Blog da Qualidade

Quais novas ações você fará em 2016 que trarão resultados diferentes?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Nosso tema para 2016 está relacionado com Inovação. Isso não tem a ver com a nossa empresa ser do segmento de tecnologia, apenas, mas principalmente sobre quantas novas ações e atitudes teremos para atingirmos novos resultados. É sobre INOVAÇÃO!
O foco está em novas ações, porque não buscamos apenas novas ideias ou novas estratégias. Na verdade, as ideias e estratégias de 2015 ainda podem ser aproveitadas, mas o nosso indicador é quantas ideias colocaremos em prática! Isso não tem muito a ver sobre qual ideia é perfeita ou não, é unicamente sobre execução! Antes um plano ruim bem executado que um plano perfeito não executado.
Quando duas organizações adotam exatamente a mesma estratégia, estão na mesma indústria, área geográfica e tentam conquistar o mesmo segmento de clientes, com o mesmo capital financeiro, poderíamos esperar resultados e desempenho semelhantes. Mas há muito mais coisas envolvidas no desempenho de uma estratégia do que apenas segmento de negócios e finanças.
O verdadeiro diferencial está na excelência de execução e os comportamentos adotados para execução dessa estratégia, e por isso, a execução é tão ou até mais importante que ter novas ideias.
inovacao-grupo-forlogic

Por que estou falando sobre isso?

No ano passado também falei sobre a correlação de qualidade e inovação, e realmente acredito que a inovação, como ato de criar coisas novas que solucionem problemas, é algo revolucionário no contexto atual. Mas a maior barreira do ser humano, não é criatividade… é execução. Portanto, entendo que esse é, de fato, um assunto que deve ser mais discutido nas organizações. Planejar é legal, mas é o resultado daquilo que foi feito que dá feedback para o planejamento!
Dá pra começar a se orientar para execução de um jeito bem prático. Minha dica é que ao invés de ler 10 livros no ano, você leia apenas 2, mas se comprometa em aplicar o que aprendeu. Talvez você não participe de 5 eventos, mas compareça em apenas um, e nesta você se dedique em compartilhar tudo de valioso que aprendeu. E compartilhe mesmo, de várias maneiras, em várias mídias. Ao invés de ficar dizendo “vamos marcar alguma coisa” para seus amigos, diga “vamos sair hoje?”. E vá! Toda vez que alguém falar alguma intenção, experimente dizer “e qual será o próximo passo para realizarmos isso?”… Um posicionamento assim vai te ajudar a ser da inovação.
O Blog da Qualidade está em férias a partir de hoje e a gente só volta dia 26 de janeiro de 2016.
Até lá não teremos novos artigos, mas a equipe do Blog da Qualidade ainda estará por aqui respondendo comentários e dúvidas. Também separei aqui os melhores 15 textos do ano de 2015, alguns segundo minha opinião e outros pelo número record de acessos que tiveram, para inspirar um 2016 cheio de execução e resultados! Veja só:

  1. Como ser um “Ninja” do Gerenciamento de Processos
  2. As 4 dicas para estabelecer indicadores relevantes!
  3. Melhoria de Processo: Eliminando desperdícios
  4. Gestão de Documentos: Sua empresa tem documento zumbi?
  5. Modelo Kano: Você conhece as necessidades dos seus clientes?
  6. Como o Diagrama de Ishikawa me ajuda?
  7. 6 passos chave para realizar auditorias que trazem os melhores resultados
  8. O segredo da gestão com base em fatos e dados
  9. NÃO faça tudo o que a norma pede!
  10. Como transformar informação em indicador?
  11. Qual o conceito de liderança que você pratica na sua empresa?
  12. Semana da Qualidade: O melhor jeito de demonstrar o resultado da Qualidade!
  13. Semana da Qualidade: Qual o impacto do ATENDIMENTO na Qualidade das empresas?
  14. Semana da Qualidade: Eduardo Serafini fala sobre Qualidade de Produto
  15. O seu pensamento é um obstáculo para a transformação!

Até 2016 😉

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Quais novas ações você fará em 2016 que trarão resultados diferentes?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!