Blog da Qualidade

A importância da Qualidade nos Anos 20

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Virgilio Santos

Virgilio Santos

+ posts

Master Black Belt atuando e coordenando mais de uma centena de projetos de melhoria. É engenheiro mecânico, mestre e doutor pela Unicamp, sendo que seu doutorado foi um marco no gerenciamento de inovações. Foi gerente de melhoria de processos na Ambev, onde pôde entender melhor a realidade de grandes empresas. É CEO e cofundador da FM2S Educação e Consultoria.

Qual a importância da Qualidade para as empresas atualmente? 

Quer sejam impulsionadas pela concorrência global, um ambiente dinâmico de regulamentação, governança e conformidade ou por forças de mercado e internas, as empresas hoje veem mais a qualidade como uma iniciativa estratégica de negócios e menos como uma obrigação superficial. Os ares da década de 90 e dos anos 2000 já passaram.

Quando perguntamos aos nossos clientes sobre a importância da Qualidade, 66% a colocaram com uma questão estratégica. Apenas 5% reportaram tratarem a Qualidade de forma pontual e não de maneira sistêmica, mostrando que os preceitos fundamentais lá do início do século XX, final do XIX ainda estão presentes. Dentre as ações reportadas, temos:

  • Criação de uma cultura de qualidade (51%)
  • Iniciativas de Treinamento em toda a empresa (49%)
  • Melhorar a qualidade do fornecedor (49%)
  • Investir em soluções de software na área (48%)
  • Contratação de um time para a área da qualidade (47%)
  • Investir em ferramentas de análise da qualidade (45%)

Especificamente, as empresas que estão comprometidas com a qualidade estão mais focadas em investir em treinamento para toda a empresa e na melhoria da Qualidade dos seus fornecedores. E no futuro, de 3 a 5 anos, esse compromisso deve continuar se quiserem colher todos os benefícios da Qualidade como um impulsionador estratégico em todos os departamentos.

Como sugestão de cursos para a materialização da Qualidade, recomendamos a trilha Lean Six Sigma . Fazemos isso, pois tais conceitos são fundamentais para a resolução de problemas complexos e análise dos indicadores disponíveis. Para a quantidade de dados disponíveis atualmente, é fundamental desenvolver as competências necessárias para interpretar e analisar e agir com assertividade, disponibilizando aos colaboradores as melhores técnicas, softwares e ferramentas.

Começando pela metodologia Lean Six Sigma, com a Certificação Yellow Belt, os profissionais têm acesso a toda base de conhecimento de ferramentas para solução de problemas, análises estatísticas e melhoria de processos. Problemas crônicos nas empresas podem ser resolvidos se os profissionais dominarem essas técnicas. Em seguida, a Certificação Green Belt, que aprofunda esse conhecimento e capacita em ferramentas estatísticas mais elaboradas, que ampliam o potencial de soluções.

O modelo Europeu para Gestão da Qualidade (EFQM) 2020

Desde a sua introdução em 1991, o modelo EFQM (European Foundation for Quality Management) é reconhecido como uma estrutura global que ajuda as organizações a gerenciar mudanças e melhorar o desempenho organizacional. O modelo é de natureza genérica para garantir sua aplicabilidade a organizações independentemente de seu porte, escopo ou setor de negócios e foi adotado por milhares de entidades em todo o mundo.

Para garantir a sua validade e adequação, o modelo EFQM é sujeito a revisões e ajustes periódicos com base em pesquisas setoriais e acadêmicas, apoiados em diversos temas e metodologias que propiciam a integração das mais diversas áreas de gestão. Em 2019, a EFQM introduziu o novo modelo EFQM 2020, após um extenso processo de revisão de cocriação. O modelo EFQM 2020 é apoiado pelos valores europeus de ética empresarial e incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Com isso, pode-se afirmar que o modelo nasceu para atender aos anseios da Indústria 4.0, do ESG e do desenvolvimento sustentável.

No atual paradigma da Indústria 4.0 e da transformação digital, a Qualidade 4.0 surgiu como a combinação de modelos e abordagens de gestão da qualidade e melhoria com tecnologia para promover competências críticas e fatores para o sucesso organizacional. Embora a tecnologia impulsione a transformação digital, as organizações precisam apoiar modelos de negócios e gestão para alcançar competitividade duradoura.

A nova relação entre Qualidade e Tecnologia

A Indústria 4.0 é mais centrada na tecnologia (tecnologia como principal motivador) e a qualidade é centrada no cliente (tecnologia como um facilitador) e ambas as abordagens visam melhorar o desempenho e os resultados. Sem a qualidade do produto e do processo, a Indústria 4.0 não pode melhorar totalmente a flexibilidade e a produtividade.

Por outro lado, sensores inteligentes, automação e big data podem dar suporte ao Controle Estatístico de Processos (SPC) ou ao Six Sigma, fornecendo dados no nível dos processos para gerenciamento de qualidade total (TQM) de alto nível. As pesquisas envolvendo Qualidade e Indústria 4.0 são escassas. Os autores têm se concentrado em clientes, qualidade, Lean, Indústria 4.0, scorecards de qualidade, gestão da qualidade e Indústria 4.0, ou, mais recentemente, a qualidade como estratégia para adoção da Indústria 4.0.

O modelo EFQM 2020 incorporou TQM, Indústria 4.0 e princípios e abordagens de sustentabilidade, enfatizando a entrega simultânea de excelente desempenho enquanto gerencia a transformação do paradigma da Indústria 4.0. O modelo pode fornecer às organizações um framework de negócios abrangente, atualizado e integrado, contribuindo para a qualidade e a excelência organizacional na era da Indústria 4.0. Em suma, o modelo EFQM 2020 e as abordagens da Indústria 4.0 compartilham objetivos comuns, de melhorar o desempenho organizacional, porém com fundamentos conceituais distintos.

Para mim, o EFQM 2020 atrelado ao treinamento e a capacitação dos profissionais é a melhor maneira de tangibilizar a Qualidade dos anos 20. Em outras palavras, o modelo EFQM 2020 engloba modelos de gestão da qualidade, mas deve ser complementado por abordagens, métodos, técnicas e ferramentas de engenharia de qualidade mais “rígidas”.

Se você é da área da Qualidade, recomendamos fortemente a leitura cuidadosa do modelo EFQM 2020, pois isso o colocará em linha com as mais modernas técnicas da área. Indústria 4.0, ESG, Desenvolvimento Sustentável e revolução tecnológica já conversam com qualidade.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!