Blog da Qualidade

Como o Qualiex te ajudará a controlar o Planejamento Estratégico

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Paola Fredegoto

Paola Fredegoto

+ posts

Especialista Qualiex, Auditora Líder nas normas: ISO 9001, ISO 31.000
e ISO 22.000. Ajudo profissionais da Qualidade à automatizarem sua Gestão! Me encontre também no Facebook e Linkedin.

A gente tem falado bastante sobre o BSC aqui no blog, e escolhemos focar nesta ferramenta porque ela apoia algo muito importante nas empresas: a estratégia! Vejo muitas pessoas que controlam os planos de ação da estratégia em planilhas, neste caso, mesmo utilizando o BSC (que é uma ótima ferramenta), as pessoas se perdem no meio do caminho e não conseguem controlar o Planejamento Estratégico, resultado: a estratégia acaba não acontecendo.

Pensando nisso, desenvolvemos o Módulo Gestão Estratégica, uma ferramenta para fazer o acompanhamento da estratégia sem utilizar planilhas, tornando mais simples a visualização do planejamento e do mapa como um todo. Neste artigo, vou te mostrar 3 vantagens de utilizar o Módulo Gestão Estratégica para acompanhar a estratégia da sua empresa.

1 – Visualização do Mapa da Estratégia:

O mapa estratégico é o que vai orientar as pessoas que põe em prática os planos da sua empresa. Ele tem que ser simples ao ponto dos colaboradores olharem para ele e serem capazes de entender onde a empresa quer chegar. Quando o mapa é feito em planilhas, as informações ficam muito dispersas, divididas em várias abas, tornando a planilha lenta, confusa e muito difícil de compreender.

Como o Módulo Qualiex, você terá as informações em um só lugar e organizadas de forma simples e prática. O BSC já vem cadastrado como padrão e você poderá formatar as cores de fundos e das letras, acrescentar tags e até mesmo alterar os nomes das perspectivas, tornando o mapa mais visual e fácil de consultar. Olha só como o mapa fica fácil de consultar:

2 – Centralize suas informações

Outro problema de utilizar planilha é que pode acontecer de ter várias planilhas espalhadas pela empresa, pois cada gestor monitora o seu objetivo e ações individualmente. Assim, fica muito difícil saber se as informações estão atualizadas e a estratégia está sendo alcançada ou não.

Como o Módulo Gestão Estratégica é uma ferramenta online, todos os gestores acessarão o mesmo mapa e atualizarão uma única fonte de dados. Tudo isso de forma padronizada e rápida, atualizando os planos de ação em tempo real e mantendo todos informados sobre o andamento dos projetos.

 

3 – Vincule os planos de ação aos objetivos da sua empresa

Você já parou para pensar se os planos que você está executando hoje realmente estão ajudando a sua empresa chegar aonde ela pretende? Afinal, pode ser que você esteja criando planos de ação que não tem a ver com os objetivos da sua estratégia.

Os planos de ação têm que ser feitos relacionando tudo que acontece na empresa, ou seja, precisam ser levados em considerações os objetivos estratégicos, indicadores, ações e uma série de outros fatores. Muitas vezes, por causa da descentralização das informações, os gestores e alta direção não conseguem analisar todas as informações e os planos de ação acabam não atuando de verdade para atingir a estratégia.

Com o Qualiex Gestão Estratégica, é possível associar os planos de ação da empresa aos objetivos estratégicos, tornando a gestão mais visual e focada. Você conseguirá, por exemplo, ver quais objetivos possuem mais planos de ação atrelados a ele, o que facilita na tomada de decisões e na priorização. Além disso, dentro de cada objetivo, é possível você acompanhar o status das ações e saber por quem ele está sendo executado.

-blog-da-qualidade

Organize sua estratégia para controlar o Planejamento Estratégico!

Não estou falando que você não conseguirá acompanhar o seu BSC em planilhas, entretanto, dependendo do tamanho da sua organização e da complexidade dos seus planos, vai ser muito mais difícil e você vai precisar gastar muito tempo só para organizar isso.

É claro que organizar as coisas é importante, mas o que vai fazer a sua estratégia acontecer é a execução e o Módulo Gestão Estratégica do Qualiex vai te ajudar exatamente nisso, a estruturar mais facilmente o seu BSC e deixar mais claro o que cada um precisa fazer, centralizando tudo e facilitando o acesso às informações. Então, clica no botão abaixo e vamos conversar sobre como podemos melhorar a sua gestão estratégica:

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!