Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Hoje estou aqui para abordar um certo burburinho que tem circulado pela internet na última semana, referente ao mês de agosto:
Diversos canais veicularam a notícia de que uma nova revisão na ISO 9001 teria início e muitas pessoas começaram a se perguntar: “Vão ocorrer modificações na ISO 9001 em 2023/2024?”
Acompanhe a leitura, pois vou explicar todos os detalhes para você ficar informado e descobrir o que de fato irá acontecer!
Como funciona a revisão das Normas?
Para iniciar, queremos te mostrar como funciona a revisão de uma Norma:
O processo de revisão das normas, conhecido como Systematic Review, é estabelecido pela ISO (International Organization for Standardization), a entidade responsável por estabelecer e disseminar as normas.
O procedimento opera da seguinte maneira: em um período de até cinco anos, é determinado que tipo de modificação será implementada na norma.
No entanto, também existe a possibilidade de não ocorrerem alterações, como aconteceu em 2020 com a ISO 9001:2015. É válido lembrar que as normas podem ser confirmadas, emendadas, revisadas ou até mesmo descartadas.
Esse processo de revisão das normas não é determinado apenas pela duração da existência da norma. Além disso, é essencial considerar o que foi aprendido durante o período de vigência da norma, assim como a relação com os diversos públicos interessados, dentre outros fatores relevantes.
Respondendo à pergunta: Haverá mudança na norma em 2023/2024?
A resposta é não; entre 2023 e 2024, não haverá qualquer alteração na norma. E é possível que também não ocorram modificações em 2025.
Você deve estar se perguntando: “Então, por que toda a agitação?”
O que de fato ocorreu é que os países membros da ISO/TC176/SC2 RECENTEMENTE votaram a favor de dar início ao processo de revisão da norma, que, em geral, requer cerca de 3 anos para ser concluído. Portanto, é provável que essa revisão seja oficialmente lançada em meados de 2026.
Como essa decisão sobre alteração na ISO 9001 foi tomada?
Segundo o site do comitê da ISO/TC172, na sistematic review de 2020, a votação para decidir se a ISO 9001 iria sofrer alterações, foi muito apertada, representando 36 votos a favor da “confirmação” e 32 votos a favor da “revisão ou alteração”.
Também foi feita uma pesquisa com usuários da ISO 9001 em 2020 e os resultados foram de encontro ao que ocorreu na sistematic review do mesmo ano.
A partir disso, uma série de ações foram tomadas para averiguar se faria sentido a próxima revisão da ISO ocorrer antes do planejado. A conclusão foi em maio de 2023, com o comitê entendendo abrir uma votação para uma revisão da ISO 9001 em junho, considerando as mudanças globais desde 2020 e os impactos que isso pode causar nas organizações.
Assim, a votação sobre as opções para o futuro da ISO 9001 foi aberta em 28 de junho e foi encerrada em 28 de julho de 2023.
O resultado foi comunicado no dia 03 de agosto no site oficial do comitê com:
- Revisão da ISO: 36 votos
- Manter a ISO: 25 votos
- Abstenções: 17
Segundo ainda o próprio comunicado, os próximos passos são:
1 – Estabelecer um novo grupo de GT para a revisão da ISO 9001 e nomear um convenente/líder de projeto. Uma chamada para indicações para a função de Convenor/líder de projeto será iniciada no portal de votação ISO nos próximos dias.
2 – Enviar a minuta de especificação de projeto aos membros do SC 2 para comentários. Os comentários recebidos serão repassados a um novo GT para a revisão da ISO 9001 para discussão em sua primeira reunião.
(Tradução Livre do site do Comitê ISO/TC176)
Trouxe uma sugestão para expandir seu conhecimento sobre as normas!
Aproveitando esta oportunidade, gostaria de recomendar um webinar que aconteceu no início deste ano e contou com a participação de Nigel Croft.
No evento, Nigel Croft, juntamente com Igor Furniel e Jeison Arenhart, discutiu sobre o futuro das certificações.