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Entendendo a Semana Mundial da Qualidade

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Este é um resumo do que rolou no webinar: Entendendo o tema Semana Mundial da Qualidade: O que é Consciência da Qualidade, no último dia 25 de outubro. Para esse evento contamos com a presença do Igor Furniel e Daniela Albuquerque da Templum. 

Contextualizando o Dia Mundial da Qualidade que virou semana da qualidade 

Apesar de ter sido padronizado mundialmente pela ONU, o dia Mundial da Qualidade ganhou visibilidade com a atuação do CQI (Chartered Quality Institute).  

Todo o ano, o CQI traz um tema relevante para que a gente pare e faça uma reflexão. A adesão foi muito grande e as pessoas começaram a trazer vários eventos para as empresas, tornando apenas 1 dia insuficiente. Desde 2019, a comemoração de um dia deu espaço para uma semana da qualidade. 

Nos últimos anos, as empresas trabalharam os seguintes temas:  

2020 – Gerando valor para o Cliente 

2021 – Sustentabilidade 

2022 – Consciência para qualidade: fazer a coisa certa

Os temas abriram espaço as empresas que começaram a comemorar a qualidade e criar movimentos internos para levar com que seus colaboradores refletissem sobre a qualidade, à luz do tema.  

Contextualizando os temas dos últimos anos 

Nos últimos temas sugeridos pela CQI, pudemos observar uma relação muito mais próxima da governança. O que nos faz concluir que a Gestão da Qualidade não se limita as Normas ISO 9001, por exemplo.  

A sugestão é que as empresas vivam a qualidade de forma mais ampla: 

  • expandindo para além de normas e certificações; 
  • criando valor para cliente; 
  • pensando na sustentabilidade; 
  • consciência da qualidade: fazer a coisa certa. 

E quando nos deparamos com os conceitos que o CQI vem trazendo, chegamos à conclusão de que a qualidade não se limita a um processo. Qualidade vai muito além, e está ligada à perenidade da organização. 

Uma frase que traduz bem essa reflexão é: 

“Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando.” 

                                                                                           Henry Ford 

 Fazer a coisa certa vai além do processo 

E aí vem a provocação: 

“até onde você está disposto a fazer a coisa certa, mesmo quando seu lucro ou parte dele pode estar comprometido?” 

Nas empresas, o ponta-pé para se fazer a coisa é ter os valores muito bem estabelecidos. Pois, o fazer a coisa certa está muito mais associado ao comportamento do que aos processos. O guia de comportamento de uma organização é o seu conjunto de crenças e valores. 

Clareza de onde se quer chegar é primordial, para todo o negócio que nasce com o propósito de prosperar e deixar seu legado para sociedade, gerando lucro. Para fazer certo, a empresa deve ter um grande planejamento, o que dará um norte de como chegar, e ainda, dar parâmetros para medir se o rumo que está sendo tomado precisa ser redefinido ou não. 

 Dicas importantes para promover a consciência da qualidade 

  • Dar clareza para os colaboradores – Cada colaborador deve ter claro seu papel dentro da organização como por exemplo saber: 
      • o que ele deve fazer: 
      • qual resultado se espera dele; 
      • em que sua função impacta dentro da empresa; 
      • quais suas metas.
  • Sugiro um exercício com seus colaboradores – Faça a seguinte pergunta para cada um: “o que é qualidade para você?  Então, você notará que o conceito de qualidade é diferente para cada um deles e, também, poderá ajudá-los a conectar com os valores da empresa; 
  • Pergunte para seus funcionários como ficaria fácil assumir o “fazer a coisa certa” – Assim, você entenderá o que seu funcionário precisa para chegar no resultado esperado; 
  • Pergunte para cada um “qual o seu sonho? –  Para aumentar o engajamento das pessoas, se preocupe mais com elas de forma verdadeira e profunda. Pois, quando as pessoas têm uma causa e compartilham sonhos, elas engajam mais. Entenda que ninguém engaja sem ter uma causa bem definida. E ao entender que a empresa é um meio para que elas realizem seus desejos, automaticamente elas trarão melhores resultados.  

 Você gostou? Então assista o webinar na integra e confira mais detalhes dessas e das demais dicas que as feras Igor e Dani trouxeram. 

 

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