Blog da Qualidade

Quiz sobre Qualidade e Gestão da Qualidade: teste seus conhecimentos sobre o assunto

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Picture of Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

A qualidade é o alicerce para o sucesso de qualquer organização, mas você sabia que muitos colaboradores não têm clareza sobre o que realmente significa “qualidade”? 

E ainda, alguns nem fazem ideia de como funciona um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e a relevância das normas ISO.  

Enfim, ter essa base de conhecimento é essencial para alinhar objetivos, evitar retrabalhos e impulsionar a excelência organizacional. 

Pensando nisso, criamos um “Quiz sobre Qualidade e Gestão da Qualidade”. Um jeito divertido e interativo para avaliar o seu entendimento (ou o de sua equipe) sobre esses conceitos.  

Além de aprender mais, você pode descobrir o seu “nível de qualidade” com um ranking especial. Vamos lá? 

Quiz sobre Qualidade e Gestão da Qualidade

Responda às perguntas abaixo e confira o gabarito no final para descobrir como você se sai no mundo da gestão da qualidade! 

1 – O que significa “qualidade” em um contexto organizacional?

a) Fazer produtos bonitos.
b) Atender aos requisitos e expectativas dos clientes.
c) Reduzir custos a qualquer custo.
d) Aumentar o lucro da empresa.

2 – Para que serve um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

a) Apenas para cumprir exigências legais.
b) Organizar processos e garantir a melhoria contínua.
c) Ser um manual técnico para os especialistas da empresa.
d) Monitorar as redes sociais da empresa.

3 – Qual é o principal benefício de implementar um SGQ?

a) Melhorar a experiência do cliente e garantir a conformidade.
b) Passar nas auditorias externas.
c) Impor regras rígidas para os colaboradores não cometerem erros.
d) Automatizar todos os processos da empresa.

4 – Qual das opções abaixo NÃO é uma vantagem da implementação de normas ISO?

a) Padronização de processos.
b) Reputação global da empresa.
c) Cumprir as leis ambientais.
d) Aumentar a desorganização interna.

5 – O que significa “ISO”?

a) International Standards Organization.
b) International Organization for Standardization.
c) International Safety Operations. 
d) Isso Só Ocupa

6 – Quais são os pilares da ISO 9001?

a) Foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, melhoria, abordagem por processos, tomada de decisão baseada em evidências, e gestão de relacionamento.
b) Marketing, vendas e controle financeiro.
c) Tecnologia avançada e inovação disruptiva.
d) Auditorias constantes e manuais técnicos.

7 – O que é uma não conformidade?

a) Uma falha grave que pode fechar a empresa.
b) Qualquer desvio de um requisito especificado.
c) Algo que só interessa aos auditores externos.
d) Um erro leve que não impacta o cliente.

8 – Qual é o papel de um colaborador em um SGQ?

a) Seguir as ordens do gerente.
b) Identificar oportunidades de melhoria e contribuir ativamente.
c) Garantir que as metas financeiras sejam atingidas.
d) Evitar qualquer envolvimento direto com auditorias.

9 – Qual a relação entre qualidade e inovação?

a) Qualidade e inovação são opostas; uma foca em padrões e a outra em criatividade.
b) Qualidade cria uma base sólida para implementar inovações de forma eficiente.
c) Qualidade substitui a necessidade de Inovação.
d) Não há relação entre as duas.

10 – Quais são os benefícios de realizar auditorias internas de qualidade?

a) Encontrar culpados para erros.
b) Garantir conformidade, identificar falhas e promover melhorias.
c) Reduzir o número de reuniões da equipe.
d) Eliminar a necessidade de auditorias externas.

11 – Qual é a principal razão para uma empresa implementar a ISO 9001?

a) Melhorar processos e aumentar a satisfação do cliente.
b) Impor regras aos colaboradores.
c) Ser reconhecida globalmente sem precisar mudar práticas internas.
d) Ter um certificado ISO na parede.

12 – O que significa “melhoria contínua”?

a) Corrigir falhas pontuais de forma reativa.
b) Implementar mudanças regulares para alcançar melhores resultados.
c) Renovar processos apenas quando há uma auditoria agendada.
d) Manter os processos sempre iguais.

Some a pontuação das respostas corretas e veja o seu nível 

  • Cada resposta correta vale 1 ponto. 

Gabarito:

1 – b | 2 – b | 3 – a | 4 – d | 5 – b | 6 – a | 7 – b | 8 – b | 9 – b | 10 – b | 11 – a | 12 – b 

Seu Nível: 

  • 0–4 pontos: “Aprendiz da Qualidade” – Você está começando! Que tal revisar os fundamentos com sua equipe? 
  • 5–8 pontos: “Explorador da Qualidade” – Já tem uma boa noção, mas pode avançar ainda mais. 
  • 9–11 pontos: “Especialista em Qualidade” – Você entende o básico, mas atenção aos detalhes. 
  • 12 pontos: “Mestre da Qualidade” – Parabéns! Seu conhecimento é exemplar. Que tal compartilhar com seus colegas? 

Faça o Quiz sobre Qualidade e Gestão da Qualidade 

Este Quiz pode ajudar você e sua equipe a refletir sobre a importância do conhecimento em qualidade e gestão dentro das organizações. Portanto, use os resultados para promover diálogos e ações práticas com sua equipe, consolidando uma cultura de excelência e melhoria contínua.  

Lembre-se: qualidade é um esforço coletivo! 🚀 

📌 BAIXAR O QUIZ EM PDF!📝

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

E aí, gostou do Quiz sobre qualidade e Gestão da Qualidade? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy se encaixa perfeitamente no orçamento de sua pequena empresa. Além disso, ajuda ela a conquistar os resultados que busca.

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados