Perita em qualidade, graduada no curso superior de gestão da qualidade, auditora líder das normas ISO 9001 e Boas Práticas de Fabricação, apaixonada por melhoria de processos com foco em pessoas!!!
Minha missão é: traduzir conceitos para todos os públicos. "Qualidade está em tudo, ou a boa ou a má, qual delas você está praticando? " Kelly Luana 🌻
Você sabe o que é a Gestão de Mudanças e qual sua importância para as organizações?
Esta é uma prática fundamental em um mundo que está em constante transformação. Saber como conduzir as mudanças de uma empresa pode ser a chave para garantir que a melhoria contínua está, de fato, sendo realizada.
Afinal, para alcançarmos a tão desejada evolução, precisamos conduzir os envolvidos em uma jornada de melhoria, adaptação e transformação.
Neste artigo, entenderemos de forma ampla como aplicar esta estratégia para garantir que as mudanças de sua organização sejam efetivas e gerem resultados. Continue lendo para entender como fazer com que as transformações sejam abraçadas pela sua equipe com entusiasmo e clareza.
A gestão de mudanças nas empresas
Por muitas vezes, durante a vida de uma empresa, se faz necessário mudar. Essa necessidade se dá devido a vários fatores, podendo eles serem externos, internos ou ambos, tendo como pilar a melhoria contínua.
Já dizia Deming:
“não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.
Com as mudanças não seria diferente. Ou seja, é preciso medir, definir e planejar todas as mudanças a serem executadas, sendo elas de maior ou menor impacto.
Isso é fundamental para que as mudanças sejam adequadamente gerenciadas e avaliadas em relação ao atendimento de suas expectativas.
Como aplicar a gestão de mudanças nas organizações
Sabemos que gerenciar mudanças não é nada fácil. É preciso ter clareza e estratégia para garantir que as transformações sejam realizadas de forma fluida e contribuam para os objetivos da empresa.
Por isso, a seguir, vamos conferir algumas orientações que podem contribuir para que este processo seja realizado de forma construtiva e proveitosa.
Identificação da necessidade
O processo de gestão de mudanças nas organizações começa com a identificação da necessidade de mudança. Isso envolve a realização de uma análise de impacto para entender como a mudança afetará os processos, a estrutura, a cultura e os funcionários da organização.
Ao identificar e implementar as mudanças necessárias, as empresas podem melhorar a produtividade dos funcionários, reduzir custos. Em última análise, esta prática contribui para que a organização possa atingir seus objetivos.
Identificar a necessidade de gestão de mudanças e gerenciar expectativas é crucial para o sucesso de qualquer programa de gestão de mudanças. É importante envolver todas as partes interessadas no processo de identificação da necessidade de mudança.
Ao identificar a necessidade, é possível garantir que todos estejam envolvidos e compreendam as razões para que ela aconteça.
Planejamento da mudança
O planejamento da implementação é o próximo passo no processo de gestão de mudança. Isto envolve o desenvolvimento de um plano detalhado sobre como a mudança será implementada.
Este planejamento envolve cronogramas, recursos necessários, além de riscos e desafios potenciais. Os 7 R’s da gestão de mudanças são uma abordagem estruturada para facilitar a implementação bem-sucedida de mudanças nas organizações.
Os 7 R’s são:
- Razão para mudança
- Retorno do investimento
- Riscos
- Recursos
- Responsabilidades e papeis
- Relacionamentos
- Roteiro
Ao seguir esta abordagem estruturada, as organizações podem garantir que a mudança seja implementada de forma suave e eficaz. Sem um planejamento adequado, tentar implementar uma mudança organizacional pode gerar caos, confusão e desaceleração da empresa.
Se o método dos 7 R’s te interessou, comente ao final deste artigo. Podemos escrever um novo artigo detalhando cada etapa para te ajudar na implementação de mudanças na sua empresa.
Resistência à mudança, e agora?
Gerenciar a resistência à mudança é um aspecto crítico do processo de gestão. Essa resistência é comum em muitas organizações. Neste contexto, é essencial geri-la para minimizar o impacto nos colaboradores e na organização.
Isto engloba envolver os funcionários e as partes interessadas no processo de mudança. Além disso, este processo também inclui comunicar suas razões e abordar quaisquer preocupações ou problemas que surjam.
Ao gerir a resistência à mudança de forma eficaz, as empresas podem garantir que elas sejam implementadas com sucesso e que seus benefícios sejam alcançados.
Mudar é preciso. Analisar também!
Assim como em qualquer processo de gerenciamento, é necessário aplicação de técnicas de desenvolvimento e medição em todo o procedimento. Com isso, é possível mitigar os impactos negativos, prevendo-os e criando planos de ação para eles.
Uma boa gestão de mudanças nos traz o benefício de atender às expectativas da organização e das partes interessadas. Dessa forma, podemos buscar eficácia e eficiência, além de aumentar a probabilidade de sucesso.
Como tem sido a gestão de mudanças na sua empresa? Escreva nos comentários e compartilhe conosco um pouco de suas experiências ao gerenciar as transformações da sua organização. Até a próxima!
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Referências: