Ferramentas da qualidade

Estratificação

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A estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc. A estratificação permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema.

Exemplo: A empresa Refeitex é uma empresa que fornece refeições industriais. Nos últimos três meses, observou-se que as sobras nos pratos dos usuários atendidos em um refeitório de uma fábrica aumentaram consideravelmente, conforme apresenta o quadro abaixo.

A quantidade de restos vem aumentando mês a mês. Mas por que isto está acontecendo? Na busca por maiores informações, pode-se estratificar estes dados. Não existe uma regra para o tipo de estratificação a ser realizado. A empresa Refeitex realizou uma primeira estratificação por turno de trabalho, para verificar se o aumento das sobras ocorria em todos os turnos de forma homogênea, conforme mostrado no quadro abaixo.

Esta estratificação mostrou que o problema é mais relevante com o pessoal do turno da noite. Desta forma, a empresa Refeitex tem agora o problema melhor definido, tornando-se mais fácil determinar e tratar sua causa. A empresa pode estratificar novamente, na busca de compreender melhor o problema.

A empresa Refeitex tomou o desperdício de alimentos ocorrido no mês de março, apenas para o pessoal do turno da noite e o estratificou por dia da semana, conforme tabela abaixo.

Esta segunda estratificação mostra que o maior volume de desperdício ocorre no jantar das sextas-feiras. Assim, fica mais fácil verificar a causa do problema: alguma coisa está acontecendo nas sextas-feiras à noite. A estratificação permitiu isolar o problema, tornando mais fácil a sua solução.

A estratificação deve ser vista pelas empresas como uma importante ferramenta da qualidade que age diretamente na causa, auxiliando desta forma na solução do problema.

 

REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

 

 

 

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