Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Primeiramente, o significado da sigla KPI ela vem do inglês e significa Key Performance Indicator, traduzindo, Indicador-Chave de Desempenho. Agora que já esclarecemos o significado, vamos ao uso, boa leitura!
O que são KPIs
São os indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, para apresentar o desempenho das estratégias e processos definidos de um negócio.
Então, após o Planejamento Estratégico é hora de começar a medir os resultados da estratégia proposta, para ver se estão trazendo os resultados esperados. E é aí que entram os KPIs!
Pois, como já dizia “o pai da Gestão” Peter Druker:
“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”.
Embora confundam as métricas com KPI, podemos dizer que um é a base do outro. Enquanto métricas são informações numéricas, KPI mede resultados.
Resumindo as métricas são apenas algo a ser medido, e por sua vez, os KPI usam as métricas para avaliar a desempenho do negócio.
Características do KPI
Cada negócio é único e demanda indicadores e resultados diferentes uns dos outros. Entretanto, há características fundamentais na definição dos resultados chave, são eles:
Ser calculáveis
Para ser eficiente precisam ser específicos, mensuráveis e alcançáveis. Ou seja, ao definir um KPI tenha claro seus objetivos. E digo mais, tenha em mente eles precisam ser quantitativos e alcançáveis.
Ter Relevância
Eles devem ser a base para tomada de decisão, ou seja, devem ser capazes de medir a efetividade e qualidade das ações estratégicas.
Devem ser verificáveis
Indicadores coerentes possibilitam a verificação periódica. Pois o acompanhamento dos KPIs ajuda a identificar necessidades de melhorias nos processos e ações.
Base para a tomada de decisão
É crucial o apoio do KPI nas tomadas de decisão, eles devem nortear a liderança a conduzir a empresa para o melhor caminho.
Exemplo de KPI na prática:
Pense em 1 empresa com 10 funcionários na produção, e cada funcionário trabalha 6 horas por dia. Em um certo dia a empresa produziu 1500 produtos, então teremos:
As Métrica, que podem ser:
- o número de funcionários =10;
- horas de trabalho por funcionários 6 ;
- produtos Produzidos por dia 1.500.
Por outro lado podemos obter os KPIs:
- Capacidade de produção por hora – 250 unidades;
- produtividade de uma pessoa por hora 25 unidades;
- ou ainda, fazer o acompanhamento mensal por exemplo: aumento de x % em relação ao mês anterior.
Contudo, com esses números é possível acompanhar e gerenciar o nível de desempenho e sucesso dos processos de produção da empresa. Ou seja, com os KPIs, a empresa entende como está o desempenho em relação as meta. Por sua vez, acompanhar com frequência os KPIs com o auxílio de outras ferramentas como por exemplo Análise SWOT é possível identificar quedas na produção e os motivos dela.
Aplicação do Indicador-Chave de Desempenho
Por serem táticos e demonstrar como a empresa está em relação a seus objetivos, os KPIs tiveram sua aplicação estendida nas mais diversas áreas. E com o auxílio de tecnologia acompanhamos qualquer etapa de um processo e medimos os resultados dentro de um período.
A combinação de indicadores com tecnologia pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico dentro das empresas. Então, te indico o Software para Gestão da Qualidade Qualiex.
No módulo Indicators você registra e acompanha seus KPIs de um jeito fácil e ágil com auxílio de dashboards dinâmicas.
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1 comentário em “Você sabe o que é KPI?”
Excelente artigo.