Blog da Qualidade

A Evolução do Sistema de Gestão da Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

luciana

luciana

+ posts

Analista de Controle da Qualidade
Auditor Líder ISO 9001

Já vimos sobre a função do Sistema de Gestão da Qualidade no post anterior e hoje vamos entender sobre a evolução desse recurso para assim conhecer de forma efetiva seus benefícios.
A preocupação com a Qualidade é milenar. Sua utilização como função gerencial determinou práticas utilizadas durante certo período, fomentando o surgimento de outras sistemáticas incorporadas à gestão como ferramentas específicas. Entre outras podemos citar as seguintes:
Inspeção: Nesse período a qualidade se restringia ao produto acabado, não produzindo Qualidade, mas apenas indicando defeitos. Os consumidores acabavam inspecionando os bens e serviços.
Controle Estatístico: Com o aparecimento da produção em massa, surge o Controle Estatístico (CEP), a introdução de técnicas de amostragem, e procedimentos com base estatística e o setor de Controle da Qualidade. Sistemas da Qualidade começam a ser Introduzidos (Anos 30 EUA; Anos 40 Japão).
Gestão da Qualidade Total: Na década de 50 surge uma nova filosofia gerencial, marcando o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um Sistema da Qualidade. A Qualidade deixa de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de um departamento e passa a ser uma atribuição de toda a organização (PDCA).
Na década de 80 em diante, com vistas à sobrevivência das empresas e consideração à uma sociedade mais competitiva, o Planejamento Estratégico se consolida atrelado às novas técnicas de gestão e impacto da Qualidade sobre todo o mercado. A Excelência da Qualidade é a nova ordem das organizações.

“Todos nós devemos ver a Gestão da Qualidade não apenas como mais um programa de modernização. Trata-se de uma nova maneira de ver as relações entre as pessoas, na qual o benefício comum é superior ao de uma das partes.”

E para mantermos a produtividade também é imprescindível que não deixemos a falta de Qualidade impactar negativamente. Devemos então levar em consideração os seguintes fatores:

  • Deficiências na capacitação dos recursos humanos quanto aos conceitos e premissas do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade),
  • Modelos gerenciais que não geram motivação à força de trabalho,
  • Tomada de decisões não sustentadas adequadamente por fatos e dados gerados pelo próprio SGQ,
  • Posturas e atitudes que não promovem a melhoria contínua dos processos.

A Gestão da Qualidade precisa ser entendida como uma filosofia que exige mudanças de atitudes e comportamento, visando:

  • A mudança de cultura da Organização como um todo,
  • A descentralização da estrutura de decisões,
  • O contínuo aprimoramento dos processos,
  • O comprometimento de todos com o desempenho e resultados,
  • Autocontrole (mudança do sistema de controle da Qualidade atual),
  • Relações internas mais participativas,
  • Comunicação mais eficiente

A ideia básica de um planejamento da Qualidade como objeto de um Sistema de Gestão é a busca da produção dentro da conformidade, ou seja, a produção correta da primeira vez. Mas irei falar sobre este assunto na próxima oportunidade.
Para simplificar seu entendimento, veja esse infográfico que ilustra as Eras da Qualidade:

Infográfico Eras da Qualidade
Eras da Qualidade

 

Referência
Longo, R. M. J. – 1994

Sobre o autor (a)

6 comentários em “A Evolução do Sistema de Gestão da Qualidade”

  1. Tecnoprint Impressos Técnicos

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, não achei um post para perguntar sobre.
    No caso de um POP de Amostragem (Fábrica de Correlatos para Saúde- Bobinas de Papel para Eletrocardigrama), é necessário Inspecionar 100 % do processo do lote (que compreende: Corte do papel, impressão no papel, bobinamento deste papel, embalagem e rotulagem)?

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados