Blog da Qualidade

🎬 O Diabo Veste Prada: Lições liderança e cultura organizacional 👠 

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Picture of Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Você já se sentiu como a Andy Sachs em O Diabo Veste Prada, sendo desafiado por uma chefe exigente e trabalhando em um ambiente de alta pressão? 

Pois é, o filme é uma ótima metáfora para a gestão de pessoas, liderança e cultura organizacional. Você tem dúvidas a respeito? Então, vem comigo conferir! 

O chefe implacável 

Quem nunca tremeu na base na hora de falar com o chefe?  

No caso do filme a chefe implacável bota o terror na novata Andy. Ou seja, ela deixa claro que ela não está ali apenas para mandar; ela está ali para garantir que a empresa atinja o mais alto nível de excelência 

O que ela exige? 

Padrões altíssimos, atenção aos detalhes e que todos entreguem resultados consistentes e de qualidade 

Não é por acaso que o filme reflete bem o que ocorre em organizações que adotam a qualidade real, como as normas ISO, que enfatizam a padronização e a conformidade como elementos essenciais para garantir a excelência. 

Falando a língua da alta direção 

No seu trabalho, a Andy passa por diversas situações nas quais ela precisa alinhar sua performance às expectativas de Miranda. O famoso “falando a língua da alta direção”  

Isso é fundamental para a gestão da qualidade nas empresas: entender a missão, adotar padrões claros e saber o que precisa ser feito para cumprir as expectativas de todas as partes interessadas – desde os líderes até os clientes.  

Essa adaptabilidade e foco nos detalhes são semelhantes aos princípios da qualidade, que fala sobre a importância da gestão de pessoas e o engajamento de colaboradores para manter os processos da organização funcionando de forma eficaz  e eficiente. E ainda, atender as expectativas dos cliente. 

🔍 O dia a dia de uma equipe de alta performance

No cotidiano de uma organização que busca a qualidade real, é comum enfrentar desafios semelhantes aos da Andy: clientes exigentes, prazos apertados e uma pressão constante para atingir resultados sem falhas 

Nas normas ISO, um dos pontos fundamentais é a gestão de processos, e como qualquer erro pequeno pode impactar negativamente a experiência do cliente e os resultados.  

No filme, a novata tem que aprender a ser muito detalhista – ou seja, ela precisa entender profundamente os processos da empresa e adaptar-se às exigências para entregar algo perfeito, assim como um colaborador em um sistema de qualidade que busca garantir que cada detalhe seja cumprido à risca. 

📈 Liderança e Cultura Organizacional

Em empresas que seguem padrões de qualidade, a cultura organizacional é uma chave para o sucesso. Quando a chefe exige tanto de sua equipe, ela está moldando a cultura da empresa para focar na excelência 

As normas ISO também destaca a importância de criar uma cultura voltada à qualidade, onde todos os colaboradores se sentem motivados a contribuir para o aprimoramento contínuo e o engajamento em processos que atendam às expectativas dos clientes. 

Ao longo do filme, vemos como a funcionária, inicialmente perdida e frustrada com as exigências da chefe, começa a entender e internalizar a importância de padrões de qualidade e de atender às expectativas Além disso, demonstra como a mudança de postura dos funcionários em relação a cultura da empresa e ao engajamento faz a diferença.

A mudança na personagem é um ótimo exemplo de como treinamento, capacitação e engajamento são essenciais para que a equipe entenda as normas e os procedimentos. Além disso, ajuda a garantir que todos cumpram suas responsabilidades com excelência. 

💡 Lição sobre  liderança cultura organizacional

No filme a líder é mandona e suas exigências, por vezes, chegam a ser exageradas. No entanto, o recado sobre comunicação, treinamento e qualidade é claro.  

A comédia exagera, mas transmite de maneira impactante como a postura de um líder influencia diretamente a cultura e os resultados de uma organização. 

Se a liderança for clara e focada, e se a equipe estiver bem treinada e alinhada às metas de qualidade, todos podem trabalhar para atingir resultados extraordinários. 

A norma ISO 9001 fala muito sobre o comprometimento da liderança para garantir que a qualidade seja parte da cultura organizacional. E, como no filme, uma liderança forte pode ser o que faz a diferença para alcançar a excelência, mesmo que, às vezes, o caminho não seja fácil. 

E aí, gostou da analogia? Conta para mim nos comentários. E fique à vontade para sugerir a próxima. 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou das lições sobre liderança e cultura organizacional que o filme retrata? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy se encaixa perfeitamente no orçamento de sua pequena empresa. Além disso faz com que ela conquiste os resultados que busca.

Além do melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados