Blog da Qualidade

Gestão de Mudanças: saiba o que é e como aplicar

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Kelly Luana

Kelly Luana

Perita em qualidade, graduada no curso superior de gestão da qualidade, auditora líder das normas ISO 9001 e Boas Práticas de Fabricação, apaixonada por melhoria de processos com foco em pessoas!!!
Minha missão é: traduzir conceitos para todos os públicos. "Qualidade está em tudo, ou a boa ou a má, qual delas você está praticando? " Kelly Luana 🌻

Você sabe o que é a Gestão de Mudanças e qual sua importância para as organizações?

Esta é uma prática fundamental em um mundo que está em constante transformação. Saber como conduzir as mudanças de uma empresa pode ser a chave para garantir que a melhoria contínua está, de fato, sendo realizada.

Afinal, para alcançarmos a tão desejada evolução, precisamos conduzir os envolvidos em uma jornada de melhoria, adaptação e transformação.

Neste artigo, entenderemos de forma ampla como aplicar esta estratégia para garantir que as mudanças de sua organização sejam efetivas e gerem resultados. Continue lendo para entender como fazer com que as transformações sejam abraçadas pela sua equipe com entusiasmo e clareza.

A gestão de mudanças nas empresas

Por muitas vezes, durante a vida de uma empresa, se faz necessário mudar. Essa necessidade se dá devido a vários fatores, podendo eles serem externos, internos ou ambos, tendo como pilar a melhoria contínua.

Já dizia Deming:

“não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

Com as mudanças não seria diferente. Ou seja, é preciso medir, definir e planejar todas as mudanças a serem executadas, sendo elas de maior ou menor impacto.

Isso é fundamental para que as mudanças sejam adequadamente gerenciadas e avaliadas em relação ao atendimento de suas expectativas.

Como aplicar a gestão de mudanças nas organizações

Sabemos que gerenciar mudanças não é nada fácil. É preciso ter clareza e estratégia para garantir que as transformações sejam realizadas de forma fluida e contribuam para os objetivos da empresa.

Por isso, a seguir, vamos conferir algumas orientações que podem contribuir para que este processo seja realizado de forma construtiva e proveitosa.

Identificação da necessidade

O processo de gestão de mudanças nas organizações começa com a identificação da necessidade de mudança. Isso envolve a realização de uma análise de impacto para entender como a mudança afetará os processos, a estrutura, a cultura e os funcionários da organização.

Ao identificar e implementar as mudanças necessárias, as empresas podem melhorar a produtividade dos funcionários, reduzir custos. Em última análise, esta prática contribui para que a organização possa atingir seus objetivos.

Identificar a necessidade de gestão de mudanças e gerenciar expectativas é crucial para o sucesso de qualquer programa de gestão de mudanças. É importante envolver todas as partes interessadas no processo de identificação da necessidade de mudança.

Ao identificar a necessidade, é possível garantir que todos estejam envolvidos e compreendam as razões para que ela aconteça.

Planejamento da mudança

O planejamento da implementação é o próximo passo no processo de gestão de mudança. Isto envolve o desenvolvimento de um plano detalhado sobre como a mudança será implementada.

Este planejamento envolve cronogramas, recursos necessários, além de riscos e desafios potenciais. Os 7 R’s da gestão de mudanças são uma abordagem estruturada para facilitar a implementação bem-sucedida de mudanças nas organizações.

Os 7 R’s são:

  • Razão para mudança
  • Retorno do investimento
  • Riscos
  • Recursos
  • Responsabilidades e papeis
  • Relacionamentos
  • Roteiro

Ao seguir esta abordagem estruturada, as organizações podem garantir que a mudança seja implementada de forma suave e eficaz. Sem um planejamento adequado, tentar implementar uma mudança organizacional pode gerar caos, confusão e desaceleração da empresa.

Se o método dos 7 R’s te interessou, comente ao final deste artigo. Podemos escrever um novo artigo detalhando cada etapa para te ajudar na implementação de mudanças na sua empresa.

Resistência à mudança, e agora?

Gerenciar a resistência à mudança é um aspecto crítico do processo de gestão. Essa resistência é comum em muitas organizações. Neste contexto, é essencial geri-la para minimizar o impacto nos colaboradores e na organização.

Isto engloba envolver os funcionários e as partes interessadas no processo de mudança. Além disso, este processo também inclui comunicar suas razões e abordar quaisquer preocupações ou problemas que surjam.

Ao gerir a resistência à mudança de forma eficaz, as empresas podem garantir que elas sejam implementadas com sucesso e que seus benefícios sejam alcançados.

Mudar é preciso. Analisar também!

Assim como em qualquer processo de gerenciamento, é necessário aplicação de técnicas de desenvolvimento e medição em todo o procedimento. Com isso, é possível mitigar os impactos negativos, prevendo-os e criando planos de ação para eles.

Uma boa gestão de mudanças nos traz o benefício de atender às expectativas da organização e das partes interessadas. Dessa forma, podemos buscar eficácia e eficiência, além de aumentar a probabilidade de sucesso.

Como tem sido a gestão de mudanças na sua empresa? Escreva nos comentários e compartilhe conosco um pouco de suas experiências ao gerenciar as transformações da sua organização. Até a próxima!

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade! 

Gostou das dicas sobre Gestão de mudanças? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa. 

 E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca. 

 Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco! 

Referências:

O que é Gestão de Mudanças?

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados