • Para o colaborador uma redução da fadiga;
  • Conhecimento em várias áreas;
  • Aplicação de oportunidades de melhoria;
  • Está apto a verificar as não conformidades;
  • Redução das perdas;
  • Aumento da qualidade do produto/processo;

Esse é o novo profissional que as empresas buscam no mercado de trabalho, um profissional de mente aberta, um camaleão, alguém disposto a mudar conforme o mercado muda sem medo de arriscar.

Sobre o autor (a)

12 comentários em “Você sabe o que é um profissional polivalente?”

  1. André Luiz Gonçalves

    Muito bom artigo, percebo que isso vem acontecendo há anos, pois em empresas que trabalhei, sempre existiu e existe até hoje e é um grande diferencial quando estamos contratando algum profissional.

  2. ótimo artigo. hoje as empresas querem profissionais assim com multifunções e junto dele várias idéias no sentido de melhorias em determinada área dentro da empresa, esse sim acredito que seja o profissional do futuro.

  3. eyder reis araujo

    trabalho como polivalente em uma empresa porém minha remuneração é igual posso consultar o Rh sobre algum aumento de salário?

  4. Ola boa tarde para todos…achei muito emportante a matèria….gostei mesmo…atuo nessa area.porem estou desempregado….nós polivalentes..somos previlegiados por Deus a saber tantos recursos…pena q as vezes não somos visto pela a sociedade…mas somos valentes…e sempre arrumamos uma forma de colocar a comida na mesa…dormimos com fome mas os nossos filhos não….q a sociedade possa encherga-nos por q somos bons não só bons mas de carater….linda a matéria!!!!!!

  5. Qual nome se dá, à empresas que oferecem vários serviços. Ou seja uma empresa polivalente. No meu caso , faço vários trabalhos de manutenção industrial. Em que eu me enquadro , ? Poderia me ajudar ?

  6. Eu trabalho no INATEL e sou polivalente, estou aqui a 12 anos nunca me deram um escalam e só recebo o salário mínimo e é se quero, já me foi dito a porta está aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!