Gestão de processos

Qual o Custo da Qualidade?

Custo da Qualidade Qualidade
Imprimir artigo

Depois que discorremos sobre o que é a Qualidade, como aumentar a nossa produtividade (Sistema de Gestão da Qualidade), e sobre A Evolução do Sistema de Gestão da Qualidade, fica nítida a seguinte pergunta: E o custo da qualidade?

Neste post vamos apontar a preocupação da organização, que através de seu Sistema de Gestão de Qualidade, precisa buscar fazer correto da primeira vez e mantendo a sua conformidade. Veremos então, um pouco sobre os Custos da Qualidade.
Uma organização de sucesso pode ser medida pelo desenvolvimento de estratégias que proporcionem o aumento de sua capacidade competitiva e a sua produtividade.

O Custo da Qualidade vem sendo considerado fator fundamental para a tomada de decisões e cada vez mais as organizações utilizam e valorizam essa abordagem.

As ações das organizações devem estar sempre voltadas para extrair do Sistema de Gestão da Qualidade os melhores resultados, com base na implantação eficiente das respectivas ferramentas.

O Custo da Qualidade para a administração das organizações modernas fornece informações valiosas para o planejamento estratégico e contribui decisivamente para a otimização dos processos e do desempenho financeiro.

CONCEITOS e PREMISSAS

A falta da Qualidade ou o não atendimento aos requisitos (Não Conformidades) gera custo adicional, pois quando um produto ou serviço apresenta falha, os defeitos devem ser corrigidos ou um novo produto deve ser produzido.

Se temos Qualidade como valor:

Custo da Qualidade = custo de manutenção da Qualidade (PREVENÇÃO + AVALIAÇÃO)

Se não temos qualidade como valor:

Custo da Qualidade = custo de manutenção da Qualidade + custo da não conformidade + custo correção de defeitos + custo de “reprodução”.

Com base na mensuração adequada da Qualidade (indicadores) a organização pode analisar e verificar o seu desempenho financeiro.

Para compor o Custo da Qualidade no Trabalho, temos também todos os custos envolvidos no investimento em recursos para alcançar o “trabalho correto da primeira vez” (atividades, materiais, equipamentos, tempo e pessoal), bem como os gastos na produção do serviço ou produto conforme.

Resumindo:

custoqualidade1

No próximo post vou apresentar as prevenções para que um processo de produção denominado “Processo Conforme” produza produtos ou serviços corretos, de forma consistente e de acordo com o planejado.

Referência:

Longo, R. M. J. – 1994

Autor

Comentários

Posts Relacionados

promoção Qualidade
← Post mais recente
Sorteio do Blog da Qualidade!