Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Você já deve ter ouvido falar, por aí, que a produtividade é o instrumento fundamental para a sobrevivência das empresas. Mas você sabe o que garante a produtividade?
Lendo o livro “TQC – Controle da Qualidade Total no estilo japonês”, do nosso querido Vicente Falconi, no primeiro capítulo ele aborda sobre a Sobrevivência e Produtividade nas empresas. Portanto, ele diz como a Qualidade (e Produtividade) pode sustentar esse processo.
É sobre esses pontos que vamos refletir hoje aqui no artigo.
O que é Produtividade?
Se você buscar no dicionário encontrará a seguinte definição:
Produtividade:
- Qualidade daquilo que é produtivo
- Eficiência na produção de alguma coisa; rendimento
- Relação entre uma dada quantidade produzida e um ou vários outros fatores necessários para a obter”
Enfim, do ponto de vista administrativo a produtividade de uma empresa pode ser medida da seguinte forma:
Sendo assim:
- Output: é tudo aquilo que a empresa produz
- Input: tudo que a empresa consome
De acordo com a fórmula podemos concluir que para aumentar a produtividade devemos produzir cada vez mais e melhor com cada vez menos. Contudo, Deming ensina que:
“A produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade”
Então, para aumentar a produtividade de uma organização, devemos agregar o máximo valor desde a administração até os processos de produção.
Ou seja, não se trata apenas de aumentar a eficiência (produzir mais e/ou melhor com menos recursos), mas também considerar as expectativas do cliente. Contudo, isto quer dizer que para se tornar competitiva a empresa deve atender as necessidades do cliente. É nesse ponto que entra a qualidade!
A figura abaixo representa bem a produtividade como taxa de valor agregado
Entendendo a relação entre produtividade, qualidade e sobrevivência
Com o avanço da tecnologia o mercado está cada vez mais exigente, trazendo uma rápida evolução nos produtos e serviços existentes.
O atual cenário resulta no aumento de custos que vão desde a adaptação ao contexto até os salários e, pior, existe uma grande dificuldade de imputar integralmente, os custos ao preço de venda, o que gera uma permanente busca na melhoria da produtividade, para garantir a sobrevivências das organizações.
Para criar condições boas para o futuro e gerar riquezas, toda empresa deve investir no Controle Total da Qualidade (CTQ) e, assim, aumentar sua produtividade e manter a sua competitividade.
Dessa forma, a empresa pode seguir gerando riqueza, possibilitando a melhoraria dos salários dos colaboradores, bem como investimentos na inovação na melhoria dos processos e produto e, assim, encantar seus clientes.
Como obter o máximo de resultados e se manter competitivo?
De acordo com Vicente Falconi, as organizações são constituídas por 3 elementos:
- Hardware – que diz respeito a equipamentos e materiais, para melhorar esse elemento né necessário aporte de Capital, pois com o capital podemos comprar qualquer equipamento e matéria prima desejados.
- Software – que pode ser entendido como procedimentos, e para melhorá-los dependemos do conhecimento do humanware.
- Humanware- ser humano, para melhorar esse elemento é necessário fazer aporte do conhecimento, pois como dizia Deming “não existe substituto para o conhecimento”
Repare que nos dois primeiros elementos também é necessário o terceiro, pois, para usar o software é necessário procedimentos e a elaboração e execução desses procedimentos dependem de mão de obra qualificada.
Resumindo, para aumentar a produtividade com alto retorno sobre o investimento, se faz necessário o incentivo e o gerenciamento do conhecimento dentro da organização, pois o conhecimento permite:
- Saber captar as necessidades dos clientes;
- Desenvolver novos produtos;
- Gerenciar sistemas administrativos para obter maiores resultados.
A figura abaixo representa bem o conceito de sobrevivência
Por fim, devemos nos atentar às lições de Vicente Falconi no sentido de que para garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo é necessário cultivar uma equipe de pessoas que saiba montar e operar um sistema capaz de conquistar as preferências dos consumidores.
Então deixo uma pergunta para sua reflexão: sua empresa conhece de fato as necessidades de seus clientes internos e externos?
Deixe a resposta nos comentários, vou ficar feliz em saber😊.
Referências:
Campos, Vicente Falconi. TQC- Controle da Qualidade Total no estilo japonês. Falconi Editora.