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Mapa do Processo

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O Mapa do Processo é uma representação gráfica, sequencial e detalhada do processo que apresenta informações operacionais e administrativas das atividades de um processo, com o objetivo de analisar todos os seus parâmetros, sejam eles controláveis ou não.
DIFERENÇA ENTRE FLUXOGRAMA E MAPA DO PROCESSO
O fluxograma tem como objetivo obter uma descrição das diversas etapas do processo, em ordem sequencial.
O mapa do processo busca apresentar informações relacionadas a cada atividade de um processo, voltadas aos seus aspectos de entrada, processamento e saída, para análise e consequentemente, propostas de otimização.
Entre as várias informações que podem constar em um mapa de processo, podemos citar:

  • As operações e ações envolvidas
  • Os agentes envolvidos
  • Os custos
  • As tecnologias utilizadas
  • A infra-estrutura necessária
  • As limitações internas/externas
  • O sistema de controle
  • O nivel de competitividade
  • O potencial do mercado
  • A satisfação do cliente
  • A eficácia ou efetividade

ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MAPA DO PROCESSO
Para construção do mapa do processo deve-se:

  • Definir o processo ou etapa que vai ser analisada
  • Definir a metodologia e os responsáveis pelo mapeamento
  • Identificar e detalhar as ações na entrada (variáveis de entrada), no processamento (variáveis de processamento) e na saída do processo (variáveis de saída)
  • Identificar aspectos operacionais e administrativos relativos a cada etapa

EXEMPLO
Construir um mapa de processo da atividade ?tomar banho? pertencente ao processo ?ações de um profissional para ir ao trabalho no período matinal?

O mapa do processo apresenta informações mais detalhadas do processo, levando-se em conta os aspectos de entrada, processamento e saída, o que poderá proporcionar a organização melhor eficiência no processo.

REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

 

Sobre o autor (a)

8 comentários em “Mapa do Processo”

    1. Carla, não sei qual é a sua realidade aí, mas geralmente os processos não estão limitados a cargos ou departamentos. Por exemplo: processo de atendimento ao cliente, passa por vários setores como marketing, comercial, financeiro, suporte, etc. Você pode fazer sim baseado no organograma, mas pense que processos não se limita a funções e/ou departamentos.

      Indico o livro do Orlando Pavani, é esclarecedor quanto ao assunto de mapeamento de processos: http://www.mbooks.com.br/cgi-bin/e-commerce/busca_e-commerce.cgi?lvcfg=mbooks&action=saibamais&codigo=801030

      Abraço!

  1. Danielle catherine Garcia

    Boa tarde.
    Eu estou verificando qual processos eu devo ter em minha empresa; e inicialmente coloque os seguintes.
    Processos de gestão: 1-Contexto da organização/Objetivos da qualidade e analise critica da direção. 2-Ação corretiva/preventiva e melhoria continua. 3- Auditoria Interna. 4-Controle de documentos e registro.
    Processos Orientado ao Cliente: 5-Produção. 6- Tratativa de produto não conforme. 7-Logística.
    Processos de suporte: 8- Calibração 9-laboratório 10-Manutenção 11-TI.

    Queria a opinião se é o suficiente ou devo analisar mais algum processo?

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