Sistemas de gestão

Gestão Documental para Racionalidade Administrativa

Imprimir artigo

Uma grande dúvida que surge para todos é o que é afinal Gestão Documental e como esta se relaciona com transparência e racionalidade administrativa?
Como é uma área abrangente, considero importante esclarecer a mesma, a forma que é vista e em qual perspectiva atuo.

Duas coisas importantes em relação a Gestão Documental em áreas privadas e públicas:

  1. Gestão Documental não pode ser confundida com ECM/GED – esta é apenas uma ferramenta dentro de todo o universo que representa a Gestão Documenta
  2. Gestão Documental envolve a elaboração de normas e procedimentos que permitam a guarda de documentos em seus diferentes suportes (papel, micrográfico, digital) de acordo com seus prazos estabelecidos pela legislação vigente. Compreendida por todas as etapas e procedimentos técnicos que envolvem desde a elaboração, trâmite, guarda ou eliminação de documentos até as rotinas que visem sua preservação e conservação com o objetivo de fornecer as informações que estes possuam tanto como elemento de prova, como para a produção de conhecimento, inovação, e o fortalecimento de Identidades calcadas em Memórias Sociais, Culturais ou Institucionais. Neste último caso aí sim temos o que se chama Preservação de Patrimônio Documental ou para outros Institucional (numa acepção mais ampla).

Daí que a Gestão Documental é essencial no planejamento de qualquer empresa, porte e ramo de atividade para não manter documentos sem necessidade, por prazos inferiores ou superiores às suas necessidades, além de trazer contribuição para maior racionalidade de recursos humanos, tecnológicos e financeiros e maior transparência administrativa em setores públicos e/ou privados.

A Gestão sob esta ótica sistêmica é um meio eficaz para exercitar a interdisciplinaridade, já que a comunicação entre diferentes áreas é fundamental numa perspectiva desta monta.

Além de abordar a gestão documental o leitor irá perceber que a sociedade é um grande ponto de reflexão para mim e para origem dos meus artigos por isso ela aparecerá como formas de comportamento em ambientes analógicos e de web 2.0. Nesse sentido a escrita é uma grande paixão e será meio de nos alcançarmos. Espero nos “ver” mais vezes para trocar impressões e ideias.

 

Referências

http://www.animaensino.com.br/programacao_anual
http://www.fespsp.org.br/extensao/artc_bibci_memoriainstitucional.html

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Gestão da demanda