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Qualidade não é norma!

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Embora a qualidade tenha uma forte relação com as normas, ela não é apenas isso, e esse é o assunto que a nossa especialista Monise Carla falou no Webinar, que rolou no dia 07 de novembro. Confira alguns pontos abordados durante o evento. 

O que é uma entrega de qualidade? 

Ao fazer essa pergunta durante o webinar, recebemos algumas definições do pessoal que estava assistindo ao vivo: 

“Entregar um serviço ou produto que ultrapasse as expectativas do cliente” 

​​Aquela que atende aos requisitos especificados e às expectativas do cliente. 

“Quando atende as partes interessadas” 

Enfim, a maioria das respostas traz o cliente como centro, e isso é muito bom, pois mostra que a maioria tem consciência de que qualidade gira em torno do cliente. 

Definição de Qualidade e Norma 

Quando falamos que “qualidade não é norma” temos 2 elementos, são eles: 

O que é norma: resumindo podemos dizer que é um modelo que serve como referência. 

O que é qualidade: podemos explicar em uma palavra: “Virtude”. Ou seja, qualidade não é algo que você entrega ou conclui, mas é a forma que você entrega algo. Ela não condicional, mas sim incondicional. 

Norma X Qualidade 

Atender a uma norma ajuda a ter qualidade, pois a norma é uma ferramenta, é um método e nos ajuda a chegar no resultado esperado. Pois, queira ou não, são os padrões das melhores empresas do mundo.  

A norma não serve a qualidade, mas ela ajuda a qualidade a funcionar dentro da organização. 

Os 3 Ds que podem atrapalhar as entregas de qualidade? 

Desatenção – quando fazemos algo no “piloto automático”, e deixamos de perceber o que acontece ao nosso redor. 

Desesperança – é aquele momento que a pessoa deixa de acreditar, e desiste de buscar melhorias. 

Desalinhamento – consigo mesmo, e com a estratégia a organização.  

Entrega a qualquer custo 

As entregas em curto prazo ou as entregas a qualquer custo são gambiarras 

Lembre-se: Não existe Gambiarra na Qualidade.  

Assista o webinar na integra e confira os detalhes: 

 

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