Blog da Qualidade

Boas práticas para utilizar na Semana da Qualidade 

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

 Este artigo é um resumo do que rolou no Webinar: Boas práticas para utilizar na Semana da Qualidade, com a especialista Monise Carla. 

Prévia da Pesquisa da Qualidade 

Com pouco mais de 1500 respostas que obtivemos, até o momento, da Pesquisa Cenários da Qualidade 2022, colocamos a atenção para a seguinte pergunta: 

“Sua empresa costuma fazer a Semana da Qualidade?” 

De acordo com as respostas, apenas, 29,7% costumam fazer um movimento nessa data, e ainda se nota que a grande maioria (mais precisamente 23%) são pequenas empresas certificadas. 

Investir na Semana da Qualidade é investir na maturidade e conhecimento dos colaboradores. Estas empresas estão prontas para abraçarem os novos movimentos do mercado, o que reflete diretamente no sucesso e perenidade da organização.  

Pesquisa

Semana da qualidade 

A semana da qualidade serve para celebrar o compromisso formal que a empresa tem com a qualidade, ou seja, serve para refletir sobre os seguintes pontos como: 

  • a qualidade afeta nosso trabalho; 
  • o nosso trabalho afeta a qualidade; 
  • a forma que a qualidade foi implementada na empresa gerou resultados; 
  • a empresa evolui desde a implantação da qualidade; 
  • encantar os clientes trazer mais resultados. 

Resumindo, a Semana da Qualidade serve como pressuposto para olharmos com carinho e criticidade para o comportamento da organização em relação a qualidade. 

Semana da Qualidade, fazendo a coisa certa

3 Princípios para trazer para a Semana da Qualidade 

Começar pelos princípios, é uma boa forma para formatar e trazer a Semana da Qualidade para dentro das empresas, gerando valor: 

Conexão que a qualidade tem com a estratégia da organização – ou seja, a qualidade deve ajudar a estratégia chegar aos resultados esperados, e ainda, contribuir para engajar equipes e liderança. 

Clareza em relação aos resultados esperados – por exemplo, fazer um movimento para que as pessoas tenham ferramenta e conhecimento necessários para executar o trabalho e alcançar os resultados.  

3ª Assertividade – Ser objetivo e claro – embora seja uma celebração, a Semana da Qualidade não deve ser somente uma festa, ela deve gerar resultados. Ou seja, deve ajudar a empresa a fixar sua cultura e ressaltar os resultados que a Qualidade traz no dia a dia da empresa. 

 Como direcionar o tema da semana da Qualidade dentro da Empresa? 

 Segue alguns exemplos para trazer temas sob medida para a sua organização e gerar resultados: 

Converse com a liderança fazendo a seguinte pergunta para cada um deles: Quais as maiores dificuldades que sua área enfrenta para alcançar os resultados? 

Pergunte para o pessoal do operacional: “O que mais atrapalha e o que mais ajuda na execução do seu trabalho” 

A visão da liderança e/ou a visão do operacional servirá de subsídio para se criar o tema a ser trabalhado em sua organização. 

Você pode também fazer uma estratificação das não conformidades da empresa por categoria. Fazer um Pareto para descobrir quais os motivos dessas não conformidades e, a partir disso, trazer o tema: “O principal motivo das não conformidades”. 

Pegar informações de indicadores e metas que não foram batidas. 

Você deve estar se perguntando, como planejar, desdobrar as ações e monitorar seus resultados planejados? 

Assista o vídeo e saiba como: 

 

Sugestões de Dinâmicas para usar na Semana Mundial da qualidade: 

Fazer um painel com reclamações de cliente e rodar um PDCA com os colaboradores e gerar conexões. 

Utilizar conteúdo do blog e palestras gravadas para levar conhecimento aos colaboradores e gerar uma discussão sobre o assunto. 

Organizar uma feira dentro da empresa, trabalhando cases de sucesso dentro de cada área para compartilhar ações bem-sucedidas. 

Para conferir os detalhes dessas dinâmicas e muito mais assistindo o webinar na íntegra: 

  

 

Ah! A Semana da Qualidade, também, pode servir de subsídio para o planejamento estratégico da empresa. Então, te convido a conferir o que rolou no webinar: Planejamento Estratégico, O que levar em conta para 2023.

 

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Boas práticas para utilizar na Semana da Qualidade ”

  1. José Rodrigo

    Na empresa que trabalho fizeram um humilde movimento que se resumiu em uma live falando da norma ABNT 15540. Sou inspetor da qualidade, e como é uma função operacional, eu esperava uma semana de conscientização das boas praticas, para ter produtos com qualidade, e também mostrar a importância do trabalho da qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!