Blog da Qualidade

Eficácia com foco na contribuição

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Certamente você já ouviu falar em engajamento, e, provavelmente já se deparou com a falta dele em algum momento da Gestão da Qualidade. Por essa razão,  resolvi trazer um artigo que abordasse sobre a eficácia com foco na contribuição, o que deixa explícito a importância do engajamento. Boa leitura!

Competências comportamentais no âmbito corporativo.

As competências comportamentais ganharam muita importância nos últimos tempos ao considerarmos a evolução da dinâmica empresarial.

Antes procurava-se profissionais com competências técnicas específicas, com determinados níveis de escolaridade e experiência. Pois acreditava-se que o colaborador ideal era aquele com maior conhecimento técnico, mas tal crença tem sido desmistificada com a atual valorização das competências comportamentais.

Atrelada ao comportamento e às atitudes, a característica que vem se destacando nas organizações é a capacidade do indivíduo em executar suas tarefas se baseando na comunicação com os colegas de outras áreas, exercendo suas tarefas com foco na contribuição, traduzindo a cultura da empresa em condutas internamente.

Conforme Peter Drucker,  considerado o pai da Teoria da Administração, cita em seu livro  Melhor de Peter Drucker: homem, sociedade, administração:

“O foco centrado na contribuição é a chave para a eficácia: no próprio trabalho do homem – em seu conteúdo, seu nível, seus padrões e seus impactos; em suas relações com os outros -, no trabalho de seus superiores, de seus colegas, de seus subordinados; na forma como ele usa as ferramentas do executivo, como reuniões ou relatórios.”

Foco na contribuição VS Desempenho da empresa

Muitos profissionais ainda acreditam que sua função é isolada e restrita a sua área,  razão pela qual  demonstram falta de interesse pelas demais áreas. O que não sabem  é que esse comportamento, leva a uma falta de conexão maior com os objetivos estratégicos da empresa na qual trabalham.

As empresas buscam se destacar principalmente em três aspectos, são eles: resultados diretos, construção da cultura e sua consolidação no mercado no qual atuam.

Quando o indivíduo coloca seu foco na contribuição, automaticamente ele se torna maior do que sua especialidade e da sua área, voltando suas habilidades para contribuir e  constituir o desempenho da empresa inteira.

A eficácia  com foco na contribuição  tem como base o comprometimento com o resultado, e o  que determinará a eficácia do seu desempenho é o alcance dos objetivos estratégicos  da organização.

Portanto, podemos concluir que saber olhar ao redor, buscando se tornar útil e sensível às necessidades do próximo, para alcançar os objetivos da empresa, tomando para si a responsabilidade de atingir os objetivos, é o que torna o colaborador eficaz. O conhecimento é a chave para a excelência, mas o que gira a maçaneta  é  como aplicá-lo.

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!