Blog da Qualidade

A avaliação da Qualidade em Saúde!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

O setor da Saúde tem se desenvolvido muito na sua profissionalização da Gestão e por isso tem grande foco na Gestão da Qualidade. Um dos nomes mais respeitados na busca da qualidade no ramo é Avedis Donabedian, médico e fundador de estudos sobre cuidados de saúde e médicos, que levantou questões teóricas e práticas de monitoramento e avaliação de qualidade.
Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Esses três tipos de informação só podem ser utilizados se existir uma relação causal entre eles: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.
estrutura-processo-resultado-donabedian
Na estrutura se avalia a relação das propriedades físicas e organizacionais do local onde o cuidado é oferecido, o número e treinamento dos profissionais de saúde e os equipamentos disponíveis. Está relacionado principalmente com as condições físicas, humanas e organizacionais em que o cuidado se dá.
No processo consideramos as atividades realizadas no cuidado ao paciente, sendo considerados os testes e procedimentos apropriados para o diagnóstico, a terapêutica e o acompanhamento, ou seja, a inter-relação entre prestador e receptor dos cuidados.
Os resultados são geralmente medidos pelo estado de saúde e satisfação do paciente, usando indicadores como “taxa de mortalidade”, “taxa de satisfação do paciente”, entre outros.
Tendo uma compreensão destes 3 aspectos, começamos a ter uma visão um pouco mais sistêmica da gestão em saúde, e implementar ações mais assertivas e estratégicas. Às vezes, o que parece ser um problema de estrutura física pode ser um problema de processo, e quem dirá isso é o resultado.
Donabedian acredita também que o conceito de qualidade em saúde se desdobra em 7 pilares:

  1. Eficácia
  2. Efetividade
  3. Eficiência
  4. Otimização
  5. Aceitabilidade
  6. Legitimidade
  7. Equidade

No próximo post falarei mais sobre esses 7 pilares da Qualidade em saúde e vamos entender como isso sustenta a estratégia da qualidade em saúde!

Sobre o autor (a)

1 comentário em “A avaliação da Qualidade em Saúde!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!