Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
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Juliana Geremiashttps://blogdaqualidade.com.br/author/juliana-geremias/
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No episódio #95, Princípios de Deming: A relação da Qualidade com inspeções e fornecedores, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram tudo que o ouvinte precisa saber sobre o 3º e 4º princípios de Deming:
3° Princípio: Não dependa da inspeção para garantir a qualidade.
4° Princípio: Pare com a prática de aprovar orçamentos com base no preço, avance no sentido de ter menos fornecedores, mas com relacionamentos verdadeiros, baseados em confiança e lealdade.
3º princípio: Não dependa da inspeção para garantir qualidade
Saiba o porque que a inspeção não garante a qualidade:
- A inspeção não produz qualidade.
- A inspeção atua na contenção da insatisfação do cliente.
- A inspeção não traz o mesmo benefício que a qualidade: salvar o recurso financeiro da empresa
- A inspeção apenas encontra a não qualidade e cria barreira para que o cliente não seja impactado.
Para que serve a inspeção se ela não garante a qualidade?
- A inspeção encontra os “gaps” do processo para então poder melhorá-los.
- A inspeção serve que possamos entender o processo e a partir disso melhorar a qualidade do processo.
Onde deve estar o foco para garantir a qualidade?
- Para garantir a qualidade o foco deve estar em estabilizar o processo.
Como atuar para garantir a qualidade?
- Fazer certo da primeira vez garante mais qualidade do que a inspeção.
4º princípio: Abandone a prática de escolher fornecedores com base apenas no preço
Você deve estar se perguntando “Por que abandonar essa prática?”
E a resposta é simples! – Porque é importante que a relação com o fornecedor seja semelhante à relação com colaborador, ou seja, uma relação que nasce para ser duradoura e baseada na confiança; diferente de uma relação meramente transacional.
Qual a real função do departamento de compras?
- Entender o custo total do fornecedor e não a proposta mais barata.
- Entender qual proposta vai gerar mais valor lá na ponta do processo.
Por que ter um único fornecedor?
- Para criar uma relação em que o fornecedor esteja disposto a se desenvolver, conhecer o negócio e contribuir com seu conhecimento especializado e atuar como uma parte muito importante do negócio.
- Criar uma relação de longo prazo.
Como estabelecer uma relação entre organização e fornecedor?
- Entender que o fornecedor é parte do negócio.
- Buscar fornecedor que esteja disposto a se desenvolver.
- Considerar que o fornecedor pode atuar como se fosse um colaborador e utilizá-lo de forma estratégica.
- Criar uma relação de valor e não uma relação transacional.
- Criar uma relação de confiança.
“Responsabilidade dividida significa que ninguém é responsável”.
(William Edwards Deming)
Ouça o episódio na Íntegra
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