Blog da Qualidade

Norma ISO 9000: Tudo que Você Precisa Saber

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Se você está buscando entender mais sobre como alcançar a excelência e manter padrões de qualidade em sua organização, então este blog post é para você.

Nele, vamos explorar tudo que você precisa saber sobre a ISO 9000 e a maneira como as empresas podem lidar com a gestão da qualidade.

Mas o que é a ISO 9000?

A ISO 9000, desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), estabelece diretrizes fundamentais para sistemas de gestão da qualidade.

Nós costumamos chamá-la de “A Norma de Fundamentos e Vocabulários”, pois ela estabelece os princípios básicos e o vocabulário comuns relacionados aos sistemas de gestão da qualidade.

Ou seja, ela define os conceitos fundamentais e os termos essenciais que são usados em todo o sistema de normas ISO 9000.

Essas normas foram criadas com o objetivo de fornecer um conjunto universal de princípios e práticas que podem ser aplicados em qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.

Desde sua criação, a ISO 9000 se tornou uma referência global para a garantia da qualidade e eficiência das organizações.

Qual o papel da ISO 9000?

Uma resposta simples e rápida seria “estabelecer Padrões e fomentar a Qualidade”. Mas o que isso quer dizer?

Bom, a ISO 9000 define padrões claros e universais para sistemas de gestão da qualidade. Isso proporciona uma base sólida para as empresas alcançarem e manterem a excelência em seus processos e operações.

Ao promover uma cultura de qualidade e melhoria contínua, a norma ajuda as organizações a fornecerem produtos e serviços de alta qualidade. Enfim, isso por sua vez, aumenta a satisfação do cliente e fortalece a fidelidade à marca, criando um ciclo positivo de sucesso empresarial.

Por que a ISO 9000 é importante?

Implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a ISO 9000 traz uma série de benefícios para as empresas, como por exemplo:

  • Melhoria da Eficiência Operacional: Processos mais eficientes resultam em maior produtividade e menor desperdício.
  • Aumento da Satisfação do Cliente: Produtos e serviços de alta qualidade garantem a satisfação e fidelização dos clientes.
  • Redução de Custos e Desperdícios: Uma gestão eficaz da qualidade ajuda a reduzir custos operacionais e minimizar desperdícios.
  • Competitividade no Mercado: Empresas certificadas pela ISO 9000 têm uma vantagem competitiva no mercado, pois demonstram compromisso com a qualidade.
  • Melhoria Contínua dos Processos Organizacionais: A busca constante pela excelência leva a uma melhoria contínua dos processos organizacionais, impulsionando o crescimento e a inovação.

ISO 9000 x ISO 9001: Qual a diferença?

Embora frequentemente usadas de forma intercambiável, a ISO 9000 e a ISO 9001 são duas normas distintas. Cada uma com seu próprio propósito e escopo.

Norma ISO 9000: Estabelece os fundamentos e o vocabulário comuns relacionados aos sistemas de gestão da qualidade.

Ou seja, ela estabelece os princípios essenciais da gestão da qualidade e os termos comuns usados nesse contexto, criando uma base comum de entendimento para todos os envolvidos.

Norma ISO 9001: É uma norma específica dentro da família ISO 9000. Ela estabelece os requisitos que uma organização deve atender para obter a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Em outras palavras, a ISO 9001 define os critérios e as condições que uma empresa precisa cumprir para demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam consistentemente aos requisitos do cliente e aos regulamentos aplicáveis.

Essa norma é focada em garantir a conformidade e a eficácia do sistema de gestão da qualidade de uma organização.

Enfim, quando uma organização implementa um SGQ de acordo com os requisitos estabelecidos na norma ISO 9001 e demonstra conformidade com esses requisitos através de uma auditoria realizada por um organismo certificador independente, ela pode receber a certificação ISO 9001.

Portanto, enquanto a ISO 9000 fornece uma visão geral e os princípios fundamentais da gestão da qualidade, a ISO 9001 é mais específica, definindo os requisitos precisos que uma organização deve cumprir para ser certificada em gestão da qualidade.

Estrutura da ISO 9000

A ISO 9000 é composta por diversos elementos, incluindo:

  • Conceitos fundamentais e princípios de Gestão da Qualidade;
  • O 7 Princípios de Gestão da Qualidade;
  • Termos e Definições;
  • Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Relações entre os conceitos e suas representações gráficas e muito mais.

Definindo para avançar

Em suma, a ISO 9000 desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade e excelência organizacional.

Ao seguir suas diretrizes e obter a certificação, as empresas podem alcançar padrões de qualidade excepcionais, impulsionando seu sucesso e crescimento.

Portanto, se você está considerando implementar um sistema de gestão da qualidade em sua organização, a ISO 9000 é um excelente ponto de partida.

Enfim, como você já sabe estamos aqui para te ajudar a trilhar o caminho rumo à excelência!

Então, compartilhe conosco suas experiências e dúvidas relacionadas à norma nos comentários abaixo, faremos o possível para responder todos os comentários em tempo hábil. 😊

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou da Norma ISO 9000? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!