Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Primeiramente, a ideia é explicar o que são gaps e apresentar os 5 principais gaps da qualidade, boa leitura!
Antes de tudo, ressalto que já ouvi algumas vezes pessoas falando em “gaps da qualidade” e como eles prejudicam o desempenho dos processos nas empresas. Portanto, baseado na premissa de que as pessoas que executam os processos muitas vezes nem sabe o que isso significa, resolvi escrever esse artigo.
O que é GAP?
Primeiramente, vamos ao significado, o termo vem do inglês e quer dizer “vão ou lacuna”. Nesse sentido, gaps da qualidade refere-se a lacunas entre o nível de qualidade atual e o ideal.
Por exemplo, quando um processo apresenta erros, é sinal de que existe um gap, ou seja, uma lacuna entre o funcionamento real e o esperado.
Conheça as 5 Gaps da qualidade
1. Divergência entre percepção de expectativa do cliente e a realidade
Pode ser que a sua empresa entenda a qualidade e a satisfação de uma forma, enquanto os seus clientes entendem de outra. Por isso, a percepção está diretamente ligada à forma como o cliente enxerga o resultado do produto ou serviço prestado.
Por sua vez, a expectativa está relacionada ao que se é esperado tanto na garantia quanto na utilidade do produto ou serviço.
Enfim, o ideal é nivelar as expectativas dos clientes com os produtos ou serviços prestados. Então, promova feedback e descubra se está trabalhando com base na necessidade real dos seus clientes.
2. Divergência entre o atendimento idealizado e o oferecido;
Trata da diferença entre a expectativa do cliente e o que a empresa entendeu como sendo a expectativa dele. Esse tipo de divergência pode ser gerada por uma falha na interpretação do publico alvo.
3. Divergência entre o produto idealizado e o oferecido;
Este é um dos gaps da qualidade mais comuns dentro das empresas. O que normalmente acontece é: a empresa idealiza um produto ou serviço e no final este não consegue entregar o prometido.
4. Divergência entre a comunicação ideal e a real;
Essa lacuna normalmente acontece por falta de alinhamento entre áreas. Por exemplo, falha na comunicação entre o setor de operações de serviços com o de comunicação e marketing. Para ter uma ideia melhor do que tentei explicar sugiro o artigo “O curioso caso da estratégia de ESG que virou churrasco e como a ISO 9001 poderia evitar isso”
5.Divergência entre o resultado deliberado e o alcançado.
Trata-se da diferença entre o esperado e o produzido, podemos dizer que acontece na decorrência de um ou mais gaps citados anteriormente.
Como evitar Gaps
Quando a empresa consegue mapear as causas que geram os gaps da qualidade, fica mais fácil desenvolver ações preventivas para evitar as reincidências. Diante disso, para fugir desse problema o gestor deve:
- estabelecer padrões;
- automatizar os seus processos;
- utilizar ferramentas eficazes;
- Manter a equipe atualizada e qualificada;
- definir medidas de avaliação e desempenho.
Conclusão
Então, nas normas ISO, item 9.1.2 Satisfação do cliente determina especificamente que a percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço deverá ser medida.
Contudo, tendo em vista a importância de se gerar valor para um serviço ou produto, sugiro o estreitamento na distância entre o que a empresa entrega e o que o cliente espera receber. Porém, ressalto que divergências relacionadas às expectativas dos clientes, acontecem em várias partes do processo.
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