Blog da Qualidade

Gestão Integrada: Como está a gestão da sua organização?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Mariya Yuki Tokuho

Mariya Yuki Tokuho

+ posts

Sou especialista no Qualiex e Qualitfy, atuo no time de Experiência do Cliente ForLogic. Mãe de pet, gamer e viciada em desenho. Especialista em Gestão Integrada de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Acredito que a qualidade deve estar em todos os pontos da nossa vida e tenho fé que toda pequena ação pode ser um gatilho para mudanças.

Quem nunca atuou em um assunto que estava sendo trabalhado por outro time e, no final, as decisões não se conversavam? É, meu amigo, você não está sozinho nessa luta. A falta de integração entre os times é uma dor muito mais comum do que a gente pensa e pode acontecer em todos os tipos e tamanhos de empreendimento.

Por muito tempo, pensei que este problema estava unicamente relacionado à falta de comunicação entre as áreas. Porém, parando pra analisar mais profundamente, o problema é bem mais fundo do que pensamos e está na maneira que a organização é gerenciada.

E o que eu quero dizer sobre isso?

Quando uma gestão é estruturada levando em conta apenas algumas partes interessadas, em algum momento do caminho ocorrerão bifurcações que o impedirão de alcançar os objetivos estratégicos que foram definidos.

É nestes momentos que uma metodologia cada vez mais abordada entre as instituições pode te apoiar na melhor tomada de decisão, e estou falando sobre ter uma Gestão Integrada dos Processos.

Conceito de Gestão integrada

O conceito de Gestão Integrada vai muito além de apenas ter certificações que cumpram requisitos de mais de uma norma em paralelo. É você ter seus processos convergindo para a mesma direção e todos se apoiando mutuamente para alcançar os objetivos estabelecidos.

Não estou falando que ter mais de uma certificação é ruim, muito pelo contrário, estas certificações são o resultado do trabalho que foi feito na organização. Estou falando sobre ter uma abordagem estratégica que visa unificar e gerenciar todos os elementos da organização, desde pessoas e recursos financeiros até processos operacionais e estratégias de negócios.

Falando desse jeito, parece que é um sonho inalcançável diante do tamanho de coisas que precisamos fazer para chegar nesse ponto. Mas, trazendo para a realidade, ter uma gestão integrada é um sonho trabalhoso, mas não inalcançável.

Como começar uma gestão integrada?

Existem alguns pontos que você pode estabelecer para começar uma gestão integrada na sua organização:

  • Tenha claro qual é o objetivo da sua organização com uma gestão integrada. Este ponto vai ser o gatilho que você terá sempre que estiver saindo da rota.
  • Trabalhe para construir e consolidar processos padronizados. Sem padrão, você nunca saberá o quão perto está de alcançar seus objetivos.
  • Centralize suas informações com um Sistema de Informação Integrado, onde seja fácil para seus colaboradores consultarem as informações que são pertinentes aos processos. Não esqueça de ter segurança com este sistema, pois são as informações da sua organização que estarão em jogo.
  • A cultura organizacional deve apoiar esta Gestão Integrada. Este ponto vai te apoiar a prevenir falta de comunicação entre os times e também assegurar que o objetivo de cada parte da organização caminhe para o objetivo principal.
  • Treine e desenvolva seus colaboradores. Não podemos cobrar demandas se seu time não foi devidamente capacitado para atuar com estas demandas. Lembre-se de que uma organização é feita principalmente de pessoas.

E como que coloco tudo isso na prática?

Pensando no cenário de empresas que já atendi, muitas estruturam suas gestões baseadas em requisitos de ISO.

Embora eu não concorde com esta situação, pois certificações são o resultado do trabalho e não o objetivo, para ficar mais didático, vou trazer o cenário de uma organização que busca acreditação nas normas ISO 9001:2015, 14001:2015 e 45001:2018 (Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho).

Estas 3 normas possuem requisitos que diferem entre si em decorrência do objetivo de cada uma, porém no final, elas buscam o mesmo resultado que é a melhoria contínua.

Fazendo um paralelo com a Gestão Integrada, você estruturar processos que abrangem áreas da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança já é um passo para trabalhar com uma Gestão Integrada. Pois os setores envolvidos precisam trabalhar em conjunto para atender os requisitos das normativas.

Claro que além destas áreas ainda existem os outros empreendimentos da organização e estes também devem ser considerados na estruturação dos processos. Quando as áreas estão desalinhadas, corre-se o risco de ter objetivos que conflitam ao longo do percurso e isso tem como uma das consequências, concorrência por recursos dentro da própria organização.

Importância da Gestão Integrada para a melhoria contínua

Para concluir, a gestão integrada é uma abordagem estratégica que busca maximizar a eficiência da organização por meio da unificação de sistemas, processos e cultura.

Ao promover uma gestão integrada, sua organização estará um passo à frente na busca da melhoria contínua, e isso pode ser uma vantagem competitiva significativa e ainda pode te apoiar a uma melhor adaptação no ambiente de negócios.

Se você optar por implementar uma gestão integrada, saiba que terá grandes desafios pela frente. Mas estes serão edificantes e levarão sua organização a alcançar um patamar superior no quesito gestão e melhoria contínua, e o resultado disso impactará totalmente o relacionamento que mantém com seus clientes.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou das dicas sobre Gestão Integrada? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

E ainda, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados