Blog da Qualidade

Descubra qual o verdadeiro papel de um Auditor Interno

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Você já se perguntou sobre o papel por trás das caras sérias dos auditores internos?

Neste artigo, vamos explorar o papel do auditor interno, desde sua definição até suas responsabilidades e requisitos essenciais. Então vem comigo!

O que é uma auditoria interna?

Antes de saber o que faz um auditor interno, precisamos entender o que é uma auditoria interna, não é mesmo?

A auditoria interna é um processo sistemático e independente realizado dentro de uma organização. E tem como objetivo avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gestão de riscos e controle interno.

O item 3.13.1 da Norma ISO 9001:2015 traz a seguinte definição para auditoria

auditoria interna definição segundo a norma iso

Em essência, é como uma “autoinspeção” que visa garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos estratégicos.

O que significa ser um auditor interno?

A norma de fundamentos e vocabulários traz uma descrição simples e direta. Confesso que ri a primeira vez que li. Pensei: “poxa é só isso?”

o que é auditor, segundo a norma

Contudo, no dia a dia, percebi que ser um auditor interno é abraçar o papel de guardião da integridade e da eficiência organizacional.

É muito mais do que ser alguém que realiza a auditoria. Enfim, é ser a pessoa que busca incansavelmente a excelência em todos os aspectos da operação de uma empresa.

Além disso, um auditor interno não apenas identifica problemas e deficiências, mas também oferece recomendações construtivas para melhorias.

O que faz um auditor interno?

Um auditor interno desempenha uma variedade de funções importantes para o sucesso de uma organização. Aqui estão algumas das principais atividades que eles realizam:

  • Avaliação de Riscos: Identificação e avaliação de riscos potenciais que podem afetar o cumprimento dos objetivos da empresa;
  • Auditorias de Processos: Revisão detalhada dos processos operacionais para garantir eficiência, conformidade e melhores práticas;
  • Testes de Controle Interno: Verificação da eficácia dos controles internos implementados para mitigar riscos e garantir conformidade;
  • Relatórios e Recomendações: Preparação de relatórios detalhados que destacam descobertas, recomendações e planos de ação para melhorias;
  • Acompanhamento e Monitoramento: Acompanhamento das recomendações feitas para garantir que as ações corretivas sejam implementadas de forma eficaz.

Quais as responsabilidades de um auditor interno?

As responsabilidades de um auditor interno podem variar dependendo da organização e do setor em que operam. No entanto, algumas responsabilidades comuns incluem:

  • Avaliar o cumprimento das políticas e procedimentos da empresa;
  • Identificar áreas de risco e vulnerabilidades;
  • Realizar testes e análises para verificar a conformidade regulatória;
  • Comunicar efetivamente as descobertas aos principais interessados;
  • Colaborar com outras equipes para implementar melhorias.

Requisitos para ser um auditor interno

Para se tornar um auditor interno, é essencial possuir uma combinação de habilidades técnicas e pessoais. Alguns requisitos típicos incluem:

  • Formação em contabilidade, finanças, administração ou área relacionada;
  • Conhecimento sólido de normas e regulamentos relevantes, como ISO, Sarbanes-Oxley, entre outros;
  • Habilidades analíticas e de resolução de problemas;
  • Capacidade de comunicação clara e eficaz;
  • Integridade e ética profissional.

Se quiser saber mais sobre a rotina de um auditor, convido você a ouvir o Qualicast #023. Nele, nossos qualicasters discutiram sobre a vida do auditor, com a participação especial da Lidiane Dalcin.

Curso de habilitação de auditor interno

E aí, ficou interessado em explorar mais a fundo o mundo fascinante da auditoria interna? Se sim, te indico o curso da Saber Gestão.

Além das trocas de conhecimento e insights valiosos, é uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e habilidades relacionadas à ISO 9001 e dar um passo em direção à excelência empresarial. E o melhor: É GRATUITO!

Não perca essa chance! Registre-se agora mesmo para garantir seu lugar. Basta clicar na imagem abaixo.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

E aí o que achou das funções de um auditor interno? Com o Qualiex, você pode realizar uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Com ele, você economiza tempo, garante conformidade com os requisitos aplicáveis, elimina planilhas e foca seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

Somos o melhor software para gestão da qualidade. Além disso, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Fonte: ABNT NBR ISO 9000:2015

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Descubra qual o verdadeiro papel de um Auditor Interno”

  1. Juliana, muito bem explicado, eu quero me tornar uma auditora, já estou me preparando , tenho aprendido muito com todos vocês.

    1. André Roberto de Moraes
      Juliana Geremias

      Olá, Edmeia, tudo bem por aí?

      Fico feliz que tenha gostado, e mais feliz ainda por saber que que estamos contribuindo com seu aprendizado.

      Você já conhece o Qualicast? Se ainda não, te indico. Você vai aprender de uma forma totalmente descontraída.

      Vou deixar o link: https://qualicast.com.br/

      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!