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Planejamento Estratégico para 2022

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Com a chegada do mês de dezembro, começam as preparações do planejamento estratégico para o próximo ano, isto é, o Planejamento Estratégico para 2022, o qual apesar de ser de fundamental importância para as empresas, ainda gera muitas dúvidas sobre sua relevância e implemento. Por isso apresentarei, de forma simples e objetiva, as razões que tornam o planejamento estratégico importante, bem como uma sugestão de como iniciá-lo e aplicá-lo de forma satisfatória.

A importância do Planejamento estratégico.

A importância do planejamento estratégico é revelada pela compreensão de seus objetivos, que irão auxiliar os líderes na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno da organização, bem como, permitir a identificação de possíveis problemas e oportunidades que surjam ao longo da trajetória organizacional.

Assim, um planejamento estratégico bem elaborado e definido traz o fortalecimento da cultura das empresas, melhorando seu posicionamento no mercado.

Bases para o Planejamento Estratégico para 2022.

As empresas são partes de um sistema maior, onde ambos se afetam mutuamente com uma constante e complexa troca, gerando uma imensa quantidade de informações que devem ser atentamente observadas e consideradas nas projeções de futuro e na adoção da melhor postura para enfrentar o que está por vir.

A elaboração do Planejamento Estratégico para 2022 pode se fundamentar em três fatores principais:

  • Identificação das ameaças e oportunidades → Além de olhar para o ambiente interno da empresa, no planejamento deve considerar as variáveis do ambiente externo (padrões de consumo, cenário econômico, político, jurídico, entre outros), de forma que, quando se leva em conta o cenário em que a empresa está inserida, os impactos trazidos pelos elementos externos podem ser minimizados e os resultados ampliados com as oportunidades identificadas no planejamento estratégico;
  • Agilidade nas decisões → Quando os objetivos e metas são claros e há a devida mitigação dos riscos, a tomada de decisão torna-se mais ágil e eficaz, possibilitando o cumprimento da meta estipulada no tempo hábil;
  • Motivação e cooperação→ Com objetivos claros e tarefas definidas, cada colaborador sabe qual é o seu papel e consegue assim, enxergar de fato qual a sua contribuição, gerando um sentimento de pertencimento à empresa, o que, consequentemente, aumenta o nível comprometimento com as atividades que exercem.

Implementação do Planejamento Estratégico.

Somente pode haver planejamento com o conhecimento de tudo aquilo que ocorre dentro e fora da empresa, assim, o uso de ferramentas voltadas a este conhecimento é essencial para que as informações, sobre os eventos internos e externos, sejam exploradas da melhor forma possível, aproveitando ao máximo o uso delas.

As principais ferramentas para conduzir a implementação de um planejamento estratégico são:

  • Análise SWOT →esta ferramenta tem por finalidade apontar tanto os pontos fortes quanto as fraquezas do negócio, de forma que seu uso traz uma visão do ambiente em que a empresa está inserida. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (ameaças
  • Brainstorm → com as informações adquiridas na Análise SWOT, se adquire o conhecimento do que precisa ser feito nos próximos meses, de forma que se torna necessário traçar metas e objetivos concretos nesse sentido e para otimizar este processo toda a equipe deve estar envolvida. O método utilizado pela Forlogic fazemos é o divertimento estratégico, no qual a equipe trabalha suas estratégias de maneira ampla, discutindo suas filosofias e alinhando os métodos propostos para o alcance das metas em um verdadeiro espaço de criatividade. Por fim, sempre se deve ter em mente que o brainstorming somente funcionará adequadamente se as ideias obtidas forem devidamente registradas e organizadas de forma objetiva.
  • Projeção Futura → depois de entender o cenário em que a empresa está inserida e depois de se trabalhar as ideias e possibilidades com as equipes é chegado a hora de projetar, ou seja, de criar uma estratégia, traçar os objetivos e ações para atingir as metas desejadas.

Execução do Planejamento Estratégico.

Para atingir as metas assumidas, algumas empresas utilizam planilhas para realizar e registrar os planos de ação e, embora, este procedimento não esteja errado, muitas vezes compromete o resultado pretendido pela falta de acompanhamento nas ações definidas, perdas de informação, dentre outras inconsistências. Assim, para que seu planejamento estratégico para 2022 seja implementado e executado com sucesso, recomendo o uso do Módulo Planos do Qualiex que foi desenvolvido especialmente para essa finalidade.

 

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