Ferramentas da qualidade

Ferramentas da Qualidade: Você sabe usar?

Imprimir artigo

Hoje existem inúmeras ferramentas da Qualidade, cada uma com um propósito específico, onde algumas são utilizadas para resolver problemas a partir de uma causa identificada, outras para elevar o nível de desempenho de uma operação, outra para desenhar e melhorar uma atividade. Ou seja, na área de qualidade temos várias ferramentas para com os mais diversos fins.

Fazendo um paralelo com um profissional da construção civil este tem a sua disposição várias ferramentas de trabalho, cada uma delas pode ser utilizada para várias atividades diferentes e o profissional precisa saber qual é a melhor ferramenta para a necessidade da obra em questão. A metáfora se enquadra aqui, como profissional da área de qualidade, você sabe utilizar as ferramentas que tem a disposição? Consegue no universo de possibilidades, saber escolher a ferramenta certa para a aplicação e experimentar os resultados de um bom uso?

Poucos conhecem a fundo as ferramentas da qualidade…

Poucos conhecem a fundo as ferramentas da qualidade, temos noção do que cada uma faz, mas saber usar para aplicar faz toda a diferença e é para poucos. Então desafio cada um de vocês a conhecer melhor cada uma, explorar os recursos e funcionalidades que as ferramentas nos oferecem. Após esta fase, a próxima etapa é difundi-la pela sua organização, gerar relatórios com os departamentos, estratificar os dados e com base no problema diagnosticado saber qual ferramenta pode utilizar.

Tenha como meta do setor de qualidade a difusão e o uso das ferramentas, já vi empresas reduzirem drasticamente o número de não conformidades aplicando no máximo duas ou três ferramentas. Colete os resultados deste trabalho, divulgue em percentual e em valores monetários (em reais), mostrando quais foram os resultados do trabalho, com isso será possível notar uma nova percepção dos departamentos quanto ao uso das ferramentas da qualidade, como algo que traz resultados e não como um obrigação.

No futuro espero apresentar em alguns outros posts algumas aplicações corretas das ferramentas e casos que podem servir de inspiração.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Tecnologia de Grupo ? Células de Produção