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A avaliação da Qualidade em Saúde!

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O setor da Saúde tem se desenvolvido muito na sua profissionalização da Gestão e por isso tem grande foco na Gestão da Qualidade. Um dos nomes mais respeitados na busca da qualidade no ramo é Avedis Donabedian, médico e fundador de estudos sobre cuidados de saúde e médicos, que levantou questões teóricas e práticas de monitoramento e avaliação de qualidade.

Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Esses três tipos de informação só podem ser utilizados se existir uma relação causal entre eles: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.

estrutura-processo-resultado-donabedian

Na estrutura se avalia a relação das propriedades físicas e organizacionais do local onde o cuidado é oferecido, o número e treinamento dos profissionais de saúde e os equipamentos disponíveis. Está relacionado principalmente com as condições físicas, humanas e organizacionais em que o cuidado se dá.

No processo consideramos as atividades realizadas no cuidado ao paciente, sendo considerados os testes e procedimentos apropriados para o diagnóstico, a terapêutica e o acompanhamento, ou seja, a inter-relação entre prestador e receptor dos cuidados.

Os resultados são geralmente medidos pelo estado de saúde e satisfação do paciente, usando indicadores como “taxa de mortalidade”, “taxa de satisfação do paciente”, entre outros.

Tendo uma compreensão destes 3 aspectos, começamos a ter uma visão um pouco mais sistêmica da gestão em saúde, e implementar ações mais assertivas e estratégicas. Às vezes, o que parece ser um problema de estrutura física pode ser um problema de processo, e quem dirá isso é o resultado.

Donabedian acredita também que o conceito de qualidade em saúde se desdobra em 7 pilares:

  1. Eficácia
  2. Efetividade
  3. Eficiência
  4. Otimização
  5. Aceitabilidade
  6. Legitimidade
  7. Equidade

No próximo post falarei mais sobre esses 7 pilares da Qualidade em saúde e vamos entender como isso sustenta a estratégia da qualidade em saúde!

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