Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Certamente você já ouviu falar em engajamento, e, provavelmente já se deparou com a falta dele em algum momento da Gestão da Qualidade. Por essa razão, resolvi trazer um artigo que abordasse sobre a eficácia com foco na contribuição, o que deixa explícito a importância do engajamento. Boa leitura!
Competências comportamentais no âmbito corporativo.
As competências comportamentais ganharam muita importância nos últimos tempos ao considerarmos a evolução da dinâmica empresarial.
Antes procurava-se profissionais com competências técnicas específicas, com determinados níveis de escolaridade e experiência. Pois acreditava-se que o colaborador ideal era aquele com maior conhecimento técnico, mas tal crença tem sido desmistificada com a atual valorização das competências comportamentais.
Atrelada ao comportamento e às atitudes, a característica que vem se destacando nas organizações é a capacidade do indivíduo em executar suas tarefas se baseando na comunicação com os colegas de outras áreas, exercendo suas tarefas com foco na contribuição, traduzindo a cultura da empresa em condutas internamente.
Conforme Peter Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração, cita em seu livro Melhor de Peter Drucker: homem, sociedade, administração:
“O foco centrado na contribuição é a chave para a eficácia: no próprio trabalho do homem – em seu conteúdo, seu nível, seus padrões e seus impactos; em suas relações com os outros -, no trabalho de seus superiores, de seus colegas, de seus subordinados; na forma como ele usa as ferramentas do executivo, como reuniões ou relatórios.”
Foco na contribuição VS Desempenho da empresa
Muitos profissionais ainda acreditam que sua função é isolada e restrita a sua área, razão pela qual demonstram falta de interesse pelas demais áreas. O que não sabem é que esse comportamento, leva a uma falta de conexão maior com os objetivos estratégicos da empresa na qual trabalham.
As empresas buscam se destacar principalmente em três aspectos, são eles: resultados diretos, construção da cultura e sua consolidação no mercado no qual atuam.
Quando o indivíduo coloca seu foco na contribuição, automaticamente ele se torna maior do que sua especialidade e da sua área, voltando suas habilidades para contribuir e constituir o desempenho da empresa inteira.
A eficácia com foco na contribuição tem como base o comprometimento com o resultado, e o que determinará a eficácia do seu desempenho é o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
Portanto, podemos concluir que saber olhar ao redor, buscando se tornar útil e sensível às necessidades do próximo, para alcançar os objetivos da empresa, tomando para si a responsabilidade de atingir os objetivos, é o que torna o colaborador eficaz. O conhecimento é a chave para a excelência, mas o que gira a maçaneta é como aplicá-lo.
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