Blog da Qualidade

Você sabe o que é KPI?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Primeiramente, o significado da sigla KPI ela vem do inglês e significa Key Performance Indicator, traduzindo, Indicador-Chave de Desempenho. Agora que já esclarecemos o significado, vamos ao uso, boa leitura!

O que são KPIs

São os indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, para apresentar o desempenho das estratégias e processos definidos de um negócio.

Então, após o Planejamento Estratégico é hora de começar a medir os resultados da estratégia proposta, para ver se estão trazendo os resultados esperados. E é aí que entram os KPIs!

Pois, como já dizia “o pai da Gestão” Peter Druker:

“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”.

Embora confundam as métricas com KPI, podemos dizer que um é a base do outro. Enquanto métricas são informações numéricas, KPI mede resultados.

Resumindo as métricas são apenas algo a ser medido, e por sua vez, os KPI usam as métricas para avaliar a desempenho do negócio.

Características do KPI

Cada negócio é único e demanda indicadores e resultados diferentes uns dos outros. Entretanto, há características fundamentais na definição dos resultados chave, são eles:

Ser calculáveis

Para ser eficiente precisam ser específicos, mensuráveis e alcançáveis. Ou seja, ao definir um KPI tenha claro seus objetivos. E digo mais, tenha em mente eles precisam ser quantitativos e alcançáveis.

Ter Relevância

Eles devem ser a base para tomada de decisão, ou seja, devem ser capazes de medir a efetividade e qualidade das ações estratégicas.

Devem ser verificáveis

Indicadores coerentes possibilitam a verificação periódica. Pois o acompanhamento dos KPIs ajuda a identificar necessidades de melhorias nos processos e ações.

Base para a tomada de decisão

É crucial o apoio do KPI nas tomadas de decisão, eles devem nortear a liderança a conduzir a empresa para o melhor caminho.

Exemplo de KPI na prática:

Pense em 1 empresa com 10 funcionários na produção, e cada funcionário trabalha 6 horas por dia. Em um certo dia a empresa produziu 1500 produtos, então teremos:

As Métrica, que  podem ser:

  • o número de funcionários =10;
  • horas de trabalho por funcionários 6 ;
  • produtos Produzidos  por dia 1.500.

Por outro lado podemos obter os KPIs:

  • Capacidade de produção por hora – 250 unidades;
  • produtividade de uma pessoa por hora 25 unidades;
  • ou ainda, fazer o acompanhamento mensal por exemplo: aumento de x % em relação ao mês anterior.

Contudo, com esses números é possível acompanhar e gerenciar o nível de desempenho e sucesso dos processos de produção da empresa. Ou seja, com os KPIs, a empresa entende como está o desempenho em relação as meta. Por sua vez, acompanhar com frequência os KPIs com o auxílio de outras ferramentas como por exemplo Análise SWOT é possível identificar quedas na produção e os motivos dela.

Aplicação do Indicador-Chave de Desempenho

Por serem táticos e demonstrar como a empresa está em relação a seus objetivos, os KPIs tiveram sua aplicação estendida nas mais diversas áreas. E com o auxílio de tecnologia acompanhamos qualquer etapa de um processo e medimos os resultados dentro de um período.

A combinação de indicadores com tecnologia pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico dentro das empresas. Então, te indico o Software para Gestão da Qualidade Qualiex.

No módulo Indicators você registra e acompanha seus KPIs de um jeito fácil e ágil com auxílio de dashboards dinâmicas.

O Software é fácil e intuitivo, ideal para quem inicia na Gestão da Qualidade.

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para  Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

 

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Você sabe o que é KPI?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!