Blog da Qualidade

Entendendo a Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

luciana

luciana

+ posts

Analista de Controle da Qualidade
Auditor Líder ISO 9001

A Qualidade pode ser resumida como sendo a busca permanente por melhores resultados a partir do melhor desempenho de cada um dos elementos de um processo, devendo estar sempre orientada para o cliente, atendendo as suas necessidades e superando as suas expectativas. É um conceito percebido de forma diferenciada, abrangente e ampla, em função das necessidades, experiências e expectativas de cada um.
A gestão da Qualidade se cristaliza quando é desenvolvido um “Espírito de Qualidade” compartilhado por toda a força de trabalho devendo ser dada uma grande ênfase ao papel das pessoas, fator crucial para o sucesso de qualquer política de melhoria que venha a ser instituída.
Numa organização, a Qualidade jamais poderá ser implementada e alcançada com sucesso individual, pois é resultante do envolvimento de toda a sua estrutura.
Principais definições:
O termo Qualidade pode ser definido sob vários aspectos, entre eles:
1. Transcendentais
A Qualidade é entendida como sendo constituída de padrões elevadíssimos, universalmente conhecidos.
2. Baseado no produto/serviço
A qualidade constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados nos produtos.
3. Baseado no cliente
A Qualidade é vista como o atendimento pleno aos requisitos dos clientes.
4. Baseado na produção
A Qualidade é vista como o atendimento às especificações do projeto do produto ou serviço, na sua fase de produção.
5. Baseada no valor
A Qualidade é entendida como sendo a relação entre o uso e o preço, ou seja, o preço que o cliente está disposto a pagar pela qualidade de um produto/serviço.
A partir das definições apresentadas, a Qualidade pode ser conceituada segundo o enfoque, ou seja, não há uma definição única para Qualidade.
Para praticar a qualidade é importante corresponder a uma total sintonia entre o que é produzido e o que o cliente solicita, por exemplo: Os requisitos do Cliente se desdobram em requisitos de produto (unidade industrial instalada, custo e prazo) e de serviços (reuniões e relatórios periódicos, SMS, etc.) sendo acordados no documento ANSE: Acordo de Nível de Serviço Específico.
Mas diante de tantos detalhes falando de qualidade, fica no ar uma pergunta também importante pra empresa: Como aumentar a nossa produtividade através da qualidade?
Este é outro assunto, que veremos em outra oportunidade.

 Referências

JURAN, J.M. GRYNA, Frank M. Controle da qualidade. Volume IX. São Paulo: Makron Books, 1993.

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Entendendo a Qualidade”

      1. Vanilseia Campos

        Que bom que temos pessoas como você é muitos aqui nesse blog que gostam de compartilhar à informação, isso faz um bem muito grande para todos os que gostam de fazer a diferença.

  1. Simone Cunha

    Minha empresa está em processo da implantação e certificação ISO 9001, adoro esse blog e sempre estou compartilhando os artigos com os meus colegas de trabalho. São informações esclarecedoras de fácil entendimento. Parabéns e obrigada pela existência desse blog. Muito muito bom!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!