Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
A sensação é que vivemos vários anos em um só com tantos acontecimentos no Brasil e no mundo. Estou falando sim das eleições, copa, guerras, setor financeiro, claro, mas também, irei abordar a respeito de mudanças que foram necessárias para a retomada do mercado e da geração de bons resultados no contexto geral.
Eu não sei aí, contudo por aqui, a gente mudou muita coisa na operação e estratégia, experimentamos várias situações, falhamos e aprendemos demais. Mas, todo esse processo só fortaleceu nossos valores e nos ajudou a desenvolver bons resultados.
Se falarmos então destes 10 anos de Blog da Qualidade, pode buscar um café que a jornada tem boas histórias. Vou deixar aqui o 1º Post do Blog da qualidade para você que tiver curiosidade.
Boas mudanças precedem bons resultados
Talvez você esteja aí me dizendo “mas quais mudanças que foram boas?”. Eu vou buscar falar das mudanças que estão na minha “zona de controle”. Mudanças que posso produzir, influenciar e gerenciar.
De preferência, as que posso seguir as recomendações da ISO 9001:2015, considerando:
- O propósito das mudanças e suas potenciais consequências
- A integridade do sistema de gestão da qualidade
- A disponibilidade de recursos
- A alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades
As outras mudanças, vamos considerar no contexto da organização. Quem sabe até usar uma SWOT, por exemplo, para nos ajudar a entender quais fraquezas se conectam com as ameaças e forças que relacionam com oportunidades.
Nesse sentido, fazendo uma reflexão, pude acreditar que também geramos bons conteúdos inéditos para profissionais que também buscam isso. Desta forma, fizemos questão de reunir os conteúdos que mais marcaram nosso 2022.
O que rolou em 2022?
Em 2022, além da publicação de aproximadamente 100 artigos, tivemos vários eventos que trouxeram conteúdos visando a qualidade excelência e gestão. Foram eles:
7 Webinars com mais de 2.000 inscritos – falamos sobre:
- As principais mudanças do Manual Ona – Como as atualizações da ONA vão afetar a gestão e a Segurança do Paciente nas Organizações de Saúde? Com Glauber Ceolin e Maitê Marta
- RN 518 e a mudança cultural para sustentabilidade das Operadoras de Saúde – com a especialista Ana Giovanoni;
- Não conformidades como o tratamento delas pode ajudar a reduzir custos e engajar equipes – com o especialista Rodolfo Paludeto;
- Como usar a qualidade para minha empresa crescer – com a Monise Carla e Igor Furniel;
- Riscos e não conformidades – como enxergar oportunidades de melhoria onde os outros só enxergam ameaças e não conformidades – com a especialista Aryana Martins;
- Planejamento estratégico – O que levar em conta para 2023? – com Keine Alves
- Tecnologia aplicada ao controle de qualidade– Medição melhorando seus resultados! – com Neville Fusco.
Semana da Qualidade
Em parceria com a Templum retomamos os eventos para a Semana da qualidade que começou com um esquenta no final de outubro. Foram 10 eventos entre webinars e debates – com mais de 3000 inscritos.
Passaram por aqui as seguintes feras: Dainela Albuquerque, Beatriz Rocha, Igor Furniel, Jeison Arenhart, Monise Carla, Neville Fusco, Rafaella Silva, Thais Mendes e a Thayna Gimenez.
Pesquisa Cenários da Qualidade
Retomamos a maior pesquisa sobre qualidade, excelência e gestão. Quem respondeu, além de contribuir com a qualidade no país participou de sorteios semanais de prêmios.
26 Qualicast inéditos
Para eles, contamos com a presença de convidados para lá de especiais e ainda mensagens de ouvintes, confira no site clique aqui.
E não paramos por aí, tivemos 2 ebooks:
Atualização do Manual Ona 2022 – Como se Adequar as mudanças exigidas? – Feito em parceria com o especialista Glauber Ceolin
Como engajar pessoas – Orientação para o engajamento de pessoas – ABNT NBR ISO 10018 -Fev/2022. Feito em parceria com a especialista Andreia Maia
Os artigos mais acessados em 2022 no Blog da Qualidade
Em 2022 completamos 10 anos de blog da qualidade. Atualmente temos mais de 1000 artigos publicados. Esse ano os artigos mais acessados foram:
1º com 75.662 visualizações temos: A diferença entre o planejamento estratégico, tático e operacional – Autora Marcella Villas Boas
2º com 64.283 visualizações: Qualidade e o papel do profissional da qualidade – Autor David Ramos
3٥ com 63.321 visualizações: Diagrama de Ishikawa – Autor Jeison Arenhart
Teremos um período de férias!
No dia 22/12 vamos fazer uma pausa nas publicações no Blog da Qualidade, retornaremos no dia 10/01/2023 com melhor conteúdo para gestão da qualidade, excelência e gestão em língua portuguesa.
Então, deixe, logo abaixo, nos comentários o assunto que você gostaria de ler em 2023, vamos fazer o possível para atender a todos. Pois, levar conteúdo de relevância atendendo as expectativas dos nossos leitores é um compromisso da Forlogic.
Deixamos aqui nosso agradecimento a você leitor, que tem contribuído para a construção de um mundo melhor.
Desejamos a você um feliz natal e um 2023 cheio de realizações, excelência e qualidade.
2 comentários em “10 anos de Blog da Qualidade, bons resultados a olhos vistos!”
Uaau muito interessante! 👏🏽👏🏽 acesse também o nosso site de curiosidades e notícias: https://vozdanoticia.com.br/ 😊
Gostaria que publicassem um artigo sobre a Importância da Qualidade na Gestão dos Dados